quarta-feira, 18 de julho de 2012

Doze fazendas de cacau estão sendo invadidas no sul da Bahia

Pequenos agricultores dos municípios de Buerarema e Ilhéus, no sul da Bahia, estão nesse momento, sendo obrigados a abandonar suas propriedades, por conta de uma invasão indígena.
De acordo com o presidente da Assossiação de Pequenos Produtores de Ilhéus, Una e Buerarema, Luiz Henrique Uaiquim, em entrevista a TV Mercado, por telefone, informou que cerca de 60 homens armadados, estão tomando posse das fazendas. “São mais de doze invasões na região, e mais de sessenta homens armados, que se intituluam índios, estão invadindo as fazendas e obrigando os proprietários a abandonarem suas propriedades”, informou.
A maior parte das fazendas invadidas são de pequenos produtores que cultivam diversos produtos, entre eles o cacau. “Estamos falando tanto em produtividade de cacau, aumento no consumo de chocolate no país e nós que estamos com uma alta produtividade, estamos sendo impedidos de continuar o nosso trabalho de maneira digna”, desabafou Uaiquim. 

No intuito de buscar uma solução imediata para a situação, os produtores se reúnem amanhã (17), no Sindicato Rural de Ilhéus, com autoridades repressentativas da cacauicultura regional, juntamento com autoridades políticas e judiciais. A reunião terá ínicio às 8 horas. Fonte: Mercado do Cacau

Nenhum comentário:

Postar um comentário