quarta-feira, 18 de julho de 2012

Itabuna realiza captação de córneas para transplante

A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna realizou recentemente uma captação de córneas, tecido doado a partir do consentimento familiar de um paciente acometido fatalmente por Acidente Vascular Cerebral (AVC). O tecido foi encaminhado para Salvador regulado pela Comissão Estadual de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab). O trabalho da Comissão tem gerado bons resultados e auxiliado na melhoria e até garantia de vidas de pacientes que dependem de doações.

De acordo com a enfermeira coordenadora da Cihdott da Santa Casa de Itabuna, Jaqueline Céo, a doação de córneas é uma das mais comuns em grandes centros por não haver grandes contra-indicações. O procedimento segue um fluxograma que envolve profissionais da assistência hospitalar, familiares e a central de regulação em Salvador.
Assim, com a confirmação do óbito, uma comunicação é realizada para a equipe da Cihdott ou mesmo da Organização de Procura de Órgãos (OPO) em Itabuna, instalada no Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, que promove a abordagem e entrevista familiar apresentando a doação de órgãos como uma ação solidária. “Caso a família não aceite realizar a doação, agradecemos o contato e o processo é encerrado. Para as famílias que aceitam a proposta de doação, as etapas iniciais compreendem o preenchimento do Termo de Autorização, seguido da coleta de amostra de sangue do paciente falecido”, detalhou a enfermeira Jaqueline Céo.
Na sequência, equipe especializada realiza a enucleação do globo ocular, agilizando a captação da córnea para devolução do corpo à família. Imediatamente é realizado o embarque das córneas para Salvador, onde fica à disposição para ser transplantado em paciente compatível na fila única de espera.
Indicações
Entre as doações de órgão e tecidos, a doação de córneas está entre as mais simples, pela existência de poucas contra-indicações. Vítimas fatais de acidentes e homicídios, chamadas mortes violentas, estão entre os pacientes mais indicados para a doação do tecido, tendo em vista a baixa incidência de infecções e doenças pré-existentes. Assim, corpos encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) também devem ser comunicados para a Cidhott ou OPO. A doação deverá advir de pacientes maiores de três anos e menores de 70 anos. Para mais informações (73-3214-9164). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário