quarta-feira, 25 de julho de 2012

Jane Hilda homenageia Jorge Amado com mostra de pinturas e ilustração de livro, no Festival Amar Amado.

Berço do escritor Jorge Amado – por ser o local onde viveu parte de sua infância e juventude, e onde escreveu seu primeiro livro “O País do Carnaval”, em 1931- Ilhéus, cidade costeira da Região Cacaueira da Bahia, estará, durante o mês de agosto, no centro das atenções da Bahia, do Brasil e do mundo. Isto porque, se vivo estivesse, um dos escritores mais festejados da atualidade, estaria completando cem (100) anos de idade. Para comemorar a data, acontece, de 4 a 12, o FESTIVAL AMAR AMADO, incluindo diversas programações, a exemplos de lançamento de livros e filmes, conversas com autores, feira de arte, exposições de artes plásticas, apresentações teatrais e musicais.  
Neste contexto, a artista plástica Jane Hilda Badaró, expõe, no Centro de Convenções de Ilhéus – espaço onde também acontecerá o circuito literário - a Mostra “BAHIA DE JORGE E OUTROS AMADOS MUNDOS”. Ela explica que a Mostra já aconteceu no Bataclan Ilhéus, e no Centro de Convenções de Ilhéus, durante o IV Festival Internacional do Chocolate da Bahia, entre abril e junho p.p., e que volta em terceira edição, repaginada, trazendo novas obras da série em homenagem ao escritor, assim como trabalhos de temáticas espiritualista e floral - produzidos em outra fase da sua criação.
Desde março Jane Hilda se dedica as pinturas da série amadiana, tendo produzido vinte e três (23) telas nesta temática: “ o País do Carnaval”, “Gabriela Cravo e Canela”, “Terras dos Sem fim”, “ O Menino Grapiúna”, “ “Capitães da Areia”, “ Bataclan”, “ Dona Flor e Seus Dois maridos”, “ Cacau”, “ Bahia de Todos os Santos”, “ Capoeira no Pelô”, “Casal Amado: Jorge Amado e Zélia Gatai”, “ retrato de Jorge Amado”, “ A Volta de Tieta a Santana do Agreste”, “ A Tenda dos Milagres”, “ Os Velhos Marinheiros ou Capitão-de-Longo-Curso”, “ A Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água”, dentre outras. 

Algumas destas pinturas vêm ilustrando o livro “A Odisséia de Jorge Amado”, do poeta, filósofo e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, Lourival Pereira Piligra Júnior. Escrito e ilustrado por dois professores da UESC - pois Jane Hilda é também professora vinculada ao Departamento de Ciências Jurídicas daquela instituição- o livro é uma publicação da Editora EDITUS- UESC, e será lançado nos dias do FESTIVAL AMAR AMADO, como resultado da parceria da Universidade com a Fundação Cultural de Ilhéus e o Governo do Estado da Bahia.
IMPRESSÕES SOBRE A OBRA DO ESCRITOR
Para compor seus trabalhos, Jane Hilda leu ( ou releu ) alguns livros de Jorge Amado, escritor de muitas e grandes obras lançadas, que foram traduzidas para mais de 55 países. Para ela, “trata-se de uma leitura que envolve e nos leva num mundo muito próprio, cheio de baianidade, onde personagens da vida real são transmutados em personagens da ficção, e tudo se mistura magicamente. O escritor retrata aspectos da cultura cacaueira, brigas das famílias pela posse das terras onde se plantariam os frutos de ouro, defende a religiosidade afro-brasileira numa luta declarada contra o preconceito. E o Amado Jorge trás também o mar, a praia, as canoas, os pescadores, os coqueirais. As mulheres sensuais, as meretrizes, a imigração "turca", enfim, um vasto mundo! Jorge Amado mostra o lixo e o luxo de seu povo, com o encanto e a leveza de quem é um grande e inspirado artífice das letras.”, diz a artista.
E complementa: “embora, desde o ano passado, venham acontecendo as mais diversas atividades literárias, culturais e artísticas, nacionais e internacionais, para comemorar o centenário de Jorge Amado, nada se compara ao charme da programação ilheense, afinal, foi em terras grapiúnas, na cultura deste povo, que o escritor garimpou inicialmente o rico material que lhe serviu de inspiração para a criação de cenários e personagens especialmente marcantes de toda sua obra. É interessante: andando pelas fazendas de cacau, pelo centro histórico de Ilhéus, e em diversos pontos da cidade do Salvador, tive a sensação de estar lendo um livro de Jorge Amado. Ou, a contrário senso, lendo um livro de Jorge, tive a exata sensação de que estava andando pelas fazendas de cacau, ou passeando por pontos históricos e turísticos destas cidades. Ele é fantástico!”.  
A ARTISTA
Nascida no Rio de janeiro, em março de 1962, JANE HILDA BADARÓ considera-se uma " ilheense da gema", pois, além de ser descendente de famílias tradicionais da cidade, veio morar na Bahia ainda com meses de idade. Desde cedo demonstrou tendências artísticas, entretanto, por muitos anos deixou guardados o sonho e a inspiração para dedicar-se a outras áreas: militou na imprensa regional, tendo sido uma das editoras da ILHÉUS REVISTA, e posteriormente dedicou-se aos estudos do Direito/ graduação e mestrado. Há 10 anos é professora no DCIJUR/ UESC.
Em junho de 2011, entretanto, retirou dos armários telas, pincéis e tintas. Resultado disso é que em pouco mais de um ano pintou cerca de 85 telas, e desde setembro do ano passado seus trabalhos têm sido ininterruptamente expostos nos espaços culturas de Ilhéus: seja na Galeria do Teatro Municipal, no Museu da Piedade, Casa dos Artistas, Bataclan Ilhéus, e no Centro de Convenções de Ilhéus. Autodidata, sua arte é livre, genuína, pura. Gosta de dizer que faz uma arte em estado bruto para temas bem delicados. Usa cores fortes e vibrantes, traços primitivos e estilo figurativo. As pinturas apresentadas são todos em tinta acrílica sobre tela.           
A artista tem recebido convites para expor em outras cidades brasileiras, e fora do país, mas diz que o momento é de organizar a logística para que em breves dias isso possa acontecer. Entretanto, devido ao grande alcance e aceitação do seu trabalho nas redes sociais em grupos de arte plásticas internacionais, sua arte já vem rompendo fronteiras. Recentemente foi surpreendida e presenteada com a produção de um vídeo - uma interessante – e muito bonita - exposição virtual, que está postado no YouTube, realizado na Slovakia, pela SOLITARTGALLERY, com DESIGN & GRAPHICS TIBOR KOMANICKÝ, e que vem sendo apresentada em grupos de artes e blogs internacionais diversos. O link da exposição é http://youtu.be/lgaqXTPUQv4. Vale a pena conferir!!!
Contatos:
JANE HILDA BADARÓ art/ pinturas
jhildabadaro@hotmail.com
(073) 3633 4480 // 9157 1770
Ilhéus-Bahia- Brasil
 http://www.facebook.com/janehilda.badaromourao?ref=tn_tnmn#!/pages_/ARTISTA-JANE-HILDA-BADAR%C3%93-MOUR%C3%83O-pinturas/305620952799032

Um comentário:

  1. Nossos cumprimentos a você Jonildo e parabéns a artista Jane Hilda e aos organizadores de tão valioso evento.

    ResponderExcluir