sexta-feira, 20 de julho de 2012

Parte do cais da Dois de Julho que desabou está sendo recuperado pela Prefeitura

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Infraestrutura, segue executando, com recursos próprios, a obra de reconstrução de parte do cais da avenida Dois de Julho que desmoronou no último dia 30. Na semana passada, o prefeito Newton Lima se reuniu, em Salvador, com o diretor-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, e com o vice-governador e secretário estadual e Infraestrutura, Otto Alencar. Na oportunidade, uma das principais solicitações feitas pelo chefe do Executivo ilheense foi um suporte técnico para a construção de um muro de contenção em toda a avenida Dois de Julho, no centro da cidade.

Ao lado dos ofícios, o prefeito Newton Lima apresentou fotografias do local e um laudo técnico apontando os serviços que devem ser feitos no mesmo. Na avaliação dos técnicos, a obra é muito mais complexa, já que não se trata apenas de resolver o problema do local onde ocorreu a erosão e o consequente desmoronamento, mas, sim, de todo o caís, visando reforçar a contenção com a finalidade de evitar novos desabamentos. Considerando as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, o prefeito Newton Lima resolveu solicitar o apoio da Codeba e do Governo do Estado para a realização do trabalho, porém até agora não recebeu retorno da solicitações feitas.
A contenção de encostas da avenida Dois de Julho foi construída há vários anos e, por isso, já se encontra bastante desgastada, necessitando, em decorrência dessa realidade, de uma grande intervenção. O local é um dos pontos turísticos mais visitados de Ilhéus e fica na enseada do Pontal, próximo ao antigo Porto do Rio Cachoeira. Para o prefeito Newton Lima, é importante que não se resolva apenas o problema da área afetada pelo desmoronamento, ocorrido no último dia 30 de junho, “mas que se busque realizar um serviço mais completo em toda a avenida, evitando a ampliação dos danos ou a ocorrência de novos desabamentos nos próximos anos”.
Para não prejudicar a mobilidade urbana daquela importante área da cidade, a Prefeitura iniciou a obra de recuperação do cais de proteção, haja vista que a própria ação da maré poderia ampliar o espaço danificado pela erosão e desmoronamento. “Em virtude desse risco resolvemos iniciar a obra e dar a maior celeridade possível com a finalidade de recuperar a área danificada e não deixar que o desmoronamento avance, causando prejuízos incalculáveis para o município, os moradores e a população que utiliza essa artéria, um dos pontos turísticos de Ilhéus”, concluiu o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário