sexta-feira, 27 de julho de 2012

Soja: CNA prevê colheita recorde no Brasil

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) acaba de divulgar que a área plantada com soja deverá alcançar 27 milhões de hectares nesta safra 2012/13, cuja semeadura terá início em meados de setembro. 
Baseada no desempenho das vendas de insumos nos últimos meses, sobretudo fertilizantes, a estimativa, se confirmada, poderá permitir uma colheita recorde de 82 milhões de toneladas, ante as 66,4 milhões calculadas pela COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB) para o já encerrado ciclo 2011/12, bastante prejudicado pela estiagem que derrubou a colheita na região Sul do país. 
"O cenário externo favorável em termos de preços e as medidas de apoio anunciadas pelo governo federal estimularão o plantio", afirma, em comunicado, a senadora Kátia Abreu (PSD/TO), presidente da CNA. 
A entidade pondera que o novo recorde previsto dependerá do comportamento do clima. Mas, como já informou o Valor, até agora a expectativa é de normalidade, o que fortalece a projeção. 
No caso do milho, a CNA projeta uma queda de 10% na área plantada no verão. Na temporada 2011/12, de acordo com dados da CONAB, foram 7,9 milhões de hectares, que renderam 34,9 milhões de toneladas, menos que o esperado inicialmente também por conta da seca na região Sul. 
Para a segunda safra de milho, mais conhecida como "safrinha", a entidade prevê redução da área para 6,2 milhões de hectares, ante 7,2 milhões em 2011/12 (a colheita ainda está em andamento). Para a safrinha, a CNA projeta produção de 34 milhões de toneladas em 2012/13, ante as 34,5 milhões do ciclo 2011/12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário