terça-feira, 7 de agosto de 2012

Abertas as inscrições para Oficina de Gestão Museal em Itabuna

Prédio da centenária
Associação Comercial de Ilhéus
Os interessados em participar da Oficina de Gestão Museal, que acontece nos dias 22, 23 e 24 de agosto, das 9h às 17h, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, têm até o dia 13 de agosto para efetuar sua inscrição através do e-mailoficinasnat.dimus@gmail.com. Ministrada pela professora Heloisa Helena Fernandes Gonçalves da Costa, da Universidade Federal da Bahia, a atividade é gratuita e tem como objetivo oferecer orientação técnica básica para o aperfeiçoamento dos estudantes, museólogos e profissionais que atuam em instituições museais da região. A atividade é promovida pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Secretaria de Cultura do Estado.
A Oficina de Gestão Museal integra o Ciclo de Oficinas de Capacitação, que teve início com a realização da Oficina de Conservação Preventiva de Acervos Museológicos em Santo Amaro e em Alagoinhas. As atividades seguem até o mês de dezembro e irão contemplar cinco das sete macrorregiões museais que atendem aos 27 territórios de identidade da Bahia. Os próximos municípios a receberem as oficinas são: Guanambi (19 a 21.09), Juazeiro (17 a 19.10), Feira de Santana (07 a 09.11) e Porto Seguro (05 a 07.12). Estão sendo oferecidas 40 vagas em cada município e certificados aos participantes. Também serão abordados os temas Ação Sociocultural e Educativa nos Museus e de Acessibilidade Universal.
Além de sediar as oficinas, os municípios têm recebido visitas técnicas realizadas por profissionais da DIMUS. O objetivo é fazer uma análise qualitativa das instituições museais existentes na região, com verificação do tipo de acervo e das ações educativas desenvolvidas nestes espaços. As visitas culminarão na atualização do Cadastro de Museus do estado. Mais informações pelo telefone: (71) 3117-6381.

Nenhum comentário:

Postar um comentário