sexta-feira, 3 de agosto de 2012

“Amadas Paisagens – um Encontro entre Artistas” abrirá a programação do Festival Amar Amado

Bataclan na Praça José Marcelino
Bar Vesúvio na Praça D. Eduardo
AFundação Cultural de Ilhéus apresenta, no período de 4 a 12 de agosto, na Galeria do Teatro, a exposição “Amadas Paisagens – um Encontro entre Artistas”, em comemoração ao centenário de nascimento de Jorge Amado e em memória ao artista plástico internacional Heinz Rolf Steiner, falecido há um ano e que realizou na década de 90 duas exposições de grande repercussão em Ilhéus, homenageando o amigo escritor grapiúna. Além da homenagem e celebração, a mostra também tem como objetivos resgatar e compartilhar com o grande público os encontros realizados em Ilhéus entre os artistas e suas linguagens, proporcionando um mergulho na história e dando oportunidade para um novo encontro com o público atual.
A exposição abrirá oficialmente a programação do Festival Amar Amado. A visitação das “Amadas Paisagens – um Encontro entre Artistas” ocorrerá a partir das 17 horas deste sábado (4) e pode ser visitada diariamente das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Em 1997 Jorge Amado, ao visitar a exposição, registrou no livro da Galeria do Teatro: “A beleza da exposição veio fazer a festa mais completa, veio enriquecer nossa festa tão linda!”. Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, a ideia é justamente essa, de celebrar a arte do encontro e da amizade, valorizando a história e memória de dois grandes mestres. 
Artista - Heinz Rolf Steiner nasceu em 20 de junho de 1932 e faleceu em 31 de agosto de 2011. Artista plástico internacional nascido na Suíça, ele viveu no Brasil desde 1962, dedicando-se a partir da década de 80 exclusivamente à criação das suas obras. Realizou mais de 150 exposições no país e no exterior, como Alemanha, França, Bélgica, Portugal, Suíça, Holanda, Marrocos, Taiwan e Estados Unidos. Steiner recebeu mais de 50 premiações nacionais e internacionais, como medalhas de ouro em São Paulo, Rio de Janeiro (BRA), Lisboa (PRT), Paris (FRA) e Tampa (EUA). Destacou-se também pela extensa publicação de sua obra em livros como “Who’s Who in International Art” e “Artes Plásticas Brasil, seu mercado, seus leilões, dicionário-catálogo”.
No seu trabalho, Heinz Rolf Steiner expressa à reflexão simbólica, adaptando os meios artísticos de composição, cores, formas e linhas à essência, à mensagem da obra. “Procuro mostrar a evolução espiritual, a vitória do positivo. A arte deve enriquecer a vida do espectador, elevando o seu estado de espírito. A obra de arte no seu impacto total deve transmitir harmonia, energias, fluxos positivos e, principalmente, o Amor Universal”, disse o artista em uma de suas entrevistas. O respeitado crítico de arte de São Paulo, Mário Schenberg, escreveu que a arte de Heinz Rolf Steiner é uma ponte entre o paisagismo ocidental e oriental, um mundo mágico que não é uma fantasia, mas a captação de um nível mais sutil da realidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário