terça-feira, 14 de agosto de 2012

Arte e literatura se completaram no circuito literário do Festival Amar Amado

O Centro de Convenções de Ilhéus recebeu grande número de visitantes durante toda a semana de 5 a 11 de agosto, quando da realização da Feira Literária do FESTIVAL AMAR AMADO, evento comemorativo do centenário do escritor Jorge Amado. Diversos estandes foram montados no local, e alguns escritores regionais lançaram ali seus mais recentes livros, à exemplo do jornalista e escritor Daniel Thame, do poeta Lourival Piligra, do poeta Gustavo Felicíssimo, da poeta Rita Santana, dentre outros. No Cabaré Literário aconteceram palestras de expressivos escritores e literatas, versando sobre a obra amadiana, sob a curadoria do poeta José Inácio Vieira de Melo; além de memoráveis recitais de poesia, cordéis e apresentações musicais, no Terreiro da Poesia, sob a tutela de Gustavo Felicíssimo.
Ali também a arte e a literatura tiveram um casamento harmonioso, visto que três expositoras – duas de artes plásticas, e uma de patchwork- embelezaram o foyer de entrada da Feira Literária com suas obras. A conhecida e admirada artista plástica itabunense Conceição Portela, que recentemente expôs na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus, mostrou telas e cerâmicas com a temática “CACAU”, numa alusão ao livro homônimo do homenageado. Elísia França, auditora do Ministério do Trabalho, iniciando nas artes, inaugurou mostra com cerca de dez (10) quadrinhos em Patchwork, trabalhos de muita beleza, feitos em bordados e retalhos de tecidos, enfocando também a obra amadiana.
A artista plástica Jane Hilda Badaró levou a Mostra “BAHIA DE JORGE E OUTROS AMADOS MUNDOS” - que já havia se realizado no Bataclan Ilhéus, e no Centro de Convenções de Ilhéus, durante o IV Festival Internacional do Chocolate da Bahia, entre abril e junho p.p.- e que voltou em terceira edição, repaginada, com novas obras da série em homenagem ao escritor, assim como trabalhos de temáticas espiritualista e floral - produzidos em outra fase da sua criação. Desde março Jane Hilda se dedica as pinturas da série amadiana, tendo produzido cerca de trinta (30) telas nesta temática.
“Algumas de minhas pinturas ilustram o livro “A Odisséia de Jorge Amado”, do poeta, filósofo e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, Lourival Pereira Piligra Júnior. O livro, que encantou pelo texto, pelas imagens e pelo elaborado trabalho do artista gráfico George Pellegrini, é um produto genuinamente “uesqueano”, visto ter sido escrito – lindo texto poético-, e ilustrado, por dois professores da UESC: Lourival Piligra (Filosofia) e eu, que sou também professora, vinculada ao Departamento de Ciências Jurídicas daquela instituição. Trata-se de uma publicação da Editora EDITUS- UESC e pode ser adquirido na própria universidade. Vale a pena conferir ”, diz Jane Hilda.
Sobre sua exposição, ela explica que “nesta terceira montagem, a “Bahia de Jorge e Outros Amados Mundos” aconteceu com uma característica peculiar, pois os trabalhos foram distribuídos em três locais diferentes da cidade, fragmentando-se em três pequenas mostras: no Centro de Convenções de Ilhéus - área do circuito literário do Festival Amar Amado – que aconteceu de 5 a 12; no "Rota do Cacau", novo espaço cultural que se localiza no piso superior do Bar Vezúvio, que ainda pode ser visitada até o final de agosto; e no Espaço Casarão Azul Casa da Cultura Popular, em frente a praça do Teatro Municipal, também até o final de agosto. Ainda há tempo de visitar estas duas mostras, portanto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário