quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Camisinha masculina e feminina: qual a diferença?

Quem protege mais? Como funcionam? É possível usar as duas juntas?
"Alguns acham que a presença do preservativo pode comprometer o prazer e a satisfação ou atrapalhar o clima do momento. Grande engano".
(iBahia) A camisinha é um parceiro essencial e indispensável nas relações sexuais. É ela quem ajuda na prevenção contra as principais doenças venéreas como AIDS, hepatite C, gonorréia, clamídia e HPV, além de funcionar como um importante método anticonceptivo capaz de evitar uma gravidez indesejada. Nada disso é novidade para ninguém, tanto homens como mulheres conhecem bem o produto, sabem como e porque devem usá-lo, mas infelizmente, ainda existe muita gente que se faz de desentendida e na hora H acaba desprezando a ferramenta, colocando o próprio organismo em risco. Alguns acham que a presença do preservativo pode comprometer o prazer e a satisfação ou atrapalhar o clima do momento. Grande engano. Vacilo mesmo é não se precaver das consequências posteriores.

No mercado, existem dois tipos de camisinhas: a masculina e a feminina. Como os próprios nomes já denunciam, as primeiras foram feitas para ELES usarem em suas “ferramentas”, enquanto as segundas têm um formato adequado para se adaptar ao organismo DELAS. Mas, você sabe dizer quais são as diferenças entre esses tipos de preservativo? Quem protege mais? Qual é a mais barata e a mais fácil de usar? Camisinha masculina versus camisinha feminina: quem vence essa batalha?
Para início de conversa, uma coisa deve ser esclarecida: independentemente de ser masculina ou feminina, ambas as camisinhas cumprem as mesmas funções: evitam o contato dos órgãos sexuais, impedem a gravidez e o contágio de alguma doença sexualmente transmissível (DST). Isso não significa que devem ser usadas ao mesmo tempo para “redobrar a segurança”. Nunca, em hipótese alguma, pense em fazer isso, pois o atrito entre ambas durante a penetração pode causar o rompimento dos preservativos e comprometer a funcionalidade deles. Para que tudo corra direitinho, basta que apenas um dos parceiros esteja bem “vestido” (seja em uma relação heterossexual ou homossexual).
Formatos diferentes, materiais distintos
"A camisinha feminina se ajusta a qualquer mulher, é feita de um plástico macio chamado poliuretano e é maior que o preservativo masculino (tem cerca de 15 centímetros de comprimento e oito de diâmetro)."
A camisinha feminina se ajusta a qualquer mulher, é feita de um plástico macio chamado poliuretano e é maior que o preservativo masculino (tem cerca de 15 centímetros de comprimento e oito de diâmetro). É composto por uma argola em cada extremidade: uma interna, menor e uma maior, que fica por fora da vagina, protegendo a região dos grandes lábios. Assim, ela reveste todo o órgão sexual feminino e cobre também o colo do útero. É bastante lubrificada e não fornece desconforto, desde que seja manuseada corretamente.
A camisinha masculina, por sua vez, é feita de látex (borracha), pode ser encontrada em vários modelos, cores, aromas, texturas e tamanhos, possui um formato cilíndrico e deve ser utilizada em toda relação sexual. A sua vantagem em relação ao preservativo feminino, é o fato de ser mais facilmente encontrada. Em qualquer farmácia, mercado e até mesmo posto de gasolina, é achá-la e comprá-la.
Conheça agora alguns prós e contras
Preço: A camisinha feminina é mais cara que a masculina. Custa em média R$ 8 a unidade, enquanto o preservativo masculino é vendido, em média, a R$ 3 (o pacote com 3 unidades).
Praticidade: a camisinha feminina tem a vantagem de poder ser introduzida até oito horas antes da relação sexual. Levando em consideração o argumento de que colocar a camisinha masculina “corta o clima”, esta é uma grande vantagem que a feminina possui.
Colocação: ambas são facilmente manipuláveis, embora a camisinha feminina dê um pouco mais de trabalho, já que não adere ao útero, conforme faz a camisinha masculina com o pênis. Para saber mais sobre o modo de usar um preservativo, leia Camisinha: Saiba como se vestir de forma segura .
Estética: a camisinha feminina pode não ser atraente do ponto de vista estético, já que fica do lado de fora revestindo a mulher, enquanto a masculina adere perfeitamente ao pênis. Mas, é preciso lembrar que ambas exercem as mesmas funções e são muito confortáveis.
Analise os pontos e decida o que é melhor pra você. O que não pode é transar sem camisinha. Uma boa dica é testar os dois métodos para poder averiguar com qual deles você se sente mais à vontade. Inserir o preservativo em uma relação sexual significa respeitar a si mesmo e ao seu parceiro. Sexo seguro só de faz com camisinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário