quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Daniel Thame lança “Jorge100anosAmado”, um tributo ao eterno Menino Grapiuna

O jornalista Daniel Thame lança no próximo domingo, dia 5 de agosto, às 18 horas, no Centro de Convenções de Ilhéus, na abertura da Feira Literária Amar Amado, o livro “Jorge100anosAmado – Tributo a um eterno menino grapiuna”. Editado pela Via Litterarum, o livro é uma homenagem a Jorge Amado nas comemorações de seu centenário e está incluído na programação oficial dos 100 anos do escritor, coordenadas pela Fundação Cultural. “Jorge100anosAmado”, que tem na capa um quadro do artista ilheense Goca Moreno, traz uma série de contos que abordam a obra amadiana, Os romances de Jorge servem como referência para os contos que focam majoritariamente o universo do cacau e sua gente e incluem uma bem humorada crônica sobre a disputa entre Ilhéus e Itabuna pela ´paternidade´do escritor.
“É um livro homenagem, um tributo a um baiano que encantou o mundo e continua influenciando novas gerações de escritores”, afirma Daniel, paulista de nascimento e fisgado pelo visgo do cacau há 25 anos, desde que aportou em Itabuna, terra natal de Jorge. De acordo com o escritor Aurélio Schommer, que já presidiu a Câmara Baiana do Livro e prefacia a obra,“Daniel Thame não quer se comparar a Jorge ao compor este excelente Jorge100anosamado. Nem precisa. Trilha seus próprios caminhos, e o faz de forma brilhante, o exímio jornalista a exalar clareza e concisão nas crônicas e contos, o inspirado contista a temperar com lirismo e emoção a pena correta, crítica, do jornalista”
“Se faz referência a Jorge o faz por identidade, visões semelhantes sobre o encantado universo de Ilhéus-Itabuna, das paisagens idílicas e enigmáticas dos vales dos rios Almada e Cachoeira, da paixão humana por prosperidade a confiar nas sementes de um único fruto: o cacau”,afirma Aurélio, para quem “Jorge Amado está bem representado no livro, pela qualidade do texto, pela temática, pelas paisagens, pelos personagens. Daniel Thame não é uma sombra do grande escritor. É um novo e emergente talento, incomparável a seu modo, uma grata revelação a um número cada vez maior de encantados leitores”.
Daniel Thame é autor de dois outros livros, “Vassoura”, que mostra o impacto da vassoura-de-bruxa na vida das pessoas do Sul da Bahia, e “A Mulher do Lobisomem”, uma abordagem multifacetada do universo feminino; também editados pela Via Litterarum. “Jorge100anosAmado” tem o apoio cultural da Amazon Bahia, Liba Logística, Uniube/Polo Itabuna e Viação São Miguel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário