sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Feira Literária será um dos destaques do Festival “Amar Amado”

 
Av Soares Lopes ao fundo o Centro de Convenções
A Feira Literária ”Ler Amado”, que será aberta às 17 horas do próximo domingo (5), no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, na avenida Soares Lopes, em Ilhéus, será um dos pontos altos do Festival “Amar Amado”, iniciativa que homenageará o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado. A Feira, que se estenderá até o dia 11 de agosto e contará com a participação de várias editoras, vai realizar atividades diversas, como promoções recreativas, visitações escolares e lançamentos de livros.
O Festival “Amar Amado” será aberto oficialmente às 19 horas deste sábado (4), no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), prolongando-se até o próximo dia 12 de agosto. Durante a solenidade de abertura, além do pronunciamento das autoridades, será prestada uma homenagem à família do escritor baiano. Na sequência, “Leitura Amadiana com Jorge Amado Neto”, às 19h30min, e a apresentação da Orquestra Afro Sinfônica da Bahia, às 20 horas. A noite do dia 4 de agosto reserva ainda mais dois eventos, que acontecerão na praça Dom Eduardo: apresentação com artistas da terra, às 21 horas, e show com o cantor Moraes Moreira, a partir das 22 horas.
Antes dos eventos programados para a noite, o dia 4 de agosto também trará, por volta das 16 horas, um sarau na praça Pedro Matos (Praça do Teatro) e uma visitação à Exposição “Orixás”, de Osmundinho Teixeira, na Casa de Cultura. Meia hora depois, na galeria do TMI), o público terá a oportunidade de conferir a abertura da exposição “Amadas Paisagens – Um encontro entre artistas” e o painel fotográfico “O Amado e Eu”.
A programação do Festival “Amar Amado” contemplará diversos outros eventos. Entre eles, o lançamento nacional do filme "A Última Estação", a entrega dos prêmios do Concurso Cultural Reinvente Jorge Amado e a realização de shows com Margareth Menezes e a família Caymmi. No dia 10 de agosto, quando Jorge Amado estaria completando 100 anos de nascimento, a programação incluirá a assinatura da reforma da Casa de Jorge Amado, uma homenagem da Câmara de Vereadores, o espetáculo teatral “O grande amor da minha vida” e um show com Caetano Veloso.
Ruas e avenidas - O Festival “Amar Amado”, que incluirá a realização de ciclos literários, shows musicais, palestras, peças teatrais, filmes, cursos e saraus, acontecerá no Quarteirão Jorge Amado, nos prédios históricos, no centro de convenções Luis Eduardo Magalhães e nas ruas e avenidas da cidade. A promoção é da Prefeitura de Ilhéus, através Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), em parceria com a empresa Maná Produções.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário