sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Festival “Amar Amado” será aberto neste sábado no Teatro Municipal

Teatro Municipal de Ilhéus
Comemorações alusivas ao centanário do nascimento do escritor Jorge Amado vão até domingo, dia 12 de agosto

Casa onde Jorge Amado Morou com a sua familia
durante a sua infancia e adolescencia, me Ilhéus
A abertura oficial do Festival “Amar Amado”, ponto alto das comemorações alusivas ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, acontecerá neste sábado (4), a partir 19 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI). Entre várias outras autoridades, estarão presentes o prefeito Newton Lima, o presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, e o secretário estadual da Cultura, professor Albino Rubim. O festival, que vai até o dia 12 de agosto e promoverá shows, filmes, cursos, saraus, peças e ciclos literários, vai acontecer no Quarteirão Jorge Amado, no centro de convenções, nos prédios históricos e nas ruas da cidade.
Após uma homenagem à família do escritor baiano, a programação trará uma “Leitura Amadiana com Jorge Amado Neto”, às 19h30min, e a apresentação da Orquestra Afro Sinfônica da Bahia, às 20 horas. Concluindo a programação do dia 4, no palco principal da praça Dom Eduardo, mais dois eventos: apresentação cultural com artistas da terra, às 21 horas, e um grande show com o cantor Moraes Moreira, a partir das 22 horas.
Antes dos eventos programados para a noite, o dia 4 de agosto também trará, por volta das 16 horas, um sarau na praça Pedro Matos (Praça do Teatro) e uma visitação à Exposição “Orixás”, de Osmundinho Teixeira, na Casa de Cultura Jorge Amado. Meia hora depois, na galeria do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), o público terá a oportunidade de conferir a abertura da exposição “Amadas Paisagens – Um encontro entre artistas” e o painel fotográfico “O Amado e Eu”.
A programação do Festival “Amar Amado” contemplará diversos outros eventos. Entre eles, uma grande feira literária, o lançamento nacional do filme "A Última Estação", a entrega dos prêmios do Concurso Cultural Reinvente Jorge Amado e a realização de shows com Margareth Menezes e com a família Caymmi. No dia 10 de agosto, quando Jorge Amado estaria completando 100 anos de nascimento, a programação incluirá, entre outros, a assinatura da reforma da Casa de Jorge Amado, uma homenagem da Câmara de Vereadores, o espetáculo teatral “O grande amor da minha vida” e um grande show com o cantor Caetano Veloso. Jorge Amado - Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, distrito de Ferradas, município de Itabuna, Sul da Bahia. Filho do cacauicultor João Amado de Faria e de d. Eulália Leal Amado, Jorge passou a infância e parte da adolescência em Ilhéus. A obra literária de Jorge conheceu inúmeras adaptações para o cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba em várias partes do Brasil. Seus livros foram traduzidos em 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em formato de áudio-livro. O romancista morreu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001. Seu corpo foi cremado e suas cinzas enterradas no jardim de sua residência, na Rua Alagoinhas, no bairro do Rio Vermelho, no dia em que completaria 89 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário