sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Hoje "100 X Jorge" no Colégio Nossa Senhora da Piedade

No pátio do colégio o musical  e no Museu "Jorge Amado: registros de uma vida" 
Nesta sexta-feira (3) às 19 horas, alunos e professores do Fundamental II e Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Piedade vão apresentar o musical "100 X Jorge" em homenagem aos cem anos do nascimento do escritor Jorge Amado. 
Segundo o professor Ramayana Vargens coordenador de Projetos e Educação Global do Colégio "não se trata apenas de um espetáculo musical, mas a troca de experiências focadas na sensibilidade dos alunos e dos seus professores que foram trabalhados ao longo dos 100 primeiros dias letivos do ano de 2012. A programação será muito interessante para o Colégio e para a memória do grande escritor baiano que tanto amava a nossa terra e o nosso colégio." afirma. 
Jorge Amado foi um homem atento a tudo que o cercava e um escritor capaz de tecer elos entre sua época e a tradição, assimilou diferentes linguagens artísticas e formas de comunicação. Sua obra estabelece múltiplos diálogos. Estabelece uma ponte entre ficção e vida real. 
O Instituto Nossa Senhora da Piedade, ou simplesmente "Convento das irmãs Ursulinas" como Jorge Amado gostava de se referir, faz parte da sua história. Ele chegou a declarar aos jornais Folha de São Paulo, e "A Tarde" (Salvador) sobre as comemorações dos seus 80 anos: "Eles foram muito comemorados. Algumas dessas comemorações me tocaram profundamente. Talvez a que tenha me tocado mais foi a festa realizada pelas Irmãs Ursulinas, em seu convento, em Ilhéus"... "Essas freiras Ursulinas são o que há de melhor no Brasil, abundantemente extraordinárias. Por ocasião das comemorações que me fizeram nos meus 80 anos, nada me comoveu mais do que a festa, com benção, teatro e boate, das Ursulinas no Colégio da Piedade. Só esta festa valeu eu ter feito 80 anos". 
Jorge Amado: registros de uma vida - O Museu da Piedade expõe registros em jornais e revistas das décadas de 1960 a 1990, além de correspondência inédita: cartas trocadas com o amigo Raymundo Sá Barreto. Cartas, cartões em datas comemorativas, cartões-postais de diversas partes do mundo, onde iam, Jorge Amado e Zélia Gattai, nunca esqueciam os amigos e fiéis companheiros de boas horas, comida farta e muita, muita conversa, histórias e ‘causos’. 
Cumprindo o seu papel disseminador de cultura e arte, o Museu da Piedade tem a responsabilidade de transmitir o legado da Educação Patrimonial à região. Mantenedor de uma exposição de longa duração, mobiliário e arte sacra do início do século XX, o Museu dinamiza suas ações realizando Mostras de curta duração, mas nem por isso de menor importância para a transmissão da história regional, revitalizando a memória e a identidade do homem sul-baiano.
Piedade nos livros de Jorge Amado -Na literatura de Jorge Amado pode-se encontra citações sobre a história do Instituto Nossa Senhora da Piedade. Em Terras do Sem Fim (Pág 131) "Frei Bento parecia mais um conquistador do que um sacerdote de Cristo. Sua paixão era o colégio que as freiras estavam construindo em Ilhéus com todas as dificuldades,(...) Mas Frei Bento só pensava no colégio das freiras que se iniciara monumental no morro da Conquista, na cidade de Ilhéus". No livro Gabriela, cravo e canela, página 21: "Terra de pouca religião, orgulhara-se no entanto, com a promoção a Diocese e recebera entre festas inesquecíveis o primeiro Bispo. Fazendeiros, exportadores, banqueiros, comerciantes, todos deram dinheiro para a construção do colégio da Freiras, destinado às moças ilheenses e ao Palácio Diocesano, ambos no alto da Conquista".

Nenhum comentário:

Postar um comentário