segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Ilhéus comemora o centenário de Jorge Amado até domingo




A programação do Festival “Amar Amado”, ponto alto das comemorações alusivas ao centenário de nascimento do escritor mais popular do Brasil, segue até o próximo domingo, dia 12 de agosto. Esta semana, o público regional terá a oportunidade de conferir diversos eventos gratuitos, como shows, palestras, cursos, saraus, peças teatrais e ciclos literários. Aberto oficialmente no último sábado (4), no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), o festival está sendo realizado no Quarteirão Jorge Amado, no centro de convenções, nos prédios históricos e nas ruas da cidade. 
No domingo (5), às, 17 horas, foi realizada a abertura para visitação pública da Feira Literária Ler Amado, no Espaço do Hall do Centro de Convenções de Ilhéus, com o lançamento do Livro “Jorge 100 anos Amado – Tributo a um eterno Menino Grapiúna” do autor Daniel Thame, no estande da Editora Via Litterarum. Ainda no centro de Convenções, às 19 horas, a poetisa Daniela Galdino e a banda Manzuá se apresentaram no Espaço Terreiro de Poesia; e às 20 horas, foi realizada a Mesa Redonda "Dioniso & Cia na moqueca de dendê: as delicias de ler Jorge Amado", com Jorge de Souza Araújo e Ronaldo Correia de Brito, com mediação de José Inácio Vieira de Melo, no Espaço Cabaré Literário. 
Nesta segunda-feira (6), a partir das 9 horas Feira Literária Ler Amado seguiu com a programação com Escolas Neila Brasil Bruno, lançamento do livro “Maricota e as Formigas” e atividades com “A Bola e o Goleiro” de Jorge Amado. À noite, a Feira Literária Ler Amado contou com a apresentação de George Pellegrini com banda Mendigos Blues; e Mesa Redonda “Os coronéis na obra de Jorge Amado e a Poesia Reunida de Florisvaldo Mattos”, com Maria Luiza Heine, Florisvaldo Matto. Sendo mediadora Adélia Pinheiro. 
Segundo a programação divulgada pela Fundaci, o Festival “Amar Amado” dará continuidade nesta terça-feira (7), a partir das 10 horas, no centro de convenções, à Feira Literária “Ler Amado”. No período da tarde, mais três eventos: programação infantil para visitação escolar: Proler – Uesc “A Bola e o Goleiro”, às 14 horas, também no centro de convenções; “Capitães do Morro”, às 15 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI); e um sarau, às 16 horas, na praça Pedro Matos (praça do Teatro). A noite amadiana desta terça-feira (7) terá início às 18 horas, no centro de convenções, durante a Feira Literária, com Rubem Garcia e a Banda Infected Minds. Na sequência, às 18h30min, no auditório da Fundação Cultural, Circuito de Cinema “Amar Amado”, com o filme “Esses Moços”. Por volta das 20 horas, debate mediado por André Rosa com a participação de Ruy Póvoas e Roberval Pereyr, no centro de convenções, e “Capitães do Morro”, no Teatro Municipal. O quarto dia do Festival “Amar Amado” será encerrado na praça D. Eduardo com mais dois eventos: “Leitura Amadiana e/ou performances”, às 20h30min, e apresentação cultural com artistas locais, por volta das 21 horas. 
Diversos outros eventos acontecerão até domingo, dia 12 de agosto, incluindo shows com Margareth Menezes (9), Caetano Veloso (10) e Família Caymmi (11), todos marcados para às 22 horas, no palco principal instalado nas proximidades da praça Dom Eduardo (Praça da Catedral). Também estão confirmadas a solenidade de assinatura da reforma da casa de Jorge Amado, no dia 10, às 8h30min; uma homenagem da Câmara de Vereadores, também no dia 10, a partir das 14 horas; e a entrega dos prêmios do Concurso Cultural Reinvente Jorge Amado, no dia 11, no centro de convenções Luis Eduardo Magalhães.
Centro - “Poucos brasileiros conseguiram desenvolver uma trajetória nacional e internacional tão marcante para a cultura do País como Jorge Amado. Sua obra ocupou e continua ocupando espaços fundamentais em vários segmentos, como o teatro, a televisão, a literatura, a música, a gastronomia e as artes plásticas”, comenta Maurício Corso, presidente da Fundação Cultural. Segundo ele, homenagear Jorge Amado é exaltar o    talento e a criatividade do brasileiro, consolidando uma imagem nacional e internacional de País e de povo comprometido com a cultura popular. “A realização deste evento está permitindo, em um só espaço e em um só tempo, o desenvolvimento de diversos ciclos de cultura. O Centenário de Jorge está sendo lembrado em vários países e, por desejo do mesmo em vida, Ilhéus é o centro das comemorações”, reforça.
O escritor Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, distrito de Ferradas, município de Itabuna, Sul da Bahia. Filho do cacauicultor João Amado de Faria e de d. Eulália Leal Amado, Jorge passou a infância e parte da adolescência em Ilhéus. A obra literária de Jorge conheceu inúmeras adaptações para o cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba em várias partes do Brasil. Seus livros foram traduzidos em 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em formato de áudio-livro. O romancista morreu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001. Seu corpo foi cremado e suas cinzas enterradas no jardim de sua residência, na Rua Alagoinhas, no bairro do Rio Vermelho, no dia em que completaria 89 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário