terça-feira, 21 de agosto de 2012

Ilhéus intensifica o combate à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância a Saúde e da Coordenação de Endemias, continua adotando estratégias com o objetivo de combater o mosquito da dengue em Ilhéus. Uma das ações realizadas pela coordenação de campo de endemias, nestes últimos três meses, foi a mudança na metodologia de trabalho. As equipes de agentes de endemias foram regionalizadas e dividas por zonas da cidade. O objetivo desta mudança foi otimizar e facilitar o trabalho por parte dos agentes. 
Segundo o coordenador de campo da Coordenação de Endemias, Paulo Barbosa dos Santos, já podem ser observados reflexos positivos, a exemplo do aumento no número de imóveis trabalhados e, consequentemente, um decréscimo do percentual de infestação e da quantidade de casos. O índice de infestação predial do município é de 7,6% para este mês de agosto. “Este ainda não é o número ideal, mas já representa uma queda em comparação aos números registrados nos meses de abril e maio, que eram em torno de 9,1%”, explica o coordenador. 
Os trabalhos de rotina realizados pelos agentes de endemias continuam, com as visitas aos imóveis, orientando os moradores executando o combate aos criadouros, além da colocação do larvicida. Além disso, está sendo realizado um reforço no serviço de bloqueio da doença, através da aplicação de fumacê costal nas localidades com grandes notificações de casos. De janeiro a agosto deste ano foram registrados 2.579 casos, sendo que desde o mês de julho houve uma queda desde número, sendo registrados apenas 35 casos. 
A equipe de educação também realiza ações específicas, objetivando a conscientização da população quanto às formas de prevenção contra a dengue. Entre os trabalhos realizados estão a visitação nas casas, palestras em escolas, reuniões com comunidade, associação de moradores e conselhos locais de saúde e instituições religiosas dos bairros. 
A população é o principal parceiro na luta contra a dengue e por isso não deve descuidar de algumas ações simples de prevenção. As ações realizadas pela Secretaria da Saúde são no sentido de eliminar os criadouros, reduzir os níveis de infestação, e tranquilizar a população, mas é de extrema importância a participação da comunidade, que deve manter os quintais limpos, evitando locais com água parada para não deixar que o mosquito prolifere. A população pode tirar dúvidas e fazer denúncias sobre a dengue através dos telefones (73) 3231-7880/3231-6990. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário