terça-feira, 7 de agosto de 2012

Jorge Amado, 100 Anos: UESC Participa da Feira Literária

A reitora da UESC, Adélia Pinheiro no Cabaré Literário

Palestra da reitora Adélia Pinheiro no Cabaré Literário
Como parte das comemorações do centenário do escritor Jorge Amado, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) participa da Feira Literária que acontece no Centro de Convenções de Ilhéus, entre os dias 5 e 11 de agosto de 2012. O evento integra o Festival Amar Amado, idealizado especialmente para festejar o primeiro centenário de nascimento do escritor, uma das principais referências da cultura baiana e brasileira. Todas as atividades do festival são gratuitas e abertas ao público em geral. 
O PROLER, Projeto de Incentivo à Leitura da UESC, participa da Feira Literária na programação intitulada “Amadas Leiturinhas”, durante todos os dias do evento, e receberá aproximadamente 2.000 crianças de diversas escolas, já devidamente agendadas para as visitas, conforme informação da professora Glória de Fátima Lima dos Santos, coordenadora do PROLER. 
A programação do estande “Amadas Leiturinhas” constará de teatralização e contação da história infantil de Jorge Amado, “A bola e o goleiro”. A escritora de livro infantil, Neila Brasil, participará do evento no estande contando histórias e apresentando seu livro “Maricota e as formigas”. A curadoria do “Amadas Leiturinhas” está sob a responsabilidade da coordenadora do PROLER e de Dominique Steiner, da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci).
Editus – A Editora da UESC também está presente à Feira Literária do Festival Amar Amado com um estande em que expõe grande parte dos títulos produzidos na Editus. Dois livros com o selo da Editora da UESC serão lançados durante o evento. No dia 9 de agosto, às 18 horas, no espaço Terreiro de Poesia, também no Centro de Convenções de Ilhéus, será lançado “A Odisseia de Jorge Amado”, de autoria de Piligra. E no dia 11, às 18 horas, haverá o lançamento de “Alforrias”, livro de poesias da atriz Rita Santana.
Outras atividades também contarão com a participação de professores da UESC. A reitora Adélia Pinheiro será a mediadora da mesa redonda que terá o jornalista e professor baiano Florisvaldo Mattos e a russa Elena Beliakova, no dia 6 de agosto, às 20 horas, no espaço Cabaré Literário, que tem como curador José Inácio Vieira de Melo. Na terça-feira, dia 7, a mesa redonda do Cabaré Literário será mediada pelo professor André Rosa, com a participação dos professores Ruy Póvoas e Roberval Pereyr. 
No dia 8, a professora Tica Simões, coordenadora do núcleo ICER - Identidade Cultural e Expressões Regionais, da UESC, participará da mesa redonda ao lado do professor Carlos Emílio Corrêa Lima, do Ceará, sob a mediação do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso. O escritor Cyro de Mattos participa do Cabaré Literário no dia 9, ao lado de Salgado Maranhão, do Maranhão, tendo como mediador o baiano Cleberton Santos. 
A programação do espaço Terreiro de Poesia, na quarta-feira, dia 8, às 21 horas, inclui o lançamento do livro “9 mulheres e 8 Janelas: Quando vidas reservam silêncios”, romance de autoria da professora Josanne Morais, e “Morte e Gênero: Estudos sobre a obra de Jorge Amado”, obra de Ensaios, assinada pelos professores André Rosa e Sandra Sacramento, pela editora Via Litterarum. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário