sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Terreiro da Poesia foi destaque na Feira Literária de Ilhéus

Atraindo mais de 1000 pessoas por noite, o Terreiro da Poesia foi espaço de destaque da Feira Literária de Ilhéus, que fez parte das comemorações ao centenário de Jorge Amado. A iniciativa foi comandada pela Casa dos Artistas de Ilhéus, reunindo autores e artistas regionais. “A estrutura foi inspirada nos projetos Rock & Poesia e Improviso, Oxente!, misturando música, literatura, dança e cordel. Com essa dinâmica, acabou sendo o grande chamariz do evento”, explicou o curador da atividade, Gustavo Felicíssimo. 
A programação diversificada do Terreiro da Poesia aconteceu entre os últimos dias 06 e 11, no Centro de Convenções. A iniciativa atraiu, até mesmo, duas escolas de Travessão, distrito de Camamu localizado a cerca de 100 quilômetros de Ilhéus. Os alunos vieram para conhecer o trabalho do repentista Azulão Baiano e dos cordelistas Gilton Thomaz e Janete Lainha. O sucesso do espaço foi tanto que a iniciativa já está garantida na próxima Feira Literária, que homenageará o centenário de Vinícius de Moraes, e a curadoria geral ficará a cargo de Gustavo Felicíssimo. 
Além do Terreiro da Poesia, o público pôde conhecer as obras da editora Mondrongo, que pertence ao Teatro Popular de Ilhéus, grupo que administra a Casa dos Artistas. Na ocasião, foram lançados quatro novos livros: “Procura e outros poemas”, de Gustavo Felicíssimo; “Morte e Gênero - estudo sobre a obra de Jorge Amado”, de André Rosa e Sandra Sacramento; “Poesia Seleta”, de Adelmo Oliveira e “Revelações do Grotão”, de Miguel Carneiro, um dos maiores contistas baianos da atualidade. A publicadora dividiu stand com a Via Litterarum. O espaço foi preparado para atrair os leitores e deixá-los confortáveis. Alguns móveis do ambiente vieram de antiquários da região. 
A Mondrongo estreou no cenário literário em setembro de 2011, com livro “Teodorico Majestade e o Inspetor Geral”, de Romualdo Lisboa. Para celebrar o primeiro ano da editora, está sendo preparada uma festa especial com o lançamento de textos inéditos de Jorge Araújo e do livro bilíngue do romancista Aleilton Fonseca, cuja obra também será promovida na França e Canadá. Outra novidade serão os cartões postais do livro “Inúmera”, de Daniela Galdino, reunindo fotografias de leitoras da obra ao redor do mundo. 
Confira a programação da Casa 
O Grupo Teatral Maktub fecha sua participação no projeto Sextas de Jorge, na Casa dos Artistas de Ilhéus. Às 20 horas desta sexta-feira (17), o grupo apresenta a peça “Das Matas ao Progresso”, que reúne personagens de Jorge Amado para contar histórias do auge à decadência do cacau em Ilhéus. O Sextas de Jorge continua na próxima semana com “Berro D’Água”, do Grupo Vozes. A peça será apresentada nos dias 24 e 31, às 20 horas. 
E neste sábado (18), tem o projeto Sábado Sim. A partir das 20 horas, duas bandas do cenário alternativo sobem ao palco do Teatro Pedro Mattos. Desta vez serão os grupos Improviso Nordestino e Manzuá. As entradas para os espetáculos teatrais e os shows custam R$ 10 e R$ 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário