quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Maria Prestes lança na UESC "Meu companheiro: 40 anos ao lado de Luis Carlos Prestes"

A Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, promove, no proximo dia 18, o "I Encontro Roda de Conversa dos Pibidianos de Ciências Sociais, História e Filosofia". O evento, contará com a presença de Dona Maria Prestes relançando o livro de sua autoria "Meu companheiro: 40 anos ao lado de Luis Carlos Prestes", no auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto, às 16 horas com o credenciamento, e às 19 horas, palestra e lançamento do livro. 
Aos 82 anos, Maria Prestes, nascida Altamira Rodrigues Sobral, continua atuante, apesar da idade. Não tanto como quando a jovem e militante comunista enfrentou, ao lado de Luis Carlos Prestes, com quem viveu por 40 anos, os perigos que ameaçavam a clandestinidade da oposição esquerdista no Brasil e, ao mesmo tempo, uma desafiadora e intensa história de amor. 
Segundo Dona Maria Prestes, "o livro é uma contribuição para os brasileiros e latino-americanos conhecerem o lado humano de Prestes com a família, com os filhos, no convívio de uma casa e de um lar, com as mesmas preocupações que qualquer pai tem para com seus filhos." 
A fibra e a simplicidade de mulher forte que Maria Prestes carrega tem um lastro. Ela é filha de agricultores pernambucanos e militantes na política. E, foi assim, nas atividades políticas da militância comunista que ela conheceu Luis Carlos Prestes, " O Cavaleiro da Esperança" chamavam-no os mais íntimos. “Falar sobre os anos de luta ao lado do marido é sempre um momento de emoção, ele foi um homem que se dedicou por mudanças sociais no Brasil e, até hoje, seu nome é bem lembrado e querido”, garante ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário