quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Profissionais de beleza realizam seminário regional em Itabuna

No sul da Bahia tem crescido o número de profissionais atuando nas atividades de salões de beleza e cosméticos. Levantamento feito por técnicos do Sebrae revela que o ramo de salão de beleza foi o que mais formalizou Empreendedores Individuais na região entre julho de 2009 e maio de 2011. Em função disso, as vendas dos produtos e serviços aumentaram consideravelmente e o setor passou a exigir profissionais ainda mais especializados. Com a proposta de profissionalizar ainda mais o setor, acontece o “Seminário para profissionais de beleza”, nos dias 24 e 25 de setembro, na sede da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) de Itabuna. As inscrições já podem ser feitas no Sebrae em Ilhéus, na avenida Dois de Julho, Centro Histórico, ou no Ponto de Atendimento em Itabuna, localizado na avenida Francisco Ribeiro Junior, 198, Edifício Atlanta Center - Térreo. O investimento é de 60 reais.
O evento é realizado pela Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Mineração (SICM) e as Associações dos Profissionais de Beleza e Cosméticos de Itabuna (Asbeles) e de Ilhéus (Asbelc), criadas a partir do estímulo e da organização do Sebrae. No Seminário, especialistas em beleza do mercado nacional vão ministrar palestras e cursos práticos, apresentando a evolução do mercado e as oportunidades que os profissionais da região podem ter para expansão do seu negócio.
De acordo com a gestora do projeto Comércio e Serviços do Sebrae no sul da Bahia, Karla Peixoto, o setor passa por um grande momento. “Os salões de beleza estão agregando cada vez mais serviços, saindo do corte de cabelo e tratamento de unhas para um universo de atividades bem mais amplo”, revela. “Agora a população está utilizando com muito mais frequência tratamentos estéticos, tingimentos, depilação, podologia, tratamentos capilares completos e esteticistas. Esse cenário mostra uma diversidade maior dos serviços, uso de tecnologias cada vez mais avançadas e a venda de produtos voltados para o setor de beleza”, completa. De acordo com Karla, o conceito de salão de beleza passa a incluir não só preocupações com a beleza, mas também com a saúde das pessoas. “Qualificar é também atender a clientela com segurança”, completa o presidente da Asbeles, Edilson Melo.
Em Ilhéus estão em funcionamento aproximadamente mil salões de beleza, segundo dados da associação local. Em Itabuna, 480 estabelecimentos estão inscritos no setor de Vigilância Sanitária, mas com o número de informais, a cidade, segundo estimativa de Edilson Melo, possui cerca de 1,3 mil estabelecimentos. A maior parte funciona nos bairros e ainda na informalidade em ambas as cidades. “Apenas 30% são Empreendedores Individuais em Ilhéus”, calcula o conselheiro da associação local, Celcídio Fernandes Teixeira. Por conta destes profissionais, no período do evento, o Sebrae vai montar uma estrutura de atendimento para a formalização de novos Empreendedores Individuais.
Para atrair o maior número possível de interessados, estão confirmadas no Seminário as presenças de nomes como Paulo Monteiro e Ednancy Cardoso, de São Paulo, que vão falar sobre “Coloração e Mechas: Tendência para 2013”, e o da baiana Maria Helena Santos Araújo, uma hair design de sucesso que falará sobre “Visagismo: a arte de uma imagem pessoal”. Outros palestrantes também falarão sobre a satisfação do cliente.
O evento, que conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, da Caixa Econômica Federal e das empresas Maxiline e Sempre Bela, tem o apoio da FTC, Banco do Brasil, Associação Comercial, Sindicato do Comércio Varejista do Município de Itabuna (Sindicom), CDL de Itabuna e Banco do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário