segunda-feira, 24 de setembro de 2012

UESC assina convenio com a Seagri e Car para criação de Centro de Capacitação em Agricultura Familiar



 A Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC terá um Centro de Capacitação em Agricultura Familiar em seu campus, no bairro Salobrinho, em Ilhéus. Nesse sentido, um termo de cooperação entre a Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e a Universidade foi assinado na noite de sexta-feira (21), em solenidade realizada na Exposição Agropecuária de Itabuna (Expofenita).

Para a reitora da UESC, professora Adélia Pinheiro, "a cooperação entre a Universidade, Car e Seagri é uma ótima oportunidade de aprendizado para os alunos. Este primeiro passo beneficiará em muito a agricultura familiar, principalmente no desenvolvimento do Programa Vida Melhor e para os agricultores. Teremos um grande centro de capacitação, onde os estudantes poderão estudar, trabalhar e conhecer melhor a vivência no campo de forma prática, integral e contínua” afirmou.
“O objetivo dessa iniciativa é oferecer suporte e aproximar os estudantes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária com a vivência do campo, proporcionando experiência profissional para os estudantes”, explicou Vivaldo Mendonça, acrescentando que a idéia vem sendo discutida pelos parceiros há pouco mais de cinco meses.

O secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, informou que o centro deverá ser implantado e entrar em funcionamento em pouco tempo. Para ele, a parceria celebrada terá grande importância no sentido de contribuir para a formação acadêmica dos estudantes de Agronomia e Veterinária, profissionais muito requisitados num Estado como a Bahia, onde a produção agropecuária responde por 24% do PIB, 30% dos empregos e 42% das exportações.

Na visão de Wilson Dias, superintendente de Agricultura Familiar da Seagri (Suaf), o centro contribuirá para aplicação de tecnologias na agropecuária. “Este centro servirá para a reprodução de novos conhecimentos e, principalmente, para o intercâmbio entre agricultores e estudantes. Com ele, teremos maior capacidade de qualificação dos nossos profissionais” disse Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário