quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Galinheiros recicláveis para criação de aves caipiras

Galinheiro pet
A criação de aves caipiras e o aproveitamento sustentável de garrafas pet e de vidro para construção de galinheiros são cursos que vêm sendo ministrados em 12 assentamentos baianos, pela Assessoria Técnica do Incra dos núcleos operacionais de Vitória da Conquista e Encruzilhada. O objetivo é alcançar as 29 áreas de reforma agrária da região Sudoeste. O próximo treinamento ocorrerá nos dias 25 e 26 de outubro, no assentamento Cedro, localizado no município de Vitória da Conquista e onde residem 59 famílias. 
A técnica agropecuária do Incra, idealizadora do projeto, Maria Alexandrina de Oliveira, explica que ensina como as famílias podem melhorar a produtividade e a qualidade dos ovos e da carne. “Dentre os assuntos abordados, cito raças mais indicadas, sistemas de criação, como realizar o manejo alimentar, os cuidados sanitário necessários, as instalações e os equipamentos. Então, confeccionamos, juntos, bebedouros com garrafas pet ou pratinhos de goiabadas”, esclarece. 
Ao todo, 734 famílias assentadas tiveram a oportunidade de participar do primeiro ciclo das palestras, que também estimulam os trabalhadores rurais a retirar do lixo materiais como garrafas plásticas e de vidro, para serem reaproveitados de modo sustentável na criação das aves. 
A técnica do Incra garante que a cada curso a reação é imediata. “As famílias se interessam em aprender e realizar construções com recicláveis, mas trata-se de uma mudança de cultura e costumes que elas precisam adotar”, resume. O próximo passo dado por Alexandrina é a realização de uma oficina. 
Galinheiro pet 
A primeira oficina aconteceu no assentamento Brejão/Cama de Vara, no município de Encruzilhada. Lá residem 61 famílias, que já começaram a construir um galinheiro de garrafas pet. “É apenas um começo. Uma semente plantada de novas ideias que melhora a produtividade e entusiasma as famílias pela novidade”, pondera a técnica. 
Dentre os assentamentos inseridos no projeto, também já recepcionaram as palestras o Gameleira (situado no município de Itambé), Boa Sorte (em Wenceslau Guimarães), Primavera (em Encruzilhada), Pátria Livre (em Barra do Choça), Rancho dos Teixeiras (em Cândido Sales) e Cipó, Conquista do Rio Pardo, Novo Horizonte e Lagoa Nova (os quatro últimos localizados em Vitória da Conquista).

Um comentário: