segunda-feira, 29 de outubro de 2012

"Resíduos sólidos" é o tema do V Seminário em Estudos de Impactos Ambientais da UESC

O "V SEMEIA - Seminário em Estudos de Impactos Ambientais," será realizado de 12 a 14 se novembro na UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, com o tema central é “Resíduos Sólidos”. A proposta do evento é de contribuir na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) na região Sul e Sudoeste da Bahia, áreas de influência da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz e da UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, respectivamente.
O evento vai abordar, de forma multidisciplinar, os aspectos legais, sociais, econômicos, ambientais e institucionais envolvidos na problemática do gerenciamento dos resíduos sólidos.
O Seminário em Estudos de Impactos Ambientais tem caráter técnico-científico e educacional e tem o objetivo principal motivar o intercâmbio entre discentes, docentes, profissionais liberais e gestores públicos que atuam na área de gestão municipal, gestão de resíduos sólidos e tecnologias fomentando a integração de ações de ensino de graduação e de pós-graduação com a extensão.

O V SEMEIA será aberto às 18 horas do dia 12 de novembro com a conferência do jornalista Washington Novaes ("O Estado de São Paulo" / "O Popular"/ "TV Cultura"). Na terça-feira, (13/11), as atividades serão retomadas às 13 horas com o painel abordando "Gerenciamento dos resíduos sólidos e aspectos institucionais e legais da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos". A palestra de abertura, "Panorama nacional e desafios do gerenciamento dos resíduos sólidos na Implementação da PNRS." será apresentada por Darci B. Campani, Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Diretor Regional da ABES.

A programação segue com musa redonda com: Andrea de Barros (IBAM), destacando "Os desafios da implementação dos Sistemas de Logísticas Reversa no país"; Sabine Robra (BioMA-UESC) "A experiência alemã no gerenciamento de resíduos sólidos: aspectos do tratamento"; Representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Salvador (SEDUR), "Os desafios do gerenciamento de resíduos sólidos no estado da Bahia.
O painel "Aspectos sociais, econômicos e ambientais da gestão de resíduos sólidos" será aberto às 13 horas de quarta feira (14/11) com a palestra "A viabilidade econômica e ambiental das formas de reaproveitamento e tratamentos dos resíduos sólidos " apresentada por Márcio Amazonas, Gerente para América Latina da Plastic Technologies Inc. (Atlanta, EUA) seguida de mesa redonda com: Sabetai Calderoni (Instituto Brasil Ambiente) abordando "Aspectos econômicos – custo do manejo de resíduos sólidos urbanos e as externalidades"; Alex Rodrigues Nogueira(USP) "Impactos ambientais e o ciclo de vida dos produtos da extração de recursos até a destinação final dos resíduos sólidos"; Carlos Henrique de Oliveira (Instituto Pólis), Propostas e desafios na sustentabilidade social do gerenciamento dos resíduos sólidos
Serviço:
O que: "V SEMEIA - Seminário em Estudos de Impactos Ambientais,"
Onde: Campus da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus/BA
Quando: 12 a 14 de novembro
Tema central: Resíduos Sólidos
Informações: informacoessemeia@gmail.com (73)3680-5275 - (73) 3680-5274

Nenhum comentário:

Postar um comentário