sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Galeria do teatro expõe telas de Jane Hilda e Marlove quadros em dezembro

Na vernissage, segunda-feira, 3, Daniel Thame autografa livro, e o músico jan costa faz show com voz e violão 
Acontece nesta segunda-feira, 3 de dezembro, às 18 horas, na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus, a abertura da exposição “Bahia de Jorge e outros Amados Mundos”, da artista plástica Jane Hilda Badaró, com participação especial da artista plástica Marlove Quadros e de vinte (20) alunos do Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira. Na vernissage haverá ainda participação do jornalista e escritor Daniel Thame, em autógrafos de seu livro mais recente “Jorge 100 anos Amado - um tributo ao eterno Menino Grapiúna”, e do cantor e compositor grapiúna Jan Costa, com voz e violão. 
Conforme Jane Hilda, a exposição fecha o ciclo dos trabalhos desenvolvidos em 2012, quando realizou diversas mostras na cidade de Ilhéus com a série de telas pintadas em homenagem ao centenário do escritor Jorge Amado, e, neste contexto, participou também, como expositora, do Salão Internacional de Arte Contemporânea, no Carrousel Du Louvre, em Paris, sob a chancela do Ministério da Cultura do Brasil, através do programa de Intercâmbio e Difusão Cultural. 
Em contrapartida pelo subsídio recebido do MINC, Jane Hilda promoveu, em novembro último, o workshop “O Despertar dos Dons” na casa de Cultura Jorge Amado, juntamente com a artista plástica, professora de arte e Arteterapeuta Marlove Quadros. “Tivemos um dia de vivências, com projeção de vídeos mostrando importantes obras da história da arte, além de visita à casa Jorge Amado, e momentos de criação artística. Os trabalhos produzidos no workshop farão parte desta exposição. É uma maneira de abrir os horizontes e mostrar um novo mundo para estes jovens. Eles estão muito felizes com a experiência”,diz Marlove. 
O jornalista e escritor Daniel Thame, que lançou seu mais recente livro de contos, “Jorge100 anosAmado- tributo a um eterno Menino Grapiúna”, durante o Festival Amar Amado, também estará presente, autografando seus livros. Para ele, “essa fusão de manifestações artísticas é importante, especialmente para despertar nos jovens o gosto pela cultura”. “E é gratificante celebrar Jorge Amado nessa cidade mítica, onde ele deu os primeiros passos na literatura”. Em outubro, Daniel Thame foi um dos convidados da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) em que abordou a obra de Jorge Amado, ao lado da historiadora norteamericana Mary Ahn Mahony. 
O evento, com entrada franca, acontecerá ao som do violão e de bela cantoria de Jan Costa, e tem apoio cultural do Ministério da Cultura –MINC, Fundação Cultural de Ilhéus e Colégio Estadual Paulo Américo.

Um comentário: