terça-feira, 18 de dezembro de 2012

UESC realiza Seminário do Programa de Apoio Gerencial Institucional para prefeitos e vice-prefeitos eleitos

Os prefeitos e vice-prefeitos eleitos foram convidados para participar do 1º Seminário do Programa de Apoio Gerencial Institucional às Prefeituras da Região Litoral Sul (AGIR–LS). O evento será realizado nesta quinta-feira (20) das 8 às 13 horas, no auditório do 5º andar do edifício José Haroldo Castro Vieira, na UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz. 
O Seminário vai apresentar o esboço central do programa AGIR - LS, compartilhar responsabilidades e consignar compromissos para execução do trabalho. Objetivo do Programa AGIR é propiciar meios para qualificar e aperfeiçoar os gestores públicos municipais nas áreas estratégicas para o desenvolvimento local, com vistas a aumentar a eficiência e eficácia na execução de políticas públicas e na condução de sua implementação. 
Além da UESC o evento envolve a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia-AMURC, Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia, Colegiado do Território do Litoral Sul da Bahia, com o apoio da Caixa Econômica Federal - Superintendência de Itabuna e será executado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade. 
De acordo com o pró-reitor, professor Raimundo Bonfim dos Santos, "a Região Litoral Sul, a exemplo de outros locais do Estado da Bahia, abriga um número elevado de pessoas vivendo em condições de pobreza, dependentes do Bolsa Família, em situação de vulnerabilidade social. Nesse espaço, a quantidade de empregos formais é limitada, bem abaixo da média nacional; a renda per capita é também inferior e as possibilidades de superação para conquista de cidadania passam pela implementação de políticas públicas em nível de desenvolvimento local." 
- Assim, torna-se imperioso qualificar e aprimorar a gestão pública municipal, preparando os gestores e dirigentes dos primeiro e segundo escalões dos municípios para desenvolver ações, atender a desafios e viabilizar iniciativas compatíveis com a sua realidade, assegurando melhores condições de vida para a população e proporcionando o seu empoderamento -, sentencia o pró-reitor de Extensão da UESC. 

PROGRAMAÇÃO: 
Instalação do Seminário 
Prof/Dr.ª Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro – Reitora da UESC 
Cláudio Antônio Kalil Dourado – Presidente da AMURC 
Apresentação do porquê da parceria UESC/AMURC 
Palestrante: Luciano Robson Rodrigues Veiga 
Apresentação do esboço do AGIR – LS 
Palestrante: Prof. Raimundo Bonfim dos Santos 
Painel – Ações e Propostas do AGIR-LS: 
ADMINISTRAÇÃO: Diretora do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis – Prof.ª Mayana Brandão dos Santos (DCAC) 
AGRICULTURA: Diretora do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais – Prof.ª Agna Almeida Menezes (DCAA) 
ECONOMIA: Diretor do Departamento de Economia - Prof. Sócrates Jacobo Moquete Guzmán (DCEC) 
EDUCAÇÃO: Diretora do Departamento de Ciências da Educação – Prof.ª Emília Peixoto Vieira (DCIE) 
DIREITO: Diretor do Departamento de Ciências Jurídicas – Prof. Guilhardes de Jesus Júnior 
MEIO AMBIENTE – Resíduos Sólidos: Diretor do Departamento de Ciências Biológicas – Prof. Renato Fontana (DCB) e Diretor do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – Prof. Carlos Roberto Felício (DCET) 
CULTURA: Diretor do Departamento de Letras e Artes – Prof. Samuel Leandro Oliveira de Mattos (DLA) 
Apresentação – Consórcios Municipais 
Palestrante: Maurício Nunes Ferreira 

Serviço: 
O que: 1º Seminário do Programa de Apoio Gerencial Institucional às Prefeituras da Região Litoral Sul (AGIR–LS). 
Quando: Quinta-feira (20 de dezembro de 2012) 
Hora: 8 às 13 horas 
Onde: auditório do 5º andar do edifício José Haroldo Castro Vieira, na UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário