terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Posse da reitora Adélia Pinheiro será dia 2 de fevereiro

Reitora e Vice reiteram o comprometimento com o crescimento e desenvolvimento da UESC com excelência, através de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimentoA posse da Reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro e do Vice - Reitor, Evandro Sena Freire será às 19h30min, de quinta-feira (2 de fevereiro), no auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (Ilhéus-Bahia). A solenidade será presidida pelo secretário de Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto Filho.
A reitora eleita Adélia Pinheiro toma posse comprometida com a busca da excelência no fazer universitário em todas as políticas institucionais através de ações que priorizem a articulação entre a competência interna instalada, o fortalecimento da infraestrutura e a agilidade nos processos-meio, com o objetivo de atendimento às demandas da sociedade, com ênfase nas comunidades da área de abrangência geoeducacional da UESC. Do mesmo modo, a busca no aprofundamento dos valores da autonomia, democratização e ética, com foco na excelência e sempre aliado à sustentabilidade institucional, em uma gestão pública vinculada à eficiência, eficácia, impessoalidade e publicidade.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

UESC divulgou resultado do Vestibular

A UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz divulgou o resultado do Vestibular 2012. Os 800 candidatos aprovados para ingresso no primeiro semestre terão de 20 a 30 de março para comparecer ao colegiado do respectivo  curso e confirmar a matrícula. Já para aqueles alunos aprovados para ingresso no segundo semestre, a matrícula será de 17 a 31 de agosto. Confira o resultado: www.uesc.br

Fundação Cultural e MinC trazem a Ilhéus Programa de Capacitação em Projetos Culturais

A primeira etapa do Programa de Capacitação em Projetos Culturais 2012 já está com as inscrições abertas, viabilizada através de uma parceria entre a Fundação Cultural de Ilhéus e o Ministério da Cultura. O curso de nivelamento à distância é o primeiro passo para aqueles que desejarem participar da seleção para as oficinas presenciais (2ª etapa) que serão realizadas em Ilhéus, único município da Bahia a realizar o Curso que acontece ainda em mais oito cidades em todo o Brasil.
O programa é gratuito e viabilizado através da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura e da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, contando também com a parceria da FGV, Sesi e do Itaú Cultural. Seu objetivo é capacitar, de forma continuada, agentes culturais dos setores público e privado, com a finalidade de qualificar a demanda no setor cultural. Além disso, visa contribuir para a melhoria dos resultados dos projetos culturais, por meio da formação de uma nova cultura gerencial comprometida com a transformação dos setores público e privado, responsáveis pela administração da área cultural.

Projeto da UESC busca vocações produtivas em comunidades de Ilhéus

Diagnóstico será feito em 15 comunidades da zona norte do município Equipe de 13 professores e alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) visitará, nas próximas semanas, comunidades do entorno da área onde será implantado o Porto Sul, com o objetivo de mapear suas vocações produtivas. As informações coletadas irão compor o Diagnóstico Mercadológico Participativo, que poderá servir como base para futuros projetos de geração de renda.

Limites de Ilhéus e Itabuna e de outros municipios o território Litoral Sul serão atualizados nesta terça

O projeto de atualização das divisas intermunicipais do estado terá continuidade no dia 31 de janeiro, quando o diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Geraldo Reis, o presidente da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembléia Legislativa da Bahia, João Bonfim, técnicos da SEI, uma autarquia da Secretaria do Planejamento, e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se reunirão na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus.
O encontro inicia o trabalho de redefinição dos limites territoriais do território de identidade Litoral Sul, composto por 26 municípios, cujas prefeituras foram convidadas pela SEI para participar da reunião, que será realizada no auditório da torre administrativa da UESC (Ilhéus-Ba), 5º andar, às 15h30. Os municípios que formam o Litoral Sul são Maraú, Ubaitaba, Itacaré, Aurelino Leal, Uruçuca, Itapitanga, Coaraci, Almadina, Floresta Azul, Ibicaraí, Itapé, Itajuípe, Barro Preto/Lomanto Junior, Ilhéus, Itabuna, Buerarema, São José da Vitória, Arataca, Una, Santa Luzia, Canavieiras, Jussari, Itaju do Colônia, Pau Brasil, Camacan e Mascote.

Maria Bonita será lembrada em Salvador nas comemorações do 8 de Março


Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita será homenageada em Salvador no próximo dia 8 de marco, sua data de nascimento, quando também é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Primeira figura feminina a entrar num grupo de cangaceiros, a companheira de Lampião virou exemplo de mulher determinada, bastante admirada pelos movimentos sociais e feministas. A neta do casal Lampião e Maria Bonita, Vera Ferreira, foi recebida em Salvador, na quinta-feira (26), pelas representantes da Secretária Estadual de Políticas para Mulheres (SPM).
A ideia é fazer na capital o lançamento do livro Bonita Maria do Capitão, publicação que marca o centenário de Maria Bonita, seguido de exposição de fotos. A única filha do casal de canganceiros, Expedita Ferreira Nunes, 79 anos, hoje morando em Aracaju (SE), deverá comparecer ao ato. “Somos sempre bem recebidas na Bahia. Aqui, há um interesse muito grande pelo assunto. Será uma forma de lembrar a história”, destacou Vera Ferreira, uma das organizadoras do livro.

Estado concederá primeira licença para empreendimento integrado

Durante reunião ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram), na manhã desta sexta-feira (27), técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hidricos (Inema) anunciaram que o Estado da Bahia vai conceder a primeira licença ambiental para um conjunto de empreendimentos da mesma natureza. Trata-se do Agropolo Mucugê/Ibicoara, que é constituído por diversos imóveis rurais e abrange os municípios de Mucugê, Ibicoara, Barra da Estiva e Boninal, na região da Chapada Diamantina. O empreendimento se encontra em fase de análise do termo de referência – documento que contém os estudos ambientais para obtenção da licença – e será a primeira experiência na Bahia desta modalidade de licenciamento.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Grupo de “O Mágico de Oz” volta a Ilhéus com mais uma superprodução: “A Bela e a Fera”

Inspirado nos musicais da Broadway e na obra baseada no livro original de Jeanne Le Prince, o musical A Bela e a Fera será apresentado em Ilhéus, sul do estado, nos dias 10 (19 horas) e 11 de março (17 horas), no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. O espetáculo tem a direção do italiano Billy Bond, considerado o maior diretor de musicais em atividade no Brasil, responsável por trabalhos como O Mágico de Oz, sucesso de público e crítica no ano passado, em Ilhéus. Trata-se de mais uma superprodução que, no sul da Bahia, é assinada pela MVU/M21 Eventos, e conta com a participação de 200 profissionais, entre eles 22 atores que interpretam 40 personagens em cena. O espetáculo apresenta ainda mais de 180 figurinos, 4 cenários principais, 10 toneladas de equipamentos, muita pirotecnia e efeitos visuais deslumbrantes.

Diário da CNBB

REFLEXÃO
Muitas vezes tentamos explicar a realidade do Reino de Deus de uma forma muito complicada, repleta de elaborações doutrinais e de palavras com significados bem específicos que exigem dicionários e conhecimentos específicos em várias ciências para a sua compreensão. Jesus não age assim. Ele procura revelar as verdades do Reino de forma muito simples, compreensível para todas as pessoas, para que os simples e humildes possam acolher a proposta divina e dar a sua adesão a esta proposta sem desanimar diante de dificuldades teóricas e científicas.
NOTÍCIAS
Dom Orani presta solidariedade às vítimas do desabamento no Rio
Seminário Nacional marca preparação para próximo intereclesial
Setor Universidades reúne colaboradores e debate Plano Quadrienal
Dom Orani presta solidariedade às vítimas do desabamento no Rio
O desabamento de três edifícios na avenida Treze de Maio, no centro da cidade do Rio de Janeiro provoca comoção em todo o país. Até a manhã desta sexta-feira, sete corpos foram localizados pelos bombeiros, que trabalham incessantemente no local. Vinte pessoas ainda estão desaparecidas. O governador do estado, Sérgio Cabral, decretou luto oficial de três dias.
O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, divulgou nota sobre a tragédia, que reproduzimos na íntegra:
Nota do arcebispo sobre o desabamento no centro do RioJuntamente com toda a comunidade arquidiocesana, manifesto a minha solidariedade e o meu pesar a todas as pessoas e familiares vítimas no desabamento dos três prédios no Centro da cidade, ocorrido na noite de quarta-feira e que resultou em mortos e feridos.
Em espírito de unidade e solidariedade, conclamo a todos que rezem pelos falecidos, pelos feridos e pelas famílias atingidas por essa dor que também é de toda a cidade do Rio.
Confiantes na misericórdia de Deus, convido parentes, amigos e autoridades para a Missa de Sétimo Dia na intenção dos falecidos, a ser realizada no próximo dia 2 de fevereiro, quinta-feira, às 10 horas, na Catedral de São Sebastião, na Avenida República do Chile.
Rio de Janeiro, 26 de janeiro de 2012.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Fórum Social: Rio+20 não pode endossar pirataria e economia verde

por Najla Passos - A luta pelo controle das tecnologias para transformação da biomassa e a tentativa de esconder as mazelas do capitalismo sob a capa de uma 'economia verde' darão o tom da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, marcada para o Rio de Janeiro, em junho, na opinião de ativistas políticos estrangeiros e brasileiros que participam do Fórum Social Mundial Temático.
 “As grandes corporações internacionais já estão preparadas para virem à Rio+20 concretizar o processo de pirataria iniciado na conferência anterior, a Rio 92”, afirma o ativista alemão Pat Roy Mooney, diretor-executivo da ETC Group, incitando os movimentos sociais a fazerem o mesmo.

Itacaré ganhará serviços de videomonitoramento

Preocupado com a segurança da população e dos turistas, o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, acaba de firmar uma parceria Público Privada (PPP) com as empresas flyone (Empresa de Helicópteros), Compushop, Vilas de São José, Txai, Asa de Águia, Eco Resort e Conchas do Mar.
O convênio na área de segurança pública foi viabilizado com a participação importante do Instituto de Turismo de Itacaré (ITI), com quem a prefeitura mantém uma parceria antiga. “Com a realização de diversas ações, estaremos oferecendo mais segurança para os moradores do nosso município e os visitantes que lotam a cidade na alta temporada”, explica Antônio de Anízio.

UESC lança guia bilíngue para uso de motoristas de táxis.

É resultado do Projeto de Extensão “A língua Inglesa para os Profissionais do Turismo”, da professora Patrícia Argolo
A Editus – Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) estará lançando às 18 horas desta sexta-feira (27), no salão nobre Álvaro Melo Vieira, da Associação Comercial de Ilhéus, Praça J.J. Seabra, 39, um guia bilíngue – inglês/português – para uso de motoristas de táxis.
Com o título “Guia de Conversação – Taxista (Inglês para Profissionais do Turismo),” a publicação é resultado do curso de Língua Inglesa para Fins Específicos, parte do projeto de extensão “A Língua Inglesa para Profissionais do Turismo,” coordenado pela professora Patrícia Argôlo Rosa, do Departamento de Letras e Artes da UESC. Os primeiros profissionais envolvidos pelo projeto foram os taxistas da cidade de Ilhéus, que participaram de um curso de inglês modular para atender à rotina da sua profissão no trato com turistas estrangeiros.
A professora Patrícia Argolo diz que “esse guia é o resultado do Curso de Língua Inglesa para Fins Específicos – Taxistas, que faz parte do Projeto de Extensão “A língua Inglesa para os Profissionais do Turismo”, que tem como objetivo capacitar os profissionais do turismo na área de línguas estrangeiras. Para tanto, o referido projeto estrutura-se em um conjunto de ações processuais contínuas de médio prazo, a saber: cursos modulares consecutivos ou não, cooperação interinstitucional e a publicação de guia(s) com mostras discursivas específicas da área de atuação dos participantes.”

Prefeitura começa a contratar aprovados no concurso

Com a proposta de garantir mais transparência e atender o que determina a legislação, a Prefeitura de Ilhéus já está contratando os aprovados no último concurso público realizado no ano passado, objeto do Edital nº 001/2011, para o provimento de vagas nas mais diversas áreas da administração municipal. O secretário da Administração da Prefeitura de Ilhéus, Fernando Hughes, informou que já foram convocados 47 salva-vidas, que já estão inclusive atuando nas praias da cidade, garantindo a segurança dos ilheenses e turistas. Mais três aprovados no concurso de salva-vidas serão convocados nos próximos dias para a realização de exames de psicotestes e provas práticas.

Aterro sanitário do Itariri recebe investimento de R$ 2 milhões

Durante reunião com o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Milton Villas-Bôas, assinou a ordem de serviço para a recuperação da estrutura física e ambiental do aterro sanitário do Itariri. O evento foi realizado nesta quarta-feira (25), na sede da Conder tem a finalidade de garantir a pré-operação do equipamento, que também atende ao município de Uruçuca.

ExpoIlhéus será encerrada no dia 29 de janeiro

Aberta desde o dia 25 de dezembro, a ExpoIlhéus – Feira de moda e Turismo estará funcionando até o próximo domingo, dia 29 de janeiro. O evento, que está na sua 19ª edição, conta com cerca de 60 stands de lojas, além de praça de alimentação com música ao vivo e espaço de jogos eletrônicos, acesso gratuito à internet na zona wi-fi, acesso ao parque de diversões e ala exclusiva para a venda de artigos de artesanato. A expectativa é que até o último dia de funcionamento a ExpoIlhéus receba mais de 250 mil pessoas, entre nativos e turistas. O evento é realizado pela Associação das Indústrias de Confecções Calçados e Acessórios de Ilhéus (Aiccai) em parceria com o Grupo Sigma, Coca Cola, Prefeitura de Ilhéus, Sebrae e Bahia Mineração.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Segurança alimentar e inclusão produtiva estão no Fórum Social

A importância da segurança alimentar e da inclusão produtiva para a redução das desigualdades foi destacada na abertura da programação do Fórum Social Temático (evento que antecede o Fórum Social Mundial), nesta terça-feira (24), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O fórum reúne ativistas de organizações da sociedade civil e representantes de governos de vários países até domingo (29), na capital gaúcha.
 “É muito bom estar no início do Fórum Social, principalmente quando os primeiros temas citados são a segurança alimentar e o ano internacional do cooperativismo”, disse Maya Takagi, secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Cárcere Privado no campo da Embrapa

No Distrito Agropecuário da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), da EMBRAPA AMAZÔNIA OCIDENTAL, localizado na BR-174 a 50 quilômetros de Manaus, possui trabalhadores do campo em péssimas condições de trabalho e mantidos em cárcere privado conforme os próprios trabalhadores que denunciaram no dia 12 de janeiro ao Ministério Público do Trabalho do Amazonas (MPT-AM).

Ilhéus realizará a Conferência Municipal de Transparência e Controle Social

Ilhéus realiza no próximo dia 8 de fevereiro a Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, um encontro do poder público com a sociedade civil organizada que tem por finalidade institucionalizar a participação da comunidade nas atividades de planejamento, gestão e controle de políticas públicas. O evento acontecerá das 8 às 18 horas, no Barravento Praia Hotel, e será aberto a todos os segmentos interessados em discutir sobre a transparência das ações públicas.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Balcão de Justiça já está funcionando em Ilhéus

Gestor do SAC em Ilhéus, Jamil Ocké abriu a solenidade
Começaram as atividades do Balcão de Justiça e Cidadania, inaugurado na manhã de ontem (16) em Ilhéus, no Sul do Estado, a partir de uma parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
A unidade vai funcionar nas instalações do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), na Rua Eustáquio Bastos, no Centro, sob a supervisão do professor de Direito Josevandro Raymundo Nascimento. O horário de atendimento é das 8h às 18h.

Segundo a Prefeitura: Obras do aterro sanitário dificultam a descarga do lixo

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, informa que a coleta de lixo da cidade atravessa, momentaneamente, por problemas devido às dificuldades de descarga dos caminhões compactadores, o que deverá ser solucionado até esta quarta-feira (25). Os contratempos, segundo o secretário, têm como causa a abertura de novas áreas do aterro sanitário, resultando no atolamento dos carros compactadores.

Paulo Mourão e viola invadem a Costa do Dendê

O violeiro PAULO MOURÃO se apresenta no sábado, 28 de janeiro, no CLUBE SOCIAL DE ILHA GRANDE -CAMAMU, a conhecida COSTA DO DENDÊ, da Bahia. O artista se diz feliz por levar seu trabalho a uma região tão rica e plena de cultura popular. “Toda a Costa do Dendê guarda elementos da cultura afro dos mais variados povos negros que ali se refugiaram nos séculos passados. Resistência, essa é a palavra mágica que mantém os oprimidos unidos e fortes!”

Começa hoje o Fórum Temático

Discussões ocorrem em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Propostas serão enviadas para a Rio +20
Como tornar o mundo um ambiente sustentável para se viver começa a ser debatido hoje em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo pelos participantes do Fórum Social Temático (FST) 2012, braço do Fórum Social Mundial (FSM), nascido na Capital em 2002. Até domingo, líderes vão expor suas plataformas de governo aos representantes da sociedade civil organizada de vários países nas oficinas do fórum e em eventos paralelos.

Ilheus atulhada de lixo e desgoverno

Muito lixo
O excesso de lixo que não é recolhido desde quinta-feira(20 de janeiro) e a ausência do poder público motivaram um protesto de moradores que da rua Madre Thais, Na manhã de hoje (terça-feira 24, empilharam sacos de lixo  em frente ao Convento Nossa Senhora da Piedade, interditando a rua.
Moradores denunciam o descaso da prefeitura e pretendem colocar todo o lixo na porta do Palácio Paranaguá (sede do governo Municipal) e na porta do prédio onde mora o Prefeito Niwton Lima(PT),para isso estão contratando cacambas.

MOntanhas de lixo espalhadas por toda cidade

O lixo se amontoa em todas as ruas
 

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Chocolate Caseiro Ilhéus ganha "Troféu Ouro Intarnacional da Qualidade"

O Empresário Hans Schaeppi
O Comitê de Seleção do TROFÉU INTERNACIONAL DA QUALIDADE (New Millennium Award), outorgado pelo nosso grupo editorial em colaboração com o TRADE LEADERS’ CLUB, na sua votação para outorgar os troféus deste ano, de acordo com as informações facilitadas pelos empresários membros (7.500 sócios em 90 países), escolheu a CHOCOLATE CASEIRO BAHIA LTDA como merecedora do prêmio. Este prêmio foi criado com vista a reconhecer e fomentar a filosofia da qualidade que permite à empresa, atingir a excelência que a caracteriza.”
“Devido a ser o 40º aniversário do Troféu, unicamente este ano será denominado com carácter excepcional TROFÈU OURO INTERNACIONAL DA QUALIDADE e as cerimônias terão um relevo especial”.
O TROFÉU será entregue no próximo dia 20 de fevereiro durante jantar festivo no Hotel Meliá Castilla, em Madrid, na Espanha.

Diário da CNBB

REFLEXÃO
A inveja nos faz capazes de encontrar os motivos mais terríveis para condenar alguém que pratica o bem. Com Jesus não foi diferente.Os mestres da Lei viam tudo o que Jesus fazia e não podiam negar os fatos, mas quando deveriam aderir à proposta de Jesus, a inveja tomou conta dos seus corações. Como o poder de Jesus não podia ser contestado, resolveram contestar a origem de tal poder, afirmando que este não era a manifestação de uma realidade divina, e sim diabólica, atribuindo a Jesus o que de fato era a origem dos seus próprios pensamentos, uma vez que negavam como divina a ação do próprio Espírito Santo, e isso sim, é algo diabólico.
NOTÍCIAS
Toma posse o novo bispo da diocese de Guarulhos
Visita do Papa a Cuba: "tem grande importância para região, para América Latina e Cuba"
Já está à venda o subsídio “Hora da Família 2012”
Agentes de Saúde de todo o país se preparam para a Romaria da Pastoral da Saúde
Regional Nordeste 3 participa de Curso de Atualização e Formação Litúrgico Musical
Conselhos Missionários realizam formação no Maranhão

É infernal meu rei !

É do barulho
Soube que São Jorge, o padroeiro, desertou, escafedeu-se caiu fora.
É que a poluição sonora na cidade é insuportável.
Em qualquer lugar.
Na Praça Castro Alves, o poeta que era chegado a um furdunço, não agüenta o botequim que fica na esquina da Biblioteca onde são promovidas  disputas carros de som quem toca mais alto vence.
Nos bairros o barulho é mesmo noite e dia.
Nas praias as barracas “botam para lá”.
No comércio, durante o dia a disputa é infernal.
Anunciam-se tudo:  Da salvação na igreja do evangelho da ponta rombuda até o baile na porta do inferno. Dos produtos alternativos originais paraguaios ao supermercado compre e se arrependa.
O padroeiro não aguentou: se picou, puxou o carro e o cavalo.
Antigamente tinham leis pra isso e pra aquilo. Falavam-se em Delegacia do Meio Ambiente, Ministério Publico, Acho que tinha até Prefeito (era o cara que governava),  Câmara de Vereadores (faziam as tais leis).
Mas tudo isso é coisa do barulho

O professor Ednei Mendonça foi exonerado da Direc 6

Ele é ético
Ednei Mendonça, presidente do PT de Ilhéus, foi exonerado do cargo de gestor da Direc 6, pelo governador Jaques Wagner (PT).
Hoje o professor Ednei sai melhor do que quando assumiu a Direc. Sobreviveu por quase cinco anos no cargo indicado pelo deputado federal Josias Gomes, as investidas do também deputado - ambos do PT de Itabuna-, Geraldo Simões
Durante a gestão do professor e sindicalista Ednei, o governo do Estado esteve representado por alguém cujo o zelo pela coisa pública e imagem do governo eram impecáveis, todos os caminhos foram trilhados pela postura ética e sobretudo, o respeito ao semelhante especialmente os seus colegas professores.
O professor Ednei construiu ao longo da sua estada um lastro moral e ético que lhe deram respaldo para dialogar e estabelecer conciliações nos momentos de tensões. Assim, a Direc 6, foi nesses quase cinco anos um exemplo para gestão pública.
Isso incomoda muito a muitos.
Indicação do deputado federal Josias, Ednei deve ser substituído pela a professora e empresária, do setor de educação, Ana Maria Oliveira, indicada dos deputados Rosemberg Pinto (estadual) e Geraldo Simões (federal) todos petista.
Ednei declarou ao jornalista Mauricio Marom, do Blog jornal Bahia: "Estou tranquilo. Cargo público é temporário, não é pela lei do pertencimento. Sei do trabalho que fiz, sei da ajuda que dei, sei das conquistas que tivemos". Se esperarem retaliação, não terão.
É próprio do casal Ednei e Carmelita Mendonça.
O PT de Ilhéus com Ednei será mais PT, um partido que, se comandado por ele, poderá vencer a eleição.
Pois é!
Se eu não o conhecesse me diria, espantando!
Conhecendo-o fico feliz. Antes da Direc era o professor e político, agora sabemos que o gestor é, igualmente, competente.

Algo se move no Vaticano, mas passa desapercebido

Por D Mauro Montagnoli - Bispo de ILhéus - Hoje é o meu aniversário, então eu acho que isso significa que eu posso chorar se eu quiser. Embora eu não esteja exatamente chorando, estou lamentando um pouco a forma como as recentes histórias do Vaticano estiveram em jogo em grande parte da cobertura jornalística.
A reportagem é de John L. Allen Jr., publicada no sítio National Catholic Reporter, 20-01-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
É o "jornalismo 101" que equivale a uma "notícia" [novidade, news], algo que supostamente é desconhecido previamente, fora do comum ou não muito familiar – isto é, "novo" [new]. Aí é onde o contraste entre "o cachorro que morde o homem" versus "o homem que morde o cachorro" entra em cena.
No entanto, em duas recentes histórias de Roma, vimos uma cobertura notavelmente "cachorro que morde o homem", ao minimizar ou ignorar o que era novo.
O discurso do papa

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Mãe da milionária de Itaberaba apoia a filha mas também diz que só acredita no que vê


Júcelia e Dona Francisca

Alexandre Lyrio Correio da Bahia - A madrasta má da história infantil passa longe da simpática senhora de olhinhos miúdos, sorriso verdadeiro e coração cheio de desprendimento. Apesar disso, dona Maria Francisca, 68 anos, mãe de Jucélia Lima da Silva (a Cinderela de Itaberaba), diz não acreditar muito em contos de fadas.
 Mesmo tomando como verdade a história contada pela filha e acreditando na existência de Germano, o milionário italiano que prometeu deixar sua herança para a itaberabense, dona Maria Francisca prefere não apostar alto que a fortuna venha parar na cidade “portal da Chapada Diamantina”, ainda mais nas mãos de sua filha, Jucélia. “Eu sou uma pessoa que só acredito quando vejo, sabe moço? Esse homem tem que aparecer primeiro. Espero que seja verdade, mas para eu acreditar, o italiano tem que aparecer”, diz dona Maria.

Juízes baianos vão ter que declarar bens até o dia 31 janeiro

Florence Perez -O decreto veio em meio à polêmica e obriga serventuários e magistrados a cumprirem o que, na verdade, é obrigatório desde 2 junho de 1992 pela Lei 8.429
Os servidores e magistrados baianos têm até o dia 31 janeiro para declarar todos os bens que possuem. A determinação, dada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), foi publicada por decreto no Diário Oficial do Poder Judiciário dia 16, após a repercussão da descoberta de movimentações financeiras “atípicas” nas contas de agentes públicos de todoo país reveladas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Bruno Reis convocará secretário para explicar problemas em matrícula da rede estadual

Samuel Celestino - Bahia Noticias - Deputado que ouvir explicações de Osvaldo Barreto |Foto: Tiago Melo / BNO vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Bruno Reis (PRP), informou nesta quinta-feira (19) que pedirá a convocação do secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, após o recesso parlamentar, para explicar os problemas ocorridos no primeiro dia de matícula para a rede estadual de ensino. Para o parlamentar, faltou planejamento no processo de matrícula dos alunos da rede pública. “É tudo na base do improviso. O governo teve quase dois meses para preparar o sistema de matrículas, mas não o fez. Estava mais preocupado em fazer propaganda. Isso é falta de respeito com o cidadão”, criticou Reis.

Pane no sistema prejudica matrícula na rede estadual de educação e impede secretario de participar de solenidade na UESC

Uma pane no sistema da rede da educação do estado atrasou o começo das matrículas para as escolas da rede estadual, foi o motivo que impediu a vinda do secretario de Educação, Osvaldo Barreto, para inaugurar as obras na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. pelos menos foi a versão dada pelo Coordenado do Ensino Superior, Clovis Caribé, durante o seu pronunciamento na solenidade.
As matrículas para as escolas da rede estadual de ensino começaram quarta-feira (18) em toda a Bahia. Em Salvador, o atraso foi provocado pela pane no sistema. As pessoas chegaram à porta das escolas por volta das 5 horas, mas o sistema só funciou, muito lento, a partir das na Escola Dionísio Cerqueira, no bairro da Santa Cruz.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

UESC inaugura instituto de pesquisa internacional de análise físico-química

Com as presenças do Coordenador de Desenvolvimento de Educação Superior, da Secretaria de Educação da Bahia, Clóvis Caribe e da Dra Marie-Florence Grenier-Loustalot, diretora do Centre Nationale de La Rocherche Scientifique – CNRS (Lion/França), o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Antonio Joaquim Bastos da Silva, foram inauguradas obras no campus Soane Nazaré, consideradas importantes para o desenvolvimento da comunidade acadêmica e da sociedade em geral.
Dentre as obras destacam-se o Pavilhão de Aulas do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas-DCET, onde ficarão os cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Química e de Produção e Sistemas, Ciência da Computação, Física, Química e Matemática; o Pavilhão de Pós-Graduação Professor Max de Menezes; o Pavilhão Professor Júlio César Mattos Cascardo, que reúne 49 novos gabinetes para professores-pesquisadores.

Diário da CNBB

REFLEXÃO
O evangelho de hoje é uma continuação dos evangelhos anteriores e nos mostra que, se por um lado, as autoridades religiosas da época de Jesus não concordavam com o seu modo de agir e com os seus ensinamentos, por outro lado, a multidão cada vez mais aderia aos seus ensinamentos e procurava em Jesus a solução para os seus problemas, naturais ou espirituais. A visão institucionalizada da fé é importante porque nos ajuda a viver comunitariamente o nosso relacionamento com Deus, mas pode ser perigosa enquanto pode submeter o próprio Deus aos critérios da razão humana ou legitimar, em nome de Deus, relacionamentos e costumes meramente humanos que podem até ser opressores e excludentes.
NOTÍCIAS
Simpósio internacional promove combate à pedofilia
Mostra em Roma expõe documentos inéditos sobre o Concílio Vaticano II
Vaticano anuncia apresentação da Mensagem do Papa para a Jornada Mundial das Comunicações
CEFEP realiza 4ª edição do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos

Governo convoca mais 238 professores aprovados no último concurso

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está convocando mais 238 professores classificados no último concurso público, que foi realizado no ano passado. A convocação é para atender aos polos da capital e Região Metropolitana e sai publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (19).

Pinturas de Jane Hilda estão na Galeria do Teatro e no Museu da Piedade

O trabalho da artista plástica Jane Hilda Badaró Mourão alça vôos e embeleza importantes espaços culturais e históricos da cidade. A exposição “Jardim das Flores”, lançada em setembro de 2011, no Teatro Municipal, com 45 obras, logo em seguida desdobrou-se em duas mostras. Assim, sua arte, nesta alta temporada do verão ilheense, pode ser vista, concomitantemente, no Museu da Piedade e na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus. As telas contidas nas duas mostras, portanto, juntas, se complementam, e formam o conjunto de sua obra.

ONU divulga rascunho de metas para Rio+20

A criação de dez metas de desenvolvimento sustentável - que incluirão normas de consumo, produção, proteção dos oceanos, segurança alimentar, energia limpa e redução de desastres naturais - deverá marcar os debates da Rio+20. A proposta aparece no primeiro rascunho de pauta publicado ontem de noite pela ONU para a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, em junho, no Rio. As 19 páginas do documento resumem 672 propostas vindas de países de todo o mundo: um calhamaço cuja pilha tem mais de dois palmos de altura.
Os negociadores tentarão, ainda, costurar um acordo para fortalecer uma agência ambiental, e nomear um alto comissário global responsável por receber críticas, sugestões e reclamações. Também ganha força a criação de medidas de redução de combustíveis fósseis e subsídios a fontes alternativas de energia. Haverá muita diplomacia até a pauta da Rio+20 ser concluída, quatro dias antes da conferência, que começará no dia 20 de junho.

Wagner garante que virá participar do Centenário de Jorge Amado

O governador do estado da Bahia, Jaques Wagner, confirmou esta semana ao prefeito de Ilhéus, Newton Lima, que estará na cidade no dia 10 de agosto para participar das comemorações alusivas ao centenário do escritor Jorge Amado. Wagner disse, inclusive, que entrará em contato com a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, para agendar a vinda dela para participar dos festejos em Ilhéus. O governador avalia também a possibilidade de transformar – nesse dia – a cidade de Ilhéus como a sede simbólica do Governo do Estado, mas já garantiu que fará a entrega de comendas e homenagem a artistas e personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da Bahia.

Conheça a rotina da baiana que encantou milionário italiano

Enquanto não se encontra com o italiano, que pretende deixar sua fortuna para ela, Jucélia continua a tocar sua vida de gata borralheira em Itaberaba
No quintal de uma pequena casa, em uma estrutura erguida em alvenaria, mas sem reboco e com telhado de “eternit”, mora a Cinderela baiana. A artesã e líder comunitária Jucélia Lima da Silva, 35 anos, diz estar muito perto de se encontrar com Germano, o milionário italiano desenganado pelos médicos que prometeu deixar toda a sua fortuna para a itaberabense. Mas, por enquanto, ela ainda vive dias de gata borralheira.
O Repórter Alexandre Lyio do Jornal O CORREIO, foi a Itaberaba, na Chapada Diamantina, conhecer de perto o dia a dia da mulher que, durante uma viagem de avião à Europa, convenceu o empresário com câncer terminal a esquecer da ideia de cometer suicídio. Desempregada e sem casa própria, já que investiu tudo que tinha em uma ONG, Jucélia teve que improvisar uma morada nos fundos da casa da mãe. Mora  com o filho Rafael, 20 anos. Dorme todas as noites num colchão estendido em cima de um tapete de sisal.
Na outra casa, no mesmo terreno, vivem a mãe de Jucélia, um tio sobre uma cadeira de rodas  vítima de AVC e uma tia com problemas psicológicos. Tão difícil quanto sua vida é entender de onde ela tira o bom humor. Faz piada com tudo. Ri cada vez que respira. Ri, inclusive, dos próprios problemas. Quando se conhece Jucélia pessoalmente, entende-se perfeitamente por que um estrangeiro, empresário do ramo de exportações resolveu deixar tudo para ela.   
Conheça a História 

Professor indiano descobre R$ 17 bi em sua conta bancária

Do G1 - O professor Parijat Saha Um professor indiano se surpreendeu ao checar seu extrato bancário na internet e descobrir o equivalente a mais de R$ 17 bilhões em sua conta.
Como esperava que seu saldo fosse de cerca de R$ 350, Parijat Saha não conseguiu acreditar no valor mostrado na tela.
Um extrato retirado de um caixa eletrônico comprovou que o professor estava mesmo bilionário.
'Liguei para um amigo que trabalha no banco e brinquei: 'talvez esteja sobrando dinheiro no seu banco, por isso o seu sistema está depositando um valor tão alto na minha conta'', disse Saha à BBC.

Governo inclui duas novas vacinas no calendário

O governo federal anunciou, na tarde desta quarta-feira (18), a introdução de duas novas vacinas no calendário básico de vacinação infantil. Serão introduzidas, a partir do segundo semestre, a vacina injetável contra a poliomielite (conhecida como Salk) e a vacina pentavalente, que reúne em uma única dose imunizações contra cinco doenças.
Segundo o Ministério da Saúde, as duas novas vacinas serão utilizadas a partir do mês de agosto. A dose injetável contra a pólio, contudo, será aplicada apenas nas crianças que estão iniciando o calendário de vacinação.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Joaquim Bastos inaugura Obras na UESC

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Antonio Joaquim Bastos da Silva, fará a inauguração de uma série de obras realizadas no campus Soane Nazaré, nesta quinta-feira, 19 de janeiro, a partir das 17 horas, contando com a participação dos três segmentos da comunidade acadêmica, autoridades e outros convidados. O professor conclui seu segundo mandato à frente da Reitoria da UESC no próximo dia 2 de fevereiro, quando assume o cargo a atual vice-reitora Adélia Pinheiro, tendo como vice-reitor o professor Evandro Sena Freire, atual diretor do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET).

Mutirão no Sul da Bahia auxilia gratuitamente empreendedor individual a declarar Imposto de Renda

Os Postos de Atendimento do Sebrae em Ilhéus e Itabuna, no sul do Estado, estão disponibilizando técnicos em contabilidade para atendimento aos Empreendedores Individuais que terão de declarar o Imposto de Renda referente ao exercício 2011 até o dia 31 de maio. Apesar de ter iniciado o regime de mutirão há poucos dias, de acordo com a gestora Irinéia Barreto, cerca de 25 EIs estão diariamente procurando o PA de Ilhéus, no horário comercial, para já declarar o imposto gratuitamente pela Internet. O único documento exigido pelos técnicos do Sebrae é um relatório contendo o histórico de compra e venda da empresa no período de janeiro a dezembro do ano passado.

Ilheenses terão cursos em parceria com Pronatec

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho da Prefeitura de Ilhéus e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que faz parte do Plano Brasil sem Miséria, está com as inscrições abertas para cursos técnicos com duração de quatro meses e início previsto para março. São oferecidas 200 vagas e os cursos se destinam à pessoas entre 18 a 59 anos que sejam beneficiários titulares ou dependentes de programas do Governo Federal de transferência de renda, a exemplo do Bolsa Família e tenham ensino fundamental incompleto.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Wagner faz novas promessas para o municipio de Ilhéus

O governador Jaques Wagner assumiu compromissos importantes em termos de obras e ações em favor de Ilhéus em audiência concedida nesta terça-feira, 17, da qual participaram os deputados federais Josias Gomes e Geraldo Simões, os deputados estaduais Fátima Nunes e Rosemberg Pinto, e o prefeito de Ilhéus, Newton Lima. Marcaram presenças, ainda, o secretário de Governo de Ilhéus, Alysson Mendonça, e o da Relações Institucionais, Cesar Lisboa.

Novo secretário de Itacaré busca fortalecer cidade como destino turístico

Fazer o turismo com inclusão social, promover a interiorização do turismo, reduzir a sazonalidade são as principais diretrizes do novo secretário de Turismo de Itacaré, o empresário e administrador de empresas Cléber Filho. Ele substitui Diana Quadros, que se afastou do cargo por problemas de saúde. Atuando na área há 15 anos, o novo titular da pasta tem 41 anos e vem de família pioneira na promoção do destino Itacaré.

Aquarela do Samba faz feijoada musical

No dia 22 de janeiro, a partir do meio-dia, no Goethe Café, prédio do ICBA, no Corredor da Vitória, o Aquarela do Samba sua fantástica “FEIJOADA COM O GRUPO AQUARELA DO SAMBA - RESGATE DO SAMBA CLÁSSICO”. No cardápio, uma feijoada feita com tudo que tem direito e no repertório, os melhores sambas de todos os tempos. O valor do ingresso é de R$35,00, cobrado na conta. Entrando pelo Vale do Canela, o estacionamento é gratuito. Telefones para contato: (71) 3336-4721 / 8791-3357 ( Aleixo), ou (71) 9199-7411(Wilson Sales), (71) 9169-3889(Edmar Cardim), email:banda@aquareladosamba.com.br.
AQUARELA DO SAMBA NO MAR –

Prêmio Sebrae de Jornalismo prorroga inscrições até dia 31

As inscrições para o Prêmio Sebrae de Jornalismo foram prorrogadas até o dia 31 de janeiro e devem ser feitas pela internet. O prêmio reconhece trabalhos desenvolvidos para mídias tradicionais como revistas, jornais, sites e emissoras de rádio e TV de todo o país. Entre as novidades desta quarta edição está o reconhecimento da cobertura jornalística em blogs e mídias sociais. O prêmio conta com a participação promocional da Revista Imprensa.

Ilhéus terá dois eventos internacionais de Triathlon em abril

Ilhéus vai sediar, no dia 7 de abril desse ano, os eventos Copa Panamericana e Copa Continental de Triathlon, provas que atraem triatletas do mundo inteiro e funcionaram como seletivas para a Olimpíada de 2012. De acordo com a Confederação Brasileira (CBtri), a competição ainda valerá como etapa da Copa Norte Nordeste de Triathlon. Os eventos, que contarão com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, recolocam a cidade entre os destinos mais importantes de Triathlon mundial.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Segundo a Prefeitura centenário de Jorge Amado em Ilhéus servirá como referência para o mundo


Jorge Amado e Zelia Gatai
eternos como o amor que tinham por Ilhéus

Ilhéus já está se preparando para comemorar o centenário do escritor Jorge Amado, um evento que promete ficar na história da cidade. A festa, que acontecerá entre os dias 5 a 12 agosto, mês de aniversário do escritor Jorge Amado, vai contar com shows de artistas nacionais, feira literária com escritores internacionais, festivais de teatro, dança e música, além de um festival gastronômico. Toda a festa será coordenada pela empresa Maná Produções, responsável há mais de 10 anos pelo Festival Folclórico de Parintins, dos bois Caprichoso e Garantido, um dos maiores eventos do planeta, e a Parada GLBT de São Paulo, evento que reúne todos os anos cerca de três milhões de pessoas.

Para Jamil Ocké o Balcão da Cidadania é um instrumento para o fortalecimento do tecido social



O gerente do SAC em Ilhéus, Jamil Ocké, se
destacou pelo empenho para instalação do Balcão

Jamil Ocké, gerante da unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC, em Ilhéus expressou a satisfação que o Governo da Bahia, através Secretaria de Administração, tem em participar, em Ilhéus, dessa iniciativa do Tribunal de Justiça da Bahia juntamente com a Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Segundo Jamil “é o poder Judiciário e a UESC ajudando as pessoas menos favorecidas economicamente com serviços gratuitos de orientação jurídica e mediação de conflitos. Não tenho duvida, vai reduzir o número de causas e processos que ingressam na justiça comum.”

Tribunal de Justiça da Bahia e UESC inauguram Balcão de Justiça e Cidadania


A vice reitora (reitora eleita) da UESC na inauguração do
Balcão de Justiça e Cidadania

A população do município de Ilhéus já conta com os serviços do Balcão de Justiça e Cidadania, através de um acordo de cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça da Bahia – TJBA e a Universidade Estadual Santa Cruz – UESC e parceria com o Serviço de Atendimento ao Cidadão - SAC. A inauguração acorreu às 9h30, desta segunda-feira (16).
O Balcão de Justiça e Cidadania vai funcionar das 8h às 18h, dentro nas instalações do SAC, na Rua Eustáquio Bastos, no Centro, sob a supervisão do professor de Direito da UESC Josevandro Nascimento. O juiz Helvécio Giudice Argollo, titular da 1ª Vara de Família da Comarca de Ilhéus,  é o coordenador a unidade, que contará  com alunos do curso de Direito da Universidade atuando as mediações.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Walter Teles assume a presidencia do Colo-Colo

O novo presidente do  Colo Colo é o empresário e cacauicultor Walter Teles. Ex-diretor de futebol do Esporte Clube Bahia e do Colo Colo, Teles surge com um projeto sólido, baseado no fortalecimento do clube por meio das divisões de base, referendado por figuras que amam o Tigrão, a exemplo de Paulo Carvalho (Paulô), Paulo Goes e Paulo Medauar. A intenção primordial é formar um bom time para vencer a 2ª divisão do Campeonato Baiano a partir de abril.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Dois anos sem Zilda Arns

Há dois anos, no dia 12 de janeiro de 2010, aconteceu o terremoto do Haiti, uma tragédia que interrompeu a vida de milhares de pessoas. Uma delas foi a médica brasileira Zilda Arns, que até então coordenava a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa. 
Zilda Arns foi conselheira no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) de 2003 a 2007.

Diário da CNBB

REFLEXÃO
As pessoas do tempo de Jesus têm muita dificuldade para acreditar que ele tenha poder de perdoar pecados. Isso acontece porque perdoar pecados é algo que compete unicamente a Deus, e as pessoas da época de Jesus, principalmente as autoridades religiosas, não o reconheceram como o Filho de Deus. Hoje em dia, porém, vemos acontecer o contrário. Parece que o perdão dos pecados é algo tão “comum” que a maioria das pessoas não valoriza mais isso como algo excepcional que Deus realiza em nossas vidas, vulgarizando a graça sacramental e não dando o devido valor ao Sacramento da Reconciliação.NOTÍCIAS

Padre Clovis Andrade de Melo explica um pouco mais sobre a RIIBRA