terça-feira, 27 de março de 2012

Ceplac mobiliza a comunidade do sul da Bahia para discutir conservação produtiva

 A revitalização da economia cacaueira baiana, com base na conservação produtiva, será um dos pontos discutidos na próxima sexta-feira, dia 30, no seminário “Conservação Produtiva”, promovido pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira-CEPLAC. “A Região Cacaueira e o Sistema Cabruca na Rio+20” é o tema do encontro, que acontecerá às 9 horas, no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau.
Destinado a toda a comunidade sulbaiana, o seminário terá três palestras de técnicos do Ministério da Agricultura. A de abertura será sobre “Conservação Produtiva: Dinâmica do equilíbrio natural e sócio-produtivo do agroecossistema cacaueiro”, pelo engenheiro da florestal da CEPLAC, Dan Erico Lobão.
Segundo a programação, o técnico Erikson Chandoha, do Ministério da Agricultura, falará sobre “Conferência Internacional Rio+20”. “Financiamentos do Banco Mundial para Planejamento e Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável” será o tema de Caio Tibério da Rocha, também técnico do MAPA.

O que são alimentos transgênicos e quais os seus riscos

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC (www.idec.org.br) divulgou em sua página na Internet uma reportagem sobre o que são alimentos transgênicos e quais são os riscos à saúde e à vida.
Segundo a publicação, transgênicos “são alimentos modificados geneticamente com a alteração do código genético, isto é, é inserido no organismo gene proveniente de outro. Esse procedimento pode ser feito até mesmo entre organismos de espécies diferentes (inserção de um gene de um vírus em uma planta, por exemplo). O procedimento pode ser realizado com plantas, animais e micro-organismos”.
Os transgênicos, segundo a reportagem, apresentam riscos à agricultura, à saúde e ao meio ambiente.
Riscos para agricultura: as espécies transgênicas são protegidas por patentes; o agricultor terá de pagar royalties para a empresa detentora da tecnologia. A consequência imediata é o aumento da dependência do agricultor em relação às empresas transnacionais do setor. Há também o risco de contaminação por meio de insetos ou do vento.
Riscos para saúde: são vários e graves os riscos potenciais, tendo os cientistas apontado como os principais deles: aumento das alergias; aumento de resistência aos antibióticos; aumentos das substâncias tóxicas; maior quantidade de resíduos de agrotóxicos.
Riscos para o meio ambiente: são muitos os perigos que os transgênicos podem oferecer ao meio ambiente. A inserção de genes de resistência a agrotóxicos em certos produtos transgênicos faz com que as pragas e as ervas-daninhas (inimigos naturais) desenvolvam a mesma resistência, tornando-se "superpragas" e "superervas".
“Para o Brasil, detentor de uma biodiversidade ímpar, os prejuízos decorrentes da poluição genética e da perda de biodiversidade são outros graves problemas relacionados aos transgênicos”, conclui o estudo.
Saiba o que são os alimentos transgênicos e quais os seus riscos

Madame Chocolat, a primeira atração internacional confirmada no Festival de Chocolate da Bahia

A francesa Chloe Doutre-Roussel, a Madame Chocolat, considerada a maior especialista em chocolates finos do mundo, é a primeira grande atração a confirmar presença no Festival Internacional do Chocolate da Bahia, que acontece em Ilhéus no período do feriado de 28 de junho (aniversário de Ilhéus) a 02 de julho. Chloe ganha a vida comendo chocolates, é autora da obra “The Chocolate Connaisseur” e consultora free lance de diversas marcas do produto no mundo. Respeitada em todo o circuito chocolateiro – dos produtores de grãos às empresas de marketing – ela participará do ciclo de palestras do evento, que reunirá especialistas, produtores, empresários e admiradores do chocolate.
A participação de Chloe em eventos deste gênero no mundo é sempre um show à parte. Ela começou a ficar conhecida em 2003, quando foi contratada como compradora de chocolates pela loja de produtos sofisticados, em Londres. Três mil pessoas disputavam a vaga. Seu currículo de agrônoma e a atuação em áreas distintas como a L’Oreal e a ONU não a colocavam entre as favoritas. Mas ela tinha paladar apurado, profundo conhecimento técnico. E, além disso, uma passagem profissional importante: tinha sido gerente de produto da confeitaria francesa Ladurée, então sob o comando de Pierre Hermé - que gostava dela a ponto de batizar cinco doces com seu nome. Pegou o emprego. Viajou o mundo comprando chocolates para a grife inglesa por dois anos, mas desde 2007 atua apenas como consultora. 

Aposentados do estado têm até sábado (31) para recadastrar

Termina no próximo sábado (31) o prazo para os servidores aposentados de 47 órgãos da administração pública se recadastrarem junto à Previdência Estadual. Dos 10.155 servidores inativos convocados para a primeira etapa do recadastramento, cerca de um terço (3.374) não haviam comparecido até a última sexta-feira (23).
O recadastramento pode ser feito na sede da Superintendência de Previdência Estadual (Suprev) até sexta (30) e apenas nos postos do SAC até dia 31. Os aposentados que não se recadastrarem podem ter o benefício suspenso. 

segunda-feira, 26 de março de 2012

Newton Lima participa de encontro com pré-candidatos PT de Ilhéus

Discutir o calendário eleitoral, a legislação, as estratégias de campanha visando as eleições municipais de outubro desse ano e o modo petista de legislar. Esses foram os principais objetivos do encontro promovido pelo Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Ilhéus, realizado na manhã do último sábado (24), no plenário da Câmara de Vereadores. De acordo com a presidenta do PT de Ilhéus, Marilene Lapa, o encontro também teve como meta aproximar cada vez mais os pré-candidatos a vereadores, conhecer as propostas e objetivos de cada um e unificar as bases, preparando o grupo para a campanha do candidato do PT a prefeito de Ilhéus. 
Além dos pré-candidatos a vereadores, o encontro contou com a participação do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e dos vereadores Professora Carmelita, Paulo Carqueija e Valmir Freitas, e ainda dos membros do diretório e da executiva municipal. Abrindo o encontro, a presidenta Marilene Lapa falou sobre o calendário eleitoral com as datas que devem ser obedecidas pelos pré-candidatos, a necessidade da prestação de contas e das obrigações partidárias e também sobre o encontro municipal do PT que acontecerá nos dias 28 e 29 de abril, onde será escolhido o candidato a prefeito de Ilhéus pelo Partido dos Trabalhadores.

Prefeito de Davenport (USA) é recebido pelo prefeito de Ilhéus

Na tarde desta sexta-feira (23), o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, recebeu em seu gabinete o prefeito de Davenport, nos Estados Unidos, BIl Gluba, que estava acompanhado de Alan e Peg Hathaway. Ilhéus e Davenport fazem parte do projeto Cidades Irmãs e a visita foi uma retribuição à viagem feita anteriormente pelo prefeito Newton Lima a Davenport. Também participou do encontro o Secretário de Governo e Ações Estratégicas, Ednei Mendonça.

Obediente até a morte, e morte de cruz!

Dom Mauro Montagnoli é Bispo Diocesano de Ilhéus
Durante cinco semanas da Quaresma preparamos nossos corações pela oração, pela penitência e pela caridade. Na próxima semana entramos na assim chamada Semana Santa. O que é a Semana Santa? Por que ela é tão importante na vida litúrgica do cristão?
Na Semana Santa celebramos a história da salvação do Filho de Deus que se humilhou e assumiu a condição de escravo, sem mancha de pecado, engrandecendo o humano, sem diminuir o divino (cf. Fl 2,6-11). Ele tornou-se homem para caminhar conosco, conhecer a nossa história e nos apontar caminhos de vida. Mas não é só isso. No Getsêmani, Jesus experimenta uma grande tristeza e sente a dor da angústia. “Agora sinto-me angustiado. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora?’ Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. Pai, glorifica o tue nome!” (Jo 12,27-28b). Enfrenta a traição de Judas que, com um beijo, o entrega aos seus inimigos. Pedro não o reconhece na presença de uma empregada. Os discípulos, seus amigos prediletos, fogem e o deixam sozinho nas mãos dos soldados. A condenação forjada, resultado de um julgamento iníquo, é tramada para eliminar sua pessoa e os desígnios de Deus nele manifestos. Jesus, o Servo Sofredor, despido de toda dignidade é reduzido a um farrapo humano (cf. Is 52,13–53,12). Suspenso entre o céu e a terra na cruz, ele vive o doloroso abandono por parte do Pai (cf. Mc 15,34).

Programa Bolsa Família e parcerias com a Educação: PBF e Programa Mais Educação

O Programa Bolsa Família (PBF) contribui com dois eixos do Plano Brasil sem Miséria (BSM), o de transferência de renda e o de acesso a serviços. Isso ocorre porque o Bolsa Família, além de promover o acesso à renda, reforça o acesso à educação, à saúde e à assistência social por meio do acompanhamento das condicionalidades. Um dos programas educacionais que estão articulados com o PBF no eixo de acesso a serviços é o Programa Mais Educação (PME).

“Proposta que redefine terras indígenas no Brasil é retrocesso histórico vergonhoso”

"A agonia dos índios é um 'aviso', anunciando que a sociedade envolvente está podre, na iminência de falir, do ponto de vista ecológico e sociopolítico". O comentário é de José Ribamar Bessa Freire, coordenador do Programa de Estudos dos Povos Indígenas (UERJ) e pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Memória Social (UNIRIO) em artigo publicado no blog de Altino Machado no Terra Magazine, 25-03-2012.
Eis o artigo.

Educação integral para escolas públicas baianas através do Mais Educação e Bolsa Família

Mais de 4.000 escolas públicas das redes municipais e estadual da Bahia foram selecionadas pelo Programa Mais Educação para implantar em suas estruturas curriculares a educação em tempo integral. A meta do estado é para as instituições de ensino com maior número de alunos oriundos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF). As unidades escolares que aderirem à iniciativa irão receber recursos federais para ampliar o ensino integral em suas estruturas curriculares.
Para alcançar essa meta, os Ministérios da Educação (MEC) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e da Educação (SEC) reuniram ontem e hoje (22 e 23) na Escola Parque, no bairro da Caixa D’Água, em Salvador, coordenadores estaduais e municipais do Bolsa Família e do Mais Educação, e representantes das Diretorias Regionais de Educação do Estado (Direc) e dos governos estadual e federal. “As escolas baianas selecionadas têm que aderir ao Programa Mais Educação o mais rápido possível, pois essa iniciativa só irá trazer benefícios, como tirar as crianças e jovens das ruas, afastá-los das drogas e proteger e abraçar os que ainda não foram cooptados pelo crime”, assegurou o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro.

Ilheús recebe os principais juristas brasileiros no XI Forúm Brasil de Direito

Entre os dias 29 e 31 de março, será realizado em Ilhéus a décima primeira edição do Fórum Brasil de Direito, um dos principais eventos do gênero no país, que reunirá estudiosos para discutir novas idéias e propor mudanças dentro do universo jurídico brasileiro. Promovido pela Múltipla, em parceria com a JusPODIVM, o encontro, que acontece pela primeira vez fora da capital baiana e já foi acompanhado por quase 20 mil pessoas em suas edições anteriores, será realizado no Centro de Convenções de Ilhéus, das 08hs às 18hs. Durante os três dias serão debatidos por autores consagrados e por jovens talentos regionais temas de suma importância para o bom andamento da democracia no país a partir da temática “As Reformas no Direito Brasileiro: Avanços e Retrocessos”. “Os temas abordados no fórum são extremamente atuais, o que nós leva a crer que essa ciência sempre está em processo de mudança. E precisamos ter o discernimento de que temos vários desafios a vencer no campo jurídico”, comentou Francisco Salles, um dos coordenadores científicos do fórum.

sábado, 24 de março de 2012

Propaganda tem influência negativa na alimentação das crianças

A alimentação da população brasileira vem se alterando nas últimas décadas, e um dos fatores que contribui para essa mudança é a publicidade. Devido a essa alteração, o artigo “Regulamentação da propaganda de alimentos infantis como estratégia para a promoção da saúde” analisou o conteúdo das propagandas alimentícias veiculadas na televisão.
O estudo foi realizado por Patrícia Henriques, Enilce Oliveira Sally, Luciene Burlandy e Renata Mondino Beiler, pesquisadoras da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense. O estudo foi publicado na edição de fevereiro da revista Ciência & Saúde Coletiva.

Carmelita deverá ser a candidata do PT ao Palácio Paranaguá

O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Ilhéus decidiu, por unanimidade, que não realizará prévias para a escolha do candidato a prefeito para as eleições desse ano. A escolha será feita pelos delegados do partido no Encontro Municipal do PT, que acontecerá no dia 29 de abril. Pelo regimento do Partido dos Trabalhadores, para participar como delegado as chapas devem se inscrever pelo menos 14 dias antes do encontro. A decisão da escolha através do encontro municipal aconteceu na reunião do diretório realizada na noite de quinta-feira(22) na sede do partido. Na oportunidade, integrantes do diretório anunciaram apoio à candidatura da vereadora Professora Carmelita para prefeita.
Ainda na reunião do diretório municipal ficou decidido que o PT terá candidatura própria para prefeito de Ilhéus e para isso já está mantendo contatos e encontros com dirigentes dos partidos aliados ao Governo do Estado da Bahia. Pré-candidata a prefeita, a Professora Carmelita fez questão de colocar que entrou na disputa pra valer e com reais chances de governar a cidade a partir janeiro de 2013. Ela explicou que teria condições de concorrer para reeleição na Câmara Municipal de Ilhéus, mas recebeu o apoio dos militantes e de muitos ilheenses para que se candidatasse a prefeita, dando à cidade uma oportunidade de ter uma mulher com experiência e com o apoio dos governos Estadual e Federal administrando Ilhéus.
Professora Carmelita também destacou a importância de garantir uma bancada representativa do PT na Câmara de Vereadores. Para isso a presidente do PT, Marilene Oliveira Lapa, convocou todos os pré-candidatos a vereadores do Partido dos Trabalhadores para um encontro neste sábado (24), às 9 horas da manhã, na Câmara Municipal, onde serão discutidos o calendário eleitoral e as estratégias de campanha. Também serão abordados assuntos como legislação eleitoral e táticas de campanha. A idéia é aproximar cada vez mais os pré-candidatos a vereadores, unificando as bases e preparando o grupo para a campanha do candidato do PT a prefeito de Ilhéus.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Chico Anysio morre aos 80 anos

Chico Anysio em 2009, depois de conceder entrevista em seu apartamento na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro (Foto: Aline Massuca/AE)O Comediante estava internado em hospital no Rio de Janeiro.Ele começou no rádio, fez sucesso na TV e atuou em filmes.
Do G1, no Rio - Morreu nesta sexta-feira (23), aos 80 anos, o humorista Chico Anysio. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, havia três meses. Ao longo de seus 65 anos de carreira, Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro (abaixo, nesta reportagem, relembre sua trajetória). Ele deixa oito filhos.

Católicos e Mulçumanos se unem no evento “Maria, exemplo para todos nós”

A Coordenação da Pastoral da Criança internacional, em conjunto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e representantes da comunidade islâmica de Foz do Iguaçu, está preparando para o próximo dia 24 um evento ecumênico em homenagem a Maria, mãe de Jesus.
Considerada como santa pela Igreja Católica, Maria aparece também em diversas passagens do Alcorão. No livro sagrado do islamismo, ela é citada 34 vezes, enquanto Jesus Cristo aparece 25 vezes. A ideia para esse evento surgiu em um encontro de religiosos de todo o mundo promovido em Nova Iorque, em julho de 2011, quando o secretário geral do Comitê para o Diálogo Cristão-Muçulmano, Mohammad Sammak, apresentou a proposta à Pastoral da Criança

TAM Viagens oferece pacotespara o período do centenário de Jorge Amado

A TAM Viagens, uma das empresas mais conceituadas do setor no país, vai formatar pacotes promocionais para o período de 4 a 12 de agosto, quando o município de Ilhéus estará homenageado o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado. Os pacotes, que incluirão passagem aérea, alimentação e hospedagem, serão vendidos em vários pontos do Brasil e do mundo. Para tratar do assunto, o prefeito Newton Lima recebeu no Palácio Paranaguá, sede da administração ilheense, a diretora-executiva da TAM Viagens, Erika Silvany. Também participaram do encontro o presidente da Fundaci, Maurício Corso, o secretário de Governo, Gérson Marques, o presidente do Costa do Cacau Convention Bureau, Luigi Massa, o diretor da Maná Produções, André Guimarães, e o empresário do setor turístico, Alfredo Landim, entre outros.

“A Bela e a Fera” no Teatro Municipal neste fim de semana

A Companhia Ilheense de Teatro e Música apresenta neste fim de semana (24 e 25) o musical infantil "A Bela e a Fera", sempre às 17 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus. Com um elenco formado por 40 atores se revesando em palco e um show de efeitos especiais e pirotécnico, a produção conta ainda com figurino bastante variado e confecionado com detalhes em pedrarias, além de dois grandes cenários.

Em Ilhéus dengue deminui mas preocupa

O município de Ilhéus realiza em 2012 três medições através do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Lira). Já foi feito o levantamento de janeiro (no período de 3 a 5), o de março entre os dias 19 e 21, o que permitiu que à Secretaria Municipal da Saúde elaborar o plano de ação de acordo com novos dados do novo índice de infestação no município.
Uma análise de impacto da equipe da Vigilância a Saúde, realizada através do comparativo entre os dados do primeiro e do segundo Lira, revelou que o índice de infestação teve uma diminuição significativa nos bairros onde houve um trabalho de mobilização social para o combate da dengue. Segundo a Diretora da Vigilância a Saúde, Cássia Brito, isso se deve ao fato de que nestes locais a população foi sensibilizada e conscientizada para a questão da prevenção e combate a doença.

Manifesto em defesa do Porto Sul será no dia 20 de abril

Os municípios do Sul da Bahia das áreas de influências diretas e indiretas do Porto Sul estarão realizando no próximo dia 21 de abril, em Ilhéus, um manifesto em defesa da implantação do Complexo Intermodal e contra a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que determinou ao Ibama que realize audiências públicas em Itacaré e Uruçuca para discutir sobre os impactos ambientais do empreendimento. A proposta será mostrar que a sociedade regional não vê necessidade de novas audiências públicas, já que o encontro realizado pelo Ibama no dia 29 de outubro do ano passado, no Centro de Convenções de Ilhéus, reuniu 3.778 pessoas e foi a segunda maior audiência pública realizada pelo Ibama para discutir sobre os impactos ambientais.

Novo sistema estabelece horários para coleta de lixo

O novo sistema de coleta regular de lixo de Ilhéus, implantado de forma experimental desde o último dia 19, entrará em funcionamento definitivo, nos bairros da zona sul, a partir da próxima segunda-feira (26). O novo sistema prevê não apenas a definição de horários para a coleta, mas, também, uma mudança completa no serviço de limpeza pública, contando, para isso, com a colaboração e conscientização da comunidade.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, o trabalho será estendido para os bairros das zonas norte e oeste, experimentalmente, a partir do dia 30 de abril. “A proposta é que no dia 3 de maio seja realizada a divulgação dos novos horários de coleta de lixo nesses bairros para, já no dia 7, o programa começar a funcionar de forma definitiva”, informa Gerson Marques. O secretário alerta para o fato de que, após o pleno funcionamento do novo sistema, o município passará a fazer uma intensa fiscalização, inclusive com a aplicação de multas para as pessoas que colocarem o lixo em horários errados ou que despejarem resíduos em vias públicas.

UESC concede Bolsa de Permanência e Auxílio Moradia para estudantes

 A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) realiza o processo seletivo de estudantes para Bolsa de Permanência e Auxílio Moradia para o ano de 2012, como parte das ações voltadas para a Assistência Estudantil. Este ano serão concedidas 930 Bolsas de Permanência, no valor de R$ 250,00, no período de abril a novembro; e 80 bolsas de Auxílio Moradia, no valor de R$ 200,00, no período de abril a dezembro, aos estudantes que atendam aos requisitos e sejam selecionados conforme os critérios estabelecidos no Edital Nº 027, disponível no site www.uesc.br.
As inscrições vão estar abertas no período de 29 de março a 03 de abril. Para se inscrever, o interessado deverá preencher o formulário online até às 16 horas do dia 03 de abril e entregar a documentação e declarações exigidas, até às 21 horas do mesmo dia na sala do CDRH (Coordenação de Recursos Humanos). O candidato concorrerá aos dois benefícios com uma única inscrição, sendo analisado o cumprimento dos requisitos prioritariamente para a Bolsa de Permanência e em seguida para o Auxílio Moradia.

Encontro religioso internacional reúne cristãos e muçulmanos no Paraná

Festa em homenagem à mãe de Jesus ocorre em Foz do Iguaçu, no sábado.
Celebração é inédita no Brasil; organizadores esperam sete mil pessoas
Fiéis muçulmanos e cristãos de vários países devem se encontrar no sábado (24), em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, para homenagear Maria, mãe de Jesus. O encontro, organizado pela Pastoral da Criança e pela Comunidade Islâmica e árabe da cidade, é inédito no Brasil. A celebração ocorrerá das 9h às 16h, no Mirante do Vertedouro de Itaipu. A entrada é gratuita.
De acordo com a prefeitura de Foz do Iguaçu, cerca de 70 caravanas com ônibus vindos de várias partes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraguai e Argentina já começaram a chegar à cidade. Para a população de Foz, a prefeitura deve disponibilizar ônibus especiais, com saída no Terminal do Transporte, a partir das 8h30 de sábado.

Manifestações marcaram Reunião Itinerante do Legislativo em Itabuna

Paralela a Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa, muitas manifestações sociais foram realizadas nesta quinta-feira (22), no Centro de Cultura Adonias Filho, com o intuito de sensibilizar os deputados estaduais para o cumprimento das ações público municipal firmado pelo Governo do Estado da Bahia. 
Entre as manifestações, grupos de jovens e adultos se reuniram na entrada do CCAF em defesa pela volta da Gestão Plena da Saúde para o município de Itabuna, que desde o ano de 2008 convive com a falta de investimentos para a gestão da saúde pública no Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, que atende há mais de 120 municípios pactuados. 

quinta-feira, 22 de março de 2012

Novas empresas se instalam no Centro Industrial de Itabuna

O empresário Fábio Reis, representante da distribuidora Dissul, empresa que anuncia a implantação de uma central regional de distribuição de alimentos em Itabuna, e Márcio Messias, da MAM, representaram o segmento produtivo na solenidade de entrega pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Marcelino, do Licenciamento Ambiental do Centro Industrial de Itabuna ao titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, no Centro Administrativo Firmino Alves.

Reitora Adélia Pinheiro destaca as dimensões quantitativas e qualitativas na UESC

"A UESC, nos próximos cinco anos, terá modernizado a sua administração e o seu planejamento, e ressignificado a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão a partir das diferentes relações entre ela, além de ter concretizado a assistência estudantil e o empreendedorismo como demandas especificas satisfeitas."
Esse compromisso foi reafirmado pela reitora profª/Drª Adélia Pinheiro durante a palestra apresentada na aula inaugural do primeiro semestre 2012 com o tema “UESC: as dimensões quantitativas e qualitativas na Educação Superior”. O evento reuniu diretores dos Departamentos, Colegiados de Cursos, órgãos representativos dos estudantes, professores e servidores, no Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto.

Empossados os Agentes Territoriais do Estado da Bahia

A Secretaria do Planejamento e Tecnologia (Seplan) do Governo do Estado da Bahia empossou ontem, em sua sede, em Salvador, 27 agentes territoriais, contratados por intermédio de seleção ocorrida no mês passado. Os novos profissionais da instituição terão a incumbência de articular e promover, nos 27 Territórios do Estado, as políticas públicas governamentais e não governamentais a partir das demandas elencadas pelos Colegiados Territoriais.

Inscrições abertas para XI Bienal do Recôncavo

As inscrições para XI Bienal do Recôncavo, um dos mais importantes eventos de artes visuais do Norte/Nordeste do país, estão abertas até o dia 30 de abril e podem ser efetuadas pelos Correios, na Escola de Belas Artes da UFBA, em Salvador, no CUCA-Centro Universitário deCultura e Arte, em Feira de Santana e na própria sede da Bienal, no Centro Cultural Dannemann, em São Félix. Única Bienal com 22 anos de continuidade no Norte/Nordeste, a XI Bienal do Recôncavo recebe obras inéditas de artistas brasileiros ou estrangeiros, nas modalidades de artes gráficas, desenho, escultura, fotografia, grafite, gravura, instalação, novas experiências, objeto, performance, pintura, tapeçaria e videoarte.

Golfe da vitrine: Idéia criativa e inovadora resulta em mais um case de sucesso da M21

Imagina você ir às compras em uma loja de grifes e entre uma escolha e outra dos lançamentos da estação você ainda optar por jogar golfe na principal vitrine da loja. E mais: a cada acerto, premiações com descontos de 20 a 70 por cento na sua compra. A ação “Desafio AnnaLuna de Golf”, foi mais uma jogada de marketing desenvolvida pela equipe de planejamento e criação da M21 e entra definitivamente na lista de mais um case de sucesso da agência, uma das mais premiadas no interior baiano.

Dengue: Ilhéus oferece vagas para médicos plantonistas

A Secretaria de Saúde do Município de Ilhéus informa que possui vagas disponíveis para o cargo de médico plantonista para atuar no Pronto-atendimento da Dengue, no Hospital Regional em Ilhéus. O regime de contrato é temporário, por um período de três meses. A carga horária de trabalho é um plantão de 12 horas, uma vez por semana. A remuneração é de R$ 2.400,00.
“A necessidade para o preenchimento das vagas é urgente, uma vez que precisamos do Pronto-atendimento da Dengue aberto para oferecer um serviço melhor ao cidadão e acolher melhor os pacientes com casos da doença”, explicou o Secretário da Saúde, Alexandre Simões.
Os interessados devem se dirigir até a sede da Secretária da Saúde, na avenida vereador Marcos Paiva, no bairro Cidade Nova, e procurar o Departamento de Alta e Média Complexidade. Maiores informações com Manuela Mesquita, através dos telefones: 73-3234-3700 ou 73-8164-1056.




quarta-feira, 21 de março de 2012

Pastoral da Criança é destaque na abertura da reunião de planejamento do Dia de Oração e Ação

A experiência e a contribuição da Pastoral da Criança no combate à mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida de gestantes e crianças pobres foram destacadas hoje em Curitiba (dia 21), na abertura da reunião de planejamento do Dia de Oração e Ação pela Criança, uma iniciativa da GNRC, sigla que denomina a Rede Global de Religiões pela Criança, movimento que atua na promoção e bem-estar das crianças em todo o mundo.
Presidente do conselho executivo do Dia da Oração, Kul Gautam, do Nepal, disse que a escolha por Curitiba e pela sede nacional da Pastoral da Criança para a terceira reunião do grupo não acontece por acaso. “ A Pastoral da Criança tem muito a nos ensinar. A experiência acumulada pela entidade criada pela Dra. Zilda Arns pode ser exportada para muitos outros países”.

“É por graça que vós sois salvos” (Ef 2,5)

Dom Mauro Montagnoli Bispo diocesano de Ilheús Tantas vezes se concebe a Quaresma como um tempo “pessimista”, negativo, preocupado tão somente com o pecado, com a conversão e a penitência. É precisamente o contrário: é o tempo no qual tomamaos consciência de estamos salvos, não por nossos méritos, mas porque Deus nos amou primeiro. Viver a Quaresma é aceitar a conversão a esse amor de Jesus que chegou até a dar a vida por nós.
 A Biblia nos apresenta o anúncio da paixão e da entrega de Jesus como prova do seu amor à humanidade: “Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).

Comissão da Ufba visita Itabuna para discutir o projeto da Ufesba

O prefeito Capitão Azevedo recebeu da reitora da Universidade Federal da Bahia, Dora Leal Rosa, ofício informando sobre a visita à Itabuna, no período 23 e 24 de março, da comissão de professores que cuida da elaboração do projeto de criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), cuja proposta de implantação anunciada pela presidente da República Dilma Russeff prevê a implantação da reitoria em Itabuna, maior centro urbano da região e detentora de melhor infraestrutura.

Prefeitura, Estado e sociedade farão novo movimento em defesa do Porto Sul

A Prefeitura de Ilhéus vai coordenar uma ampla mobilização em defesa do Complexo Intermodal Porto Sul, como forma de acelerar a instalação de um equipamento que vai gerar centenas de empregos diretos e que poderá ser responsável pelo desenvolvimento da economia regional. A iniciativa foi do secretário da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia, Carlos Costa, em audiência com o prefeito Newton Lima, no Palácio Paranaguá, ao avaliar que a realização de uma nova audiência para debater os impactos do Porto Sul poderá atrasar ainda mais o início das obras. Todas as ações serão realizadas em parceria com o Governo do Estado da Bahia.

Educadores são contemplados com workshop sobre Jorge Amado

Uma parceria entre a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Educação, e a editora Companhia das Letras, vai possibilitar a formação de profissionais das redes pública e particular no projeto “Jorge Amado na Companhia das Letras”. O workshop tem o objetivo principal de trabalhar a obra do autor nas salas de aula e será realizado no período de 22 a 24 (quinta e sexta e sábado), no auditório da Fundação Cultural. Estão sendo disponibilizadas 180 vagas, sendo 60 destinadas para educadores da rede particular.

Dia Mundial da Água: eventos celebram a data no Brasil

Seminários, palestras, apresentações, debates e oficinas são algumas das atividades que celebram o Dia Mundial da Água 2012 em várias cidades do Brasil. Neste ano, o Dia Mundial da Água traz à tona reflexões e discussões em torno do tema "Água e Segurança Alimentar".
Entre as atividades agendadas para esta quinta-feira (22), está o Ato Solene que será realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em Brasília. Também na capital da República, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) fará o lançamento da nova edição do livro “Legislação de Recursos Hídricos”.
Outra atividade que terá início nesta quinta é a exposição "Água na Medida Certa: a Hidrometria no Brasil", aberta ao público até o dia 30, no Museu Nacional, em Brasília, mostrando a evolução da rede hidrometeorológica ao longo dos anos e como suas informações são de relevância para o gerenciamento dos recursos hídricos brasileiros.

IICA prepara informe da Segurança Alimentar nas Américas

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) colocará seu conhecimento técnico em segurança alimentar ao serviço dos chanceleres das Américas, que participarão da Assembléia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), prevista para acontecer este ano, em Cochabamba, na Bolívia.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Cacau despenca com aumento da oferta na África

Cenário: Filipe Domingues - Dois mercados se destacaram ontem entre as commodities agrícolas,com oscilações expressivas: o cacau e o açúcar, negociados na Bolsa de Nova York. Os preços do cacau despencaram, diante da perspectiva de oferta maior do que os analistas e investidores esperavam. Tanto Gana quanto Costa do Marfim estão sinalizando produção mais ampla - juntos, os dois países respondem por mais de 50% da produção global. Os contratos do cacau para entrega em maio caíram 4,02% e fecharam a US$ 2.221 por tonelada. Apesar das perdas, alguns executivos acreditam que os preços devem voltar a subir nos próximos meses, pois a oferta global ainda deve ser menor do que o consumo. 

Lei Geral da Copa explicita descompasso de nova articulação política da presidente

Denise Madueño e Tânia Monteiro - um momento de dificuldade com aliados, novo líder na Câmara, orientado por ministras responsáveis pelo diálogo político, fechou acordo para impedir venda de bebidas alcoólicas nos estádios e, horas depois, governo admitiu equívoco e teve de recuar
A fragilidade do diálogo do governo com o Congresso e os descompassos da articulação política da presidente Dilma Rousseff ficaram ainda mais evidentes nos debates que antecederam a tentativa de votação da Lei Geral da Copa. Bastaram 12 horas para a recauchutada articulação política do Planalto entrar em curto com a base e promover um vaivém em relação à proposta de liberação de venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante os jogos da Copa de 2014.

Ilhéus vai propor parcerias ao Embaixador da Venezuela

A Embaixada da República Bolivariana da Venezuela aprovou, na manhã desta quinta-feira (15), a proposta de agenda elaborada para a visita do Embaixador Maximilien Arvelaiz, a Ilhéus e outros municípios da região cacaueira do Sul da Bahia. De acordo com o protocolo, o desembarque das autoridades está previsto para às 13h40min, no aeroporto Jorge Amado.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Rio+20: sociedade civil realiza a Cúpula dos Povos


Entre 15 e 23 de junho deste ano, ocorrerá no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, a Cúpula dos Povos. A sociedade civil global, organizações, coletivos e movimentos sociais ocuparão o aterro para propor uma nova forma de se viver no planeta, em solidariedade, contra a mercantilização da natureza e em defesa dos bens comuns.
A Cúpula dos Povos ocorrerá de forma paralela à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A reunião oficial marca os 20 anos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92 ou Eco 92).

Um dia após concluir troca de líderes, Dilma perde bancada do PR no Senado

Christiane Samarco, João Domingos - Contra-ataque. Senadores da sigla, insatisfeitos com a indefinição no Ministério dos Transportes e com a substituição de Romero Jucá (PMDB-RR) por Eduardo Braga (PMDB-AM), anunciam fim do compromisso com o governo, que decide adiar votações decisivas
Menos de 24 horas depois de inflamar a base aliada com a troca dos líderes do governo no Senado e na Câmara, a presidente Dilma Rousseff perdeu os votos dos sete senadores da bancada do PR no Senado, um prejuízo equivalente a quase 10% dos 81 senadores, que em tempos de crise e insatisfação com o governo podem ser decisivos em qualquer votação de interesse do Planalto no Congresso.
"Ministra, nós temos uma decisão que vou comunicar agora. 

Lançada campanha do GACC Entre na Casa pela Causa

 O projeto visa a construção do Canto do Aconchego, uma área destinada à hospedagem para crianças, adolescentes e seus acompanhantes.
O Tarik Fontes Plaza Hotel, em Itabuna, foi palco do emocionante lançamento do projeto “Entre na Casa pela Causa”, na noite desta terça-feira (13). O Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) Sul Bahia deu início a campanha que visa a construção de 24 unidades para hospedagem de crianças e adolescentes, além de seus cuidadores, na nova casa de apoio Clara Kauark. Com a presença de autoridades municipais, artistas, empresários e jornalistas, o evento contou com uma apresentação panorâmica sobre as atividades desenvolvidas na instituição, que oferece serviços de alta complexidade para pacientes de 152 municípios baianos.

Grupo Paranapanema apresenta palestra para Engenheiros Arquitetos e construtores em Ilhéus

Uma palestra com engenheiro Amilcar Peres, do grupo Paranapanema - ELUMA, será realizada no salão nobre do Ilhéus Hotel, na Rua Eustáquio Bastos, 144, às 19 horas, terça-feira (20), sobre o tema "Apresentação dos produtos ELUMA e suas aplicações no sistema de incêndio, hidráulico, gás, aquecedor e descarte de óleo."
O evento promovido pela Secraj Representações, com apoio Crea-ba, tem como será dirigida à engenheiros, arquitetos, encanadores, instaladores e construtoras da Região Sul da Bahia. 

quarta-feira, 14 de março de 2012

Professores do estado param até sexta-feira

Até sexta (16) os 40 mil professores do Estado seguindo movimento nacional, suspendem as aulas. A paralisação foi convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
A entidade cobra o piso salarial da categoria no País, aprovado no final de fevereiro pelo Ministério da Educação. Segundo a CNTE, 17 Estados – incluindo a Bahia – não pagam os R$ 1.451 a todos os docentes. A Lei do Piso foi sancionada em 2008 e, pelas regras, o piso deve ser reajustado anualmente, a partir de janeiro, tendo como critério o crescimento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Governador, vice e secretários ganham reajuste no salário em aprovação unânime

A matéria fixou em R$ 17.278,56 o valor a ser recebido por Wagner, enquanto Otto e o secretariado receberá R$ 14.920,03, retroativos a 1º de janeiro deste ano
Correio da Bahia - O governador Jaques Wagner, o vice Otto Alencar e os secretários de Estado tiveram um reajuste de 6,5% em aprovação unânime da Assembleia Legislativa. De autoria da Mesa Diretora, a matéria fixou em R$ 17.278,56 o valor a ser recebido por Wagner, enquanto Otto e o secretariado receberá R$ 14.920,03, retroativos a 1º de janeiro deste ano.

Poesia numa noite de "Versos En LUH arados" na 5ª Semana da Poesia da Piedade

 Nesta quinta-feira(15), a partir das 19 horas, o Instituto Nossa Senhora da Piedade, abre as suas portas para comemorar a 5ª Semana da Poesia e celebrar os 165 anos do nascimento de Castro Alves, autor de "Espumas Flutuantes", "Vozes D'África" e "O Navio Negreiro". Durante o recital será realizado o lançamento do livro de poesias "Versos EnLUHarados", da autoria de Luh Oliveira, publicado pela Editora Multifoco (RJ).
Alunos, professores, convidados e poetas será recebidos na praça do Sapotizeiro no conjunto arquitetônico que formam o Museu do Instituto Nossa Senhora da Piedade na Rua Madre Thaís, no Alto da Piedade.
A professora e Curadora do Museu, Anarleide Menezes, festeja a participação no recital de alunos do colégio, a exemplo de Camila Menezes Brasil, Lísia Krieger Alves, Mariana Valéria Melo, Gabriela Menezes da Silva, Bruna Rusciolelli e Dansley Palafoz, do segundo ano do Ensino Médio. Também, participam professores, país, poetas e convidados numa programação lúdica e transdisciplinar para escola.

Embaixador da Venezuela vista lhéus

A convite do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o Embaixador da República Bolivariana da Venezuela, Maximilien Arvelaiz, desembarca na cidade na tarde desta sexta-feira (16), para uma visita de três dias à região. Durante a estada, o representante da Venezuela visitará o Palácio Paranaguá, sede da Administração Municipal, além de diversos projetos industriais, agropecuários – incluindo assentamentos – e instituições de pesquisa e extensão rural.

terça-feira, 13 de março de 2012

Oposição afirma que a Bahia não tem prestígio no governo federal

O deputado estadual Carlos Geilson (PTN) criticou o desprestígio da Bahia no governo federal, durante sessão plenária nesta segunda-feira (12). Afonso Florence foi a terceira representação baiana a ser cortada do governo Dilma.
A Bahia já perdeu a presidência da Petrobrás, o Ministério da Integração Nacional, das Cidades e agora do Desenvolvimento Agrário.

Doutorado em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos aprovado na UESC

A Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC(Ilhéus-Bahia) passa a contar com mais um Programa de Pós-Graduação. O novo curso de doutorado em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos, foi aprovado durante a 133ª reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), realizada entre os dias 28 e 29 de fevereiro de 2012, em Brasília.

Congresso estimula investimento político nos pequenos negócios

 Empreendedorismo, desenvolvimento sustentável local, política pública e de que forma os gestores públicos podem utilizar o potencial dos pequenos negócios em favor das cidades. Esses e outros assuntos estarão na pauta do III Congresso Norte/Nordeste da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor Individual. O evento, promovido pela Associação das Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Ampesba), está marcado para acontecer no dia 9 de abril, no auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 

Associação promove oficina sobre tratamento de resíduos orgânicos em Coaraci

 A Associação dos Produtores de Frutas e Polpa da Agricultura Familiar da Bacia do Rio Almada – APAFBA promoveu, em Coaraci, uma Oficina sobre o tema: "Tratamento de Resíduos Orgânicos da Agroindústria de Polpa de Frutas". A iniciativa é produto de uma parceria entre a instituição e a empresa AF Ambiental, ambas integrantes do Conselho Gestor da Apa da Lagoa Encantada e rio Almada e que realizam, conjuntamente, um dos projetos apoiados financeiramente, no sul da Bahia, pela Petrobras em benefício do aumento de qualidade de vida das comunidades da unidade de conservação. Segundo o presidente da APAFBA, Oberdan Lopes, "nossa fábrica terá, a partir da instalação da Estação de Tratamento de Resíduos, todos os requisitos legais de funcionamento previstos na lei. Nossos produtores e funcionários estão muito satisfeitos e a Oficina veio trazer informações e ensinamentos teóricos para que possamos entender melhor o assunto". 

Ilhéus ja conta com o Projeto Família Acolhedora

Ilhéus já conta com o projeto Família Acolhedora, um serviço oferecido pela Secretaria da Assistência Social e Trabalho (Sast) de Ilhéus, que tem a finalidade de organizar o acolhimento de crianças e adolescentes que foram afastados de suas famílias de origem devido a alguma medida de proteção. O objetivo da Família Acolhedora é permanecer por tempo determinado com essas crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco pessoal, para que as mesmas possam ter uma convivência familiar comunitária.

Pane no banco de dados do Serpro deixa serviços do Detran fora do ar

 O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) informa aos usuários que os serviços relacionados à habilitação e veículos oferecidos pelo órgão em todo o estado estão temporariamente suspensos devido a uma pane ocorrida no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
O problema deixou o banco de dados do órgão fora do ar e, consequentemente, todas as informações que dependem deste banco de dados central não podem ser acessadas. O Serpro informou que não há previsão de retorno do sistema.

O chicote de Jesus

Dom Mauro Montagnoli - Bispo Diocesano de Ilhéus - Os comerciantes são expulsos do templo a chicotadas (Cf. João 2, 13-25). A expulsão dos vendilhões do templo acontece em pleno tempo da Páscoa dos judeus, quando Jerusalém está apinhada de peregrinos vindos de todas as partes do mundo para celebrar, oferecer sacrifícios e cumprir suas promessas. São realmente dias de festa, em todos os sentidos. Os comerciantes sabem que a festa da Páscoa é uma privilegiada ocasião de fazer muitos e bons negócios. O mesmo espetáculo presenciamos nos Santuários como o de Bom Jesus da Lapa.