sexta-feira, 29 de junho de 2012

"Bahia de Jorge e outros amados mundos" através da artista plástica Jane Hilda Badaró

(Eu Vejo Arte) IV festival internacional do chocolate da bahia, que está sendo realizado em Ilhéus, no centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, até o dia 2 de julho, apresenta a mostra “Bahia de Jorge e outros amados mundos”, da artista plástica Jane Hilda Badaró. A mostra apresenta alguns dos trabalhos realizados pela artista da série “homenagem a Jorge Amado”, e revela um pouco do que será apresentado sobre a obra amadiana em agosto, quando serão realizadas as comemorações pelo centenário do seu nascimento.

Eleições em Ilhéus: Jabes e Cacá são candidatos de uma aliança formada por 16 partidos

O secretário do PP na Bahia, Jabes Ribeiro, deu a largada para seu quarto mandato de prefeito, na convenção realizada quinta-feira (28), no Clube Social, confirmando a coligação ‘Por Amor a Ilhéus’. Ao lado do empresário Cacá (PMDB), candidato a vice-prefeito, Jabes festejou a consolidação da aliança partidária formada por 16 partidos: PP, PMDB, PCdoB, PSB, PDT, PTB, PRB, PR, DEM, PHS, PSL, PRTB, PTC, PRP, PTN e PSDB.

Festival reúne chocolate nacionais e internacionais em Ilhéus

Com o tema “Amado Chocolate na Terra de Jorge”, o IV Festival Internacional do Chocolate da Bahia, foi aberto nesta quinta-feira(28) no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, na cidade de Ilhéus. O evento reúne até o dia 02 de julho, produtores e apreciadores do cacau e do chocolate de diversas partes do país e do mundo.
O evento, que este ano homenageia o centenário de nascimento do escritor baiano Jorge Amado, conta com programação que inclui desde expositores, estandes de indústrias, pequenas marcas, fábricas de chocolates finos e artesanais, produtos de cooperativas de agricultura familiar da região, além de shows com artistas nacionais e regionais.
De acordo com Weslen Moreira, diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, o evento potencializa o Salon du Chocolat da Bahia que acontece de 06 a 08 de julho e em Salvador. “O evento casa com o esforço da Bahiatursa em demonstrar todo potencial turístico local, a exemplo do turismo rural e do ecoturismo. Sem falar que o Festival acontece num momento de muita força na região, com o remake de Gabriela e os cem anos de Jorge Amado”, declarou.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

O que nos espera após o fiasco da Rio+20?

"Barulho fizemos e até bastante. Mostramos, sobretudo no Aterro do Flamengo, a vibrante e até alegre diversidade que caracteriza os povos abrigados pelo Planeta Terra. Mas, é necessário reconhecer, faltou gente e nos faltou força para criar uma real densidade política democrática capaz de inverter o jogo ou, ao menos, ameaçar. Também, não conseguimos superar a nossa fragmentação", avalia Cândido Grzybowski, sociólogo e diretor do Ibase, em comentário publicado no sítio do Ibase.
Eis o artigo.

Para comemorar 478 anos de fundação personalidades serão homenageadas com a Comenda de São Jorge dos Ilhéus

Cinco personalidades serão homenageadas nesta quinta-feira (28) com a Comenda da Ordem do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, a mais alta condecoração concedida pelo município para autoridades que, nascidas em Ilhéus ou não, contribuíram, em suas respectivas áreas de atuação, com o desenvolvimento do município e, consequentemente, com a melhoria da qualidade de vida de sua população. Esse ano serão homenageados com a Comenda o empresário e consultor portuário Libério Menezes Filho; o fotógrafo e chefe de Gabinete da Prefeitura, José Nazal Pacheco Soub; o empresário do setor da construção civil Roque Lemos; o professor Dorival de Freitas e uma homenagem especial in memorian ao ex-cacauicultor e ex-secretário geral da Ceplac, José Haroldo Castro Vieira.

Reitora da UESC, Adélia Pinheiro recebe visita do embaixador da Bélgica,Claude Misson

O objetivo é estabelecer intercambio com universidades belgas
A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, professora Adélia Pinheiro, recebe nesta sexta-feira (29) a visita do embaixador da Bélgica, Claude Misson. Durante o encontro serão discutidos possibilidades de acordos de cooperação acadêmico-científica com instituições de ensino superior daquele país e a UESC.
O embaixador Claude Misson já destacou a participação da Universidade do Estadual de Santa Cruz na Missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), encerrada no dia 22, quando foram visitadas, pelos reitores brasileiros, dez universidades belgas, flamengas e francófonas. 
A reitora Adélia Pinheiro revelou que as universidades belgas demonstram grande interesse em intensificar as relações com as universidades brasileiras, principalmente na execução do programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal, que tem como principal meta promover o intercambio de estudantes brasileiros às universidades daquele país, com bolsas de estudos no exterior. 

Professores da Ufba, UFRB e Ifba decidem aderir à greve nacional

Greve nacional dos professores das universidades federais começou no dia 17 de maio
(do Correio) - Os professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Instituto Federal da Bahia (Ifba) aceitaram, por unanimidade, aderir à greve nacional pela reestruturação da carreira docente e em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.
A decisão foi tomada em assembleia realizada nesta terça-feira (26), no Salão Nobre da Reitoria da Ufba, no Canela, com a presença de 306 professores - a posição unânime foi pela greve. Como não houve voto contra a paralisação, e nenhuma abstenção, não será necessário realizar referendo para validar a greve, de acordo com a assessoria do Sindicato dos Professores das Instituições Federais do Ensino Superior da Bahia (Apub).

IV Festival Internacional do Chocolate da Bahia, em Ilhéus, de 28 de junho a 2 de julho

O IV Festival Internacional do Chocolate da Bahia promete transformar a cidade de Ilhéus na capital brasileira de chocolates finos. O evento acontecerá de 28 de junho a 2 de julho, no Centro de Convenções do município, e reunirá investidores, turistas, pesquisadores, estudantes e chefs de várias partes do planeta. O Festival agrega diversos segmentos da cadeia produtiva do cacau e do chocolate, expõe e vende produtos derivados, promove cursos e palestras sobre o tema, oferece um espaço exclusivo para crianças, além de uma série de atividades culturais, com shows de artistas regionais e nacionais. A unidade regional do Sebrae em Ilhéus é mais uma vez parceira do evento.

Prêmio Celso Furtado tem inscrições abertas

O Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional está com inscrições abertas até 31 de julho. O concurso é promovido pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), e tem o objetivo de promover a reflexão, do ponto de vista teórico e prático, acerca do desenvolvimento regional no Brasil.Esta é a segunda edição do prêmio, que neste ano homenageará o professor e ex-diretor do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Rômulo de Almeida. Para se inscrever ou obter informações clique aqui.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Treze mortes por gripe A são confirmadas no Paraná

Por Gheisa Lessa - São Paulo - Chega a 13 o número de mortes por gripe A no Estado do Paraná, de acordo com boletim divulgado na última segunda-feira pela Secretaria de Estado da Saúde. Os dados, afirma a secretaria, são da Sala de Situação da Gripe que monitora e investiga todos os casos suspeitos da doença no Paraná. Neste ano, 180 casos de Influenza H1N1 foram diagnosticados no Paraná e 13 pessoas tiveram complicações e chegaram a morrer, afirma a Secretaria de Saúde.
As mortes foram registradas a partir de março. Em São José dos Pinhais, três pessoas morreram; em Curitiba, duas; em Ponta Grossa ocorreu uma morte, assim como em São Mateus do Sul, Astorga, Apucarana, Cornélio Procópio, Tibagi, Capitão Leônidas Marques e Siqueira Campos. Somente no mês de junho foram registrados 11 óbitos.
De acordo com nota divulgada no site da secretaria, no dia 15 o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, determinou a descentralização do medicamento Oseltamivir para abastecer municípios e hospitais privados que atendem a demanda de urgência e emergência no Paraná. A medida coloca à disposição da população 200 mil tratamentos contra a gripe, o que corresponde a dois milhões de cápsulas do medicamento.
Minas

Alberto Kruschewsky deixa Superintendência de Esportes

O superintendente municipal de Esportes, Alberto Kruschewsky, entregou na semana passada ao prefeito Newton Lima seu pedido formal de exoneração. Kruschewsky deixa a pasta de esportes para assumir, ao lado do professor Marcos Gimenes, a vice-coordenação do Colegiado de Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Na gestão de Alberto Kruschewsky à frente da Superintendência Municipal de Esportes, o governo Newton Lima trouxe de volta a Ilhéus uma prova do Campeonato Brasileiro e uma etapa do Campeonato Panamericano de Triathlon. Além disso, o governo contabiliza, durante a gestão de Alberto, várias etapas de corridas de rua, o Rallye Transbahia e diversos outros eventos de artes marciais (Jiu Jitsu, Judô e Tae Kwon Do).

Rio+20: ''A grande derrota é a impotência da ONU para enfrentar problemas''. Entrevista especial com Liszt Vieira

A governança global, um dos temas centrais da Rio+20, estava “posta na mesa e nem se quer foi discutida”, critica o ambientalista.
 “De antemão, já se sabia que a conferência poderia ser considerada um sucesso diplomático, mas um fracasso ambiental”. É com essa declaração que Liszt Vieira diz ter confirmado sua expectativa em relação a Rio+20: “um fracasso anunciado”. Na avaliação do sociólogo, a presença dos chefes de Estado na Rio+20 contribuiu apenas para recomendar o “fortalecimento” do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA. “Os demais temas foram ‘arranhados’ superficialmente para que se pudesse encontrar um mínimo denominador comum, o qual foi encontrado, mas que não correspondeu às expectativas mínimas e nem está à altura dos problemas ambientais que ameaçam o planeta”, aponta.
Um dos pioneiros em discutir ecologia política no Brasil, o professor da PUC-RJ argumenta que as conferências promovidas pela Organização das Nações Unidas – ONU não avançam porque “as questões comerciais também estão presentes, embora oficialmente não se trate de comércio”. Além disso, enfatiza, a ONU, como organismo internacional, não consegue apresentar respostas aos problemas ambientais e sociais em curso. “O mundo mudou e a ONU não reflete a nova correlação de forças, que é o fortalecimento da sociedade civil e dos mercados, e o enfraquecimento relativo de muitos países. Essa ficção jurídica de que todos os países são iguais, de que cada país é um voto, leva à paralisia da ONU”, esclarece em entrevista concedida à IHU On-Line por telefone.
Embora a consciência ambiental tenha aumentado nos últimos 20 anos, e a opinião de uma parcela da sociedade tenha sido representada na Cúpula dos Povos, Liszt assegura que a influência da sociedade civil “ainda foi pequena”.
Liszt Vieira é graduado em Direito e em Ciências Sociais, e doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ. Foi um dos Coordenadores do Fórum Global da Conferência Rio-92, e atualmente leciona no Departamento de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. É presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro desde 2003.
Confira a entrevista publicada concedida ao Instituto Humanitas Unisinos-IHU.

Agrotóxicos: Anvisa e Consea fortalecem controle de resíduos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou na última segunda-feira (25) um panorama sobre o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (Para). A apresentação ocorreu em reunião da Comissão de Presidentes dos Conselhos Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional (CPCE), em Brasília (DF).

Professores recebem Wagner com vaias em Cachoeira

(Bahia Notícias) - O governador Jaques Wagner foi recebido sob gritos de protesto de professores estaduais, nesta segunda-feira (25), em Cachoeira, no Recôncavo baiano. A sede do governo foi transferida, de forma simbólica, para o município, em homenagem ao início das comemorações das lutas pela independência da Bahia. Os manifestantes, em greve há 75 dias, tacharam o gestor de “traidor”. Além de Wagner, os docentes também fizeram a mesma crítica ao presidente e ao líder do governo da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT) e Zé Neto (PT). De acordo com o A Tarde, Wagner, em coletiva, se disse “chocado” com a “covardia” dos professores. “É fácil dizer que a culpa é do governador, pois o governador representa o poder, mas não sou eu que estou tirando as aulas dos meninos, são os professores. É como usassem os alunos como escudo”, afirmou.

Ilhéus, cidade baiana da cultura

No ano em que se festeja o centenário de Jorge Amado, a cidade de Ilhéus – cenário de algumas das principais obras do escritor – tem mais um motivo para comemorar. O município acaba de vencer o Concurso Cidade Baiana da Cultura 2012. O anúncio foi feito dia 13 em Maragojipe – vencedora de 2011 – e que passou o título para a nova ganhadora. O segundo lugar ficou com Irará e a terceira colocação com Cachoeira. A festa de premiação contou com show de Jota Veloso.

Festa de São Pedro no Mercado do Peixe no Rio Vermelho

Chique que só, o Grupo Samba quem Bossa agora integra a grade de atrações super bacanas doSão Pedro realizado pela Associaçãodos Permissionários do Mercado do Rio Vermelho, no “Mercado do Peixe, naMariquita. Agora é hora de celebrar Pedro, o santo pescador. Coordenado porMércio Silva e produzido por Geraldo Badá, o “São Pedro do Mercado do Peixe”tem o patrocínio da Schincariol e vai reunir um time de primeira em quatronoites de apresentações.
O Grupo Samba quem Bossa segue mostrando a mesmainclinação natural para a valorização do samba na sua forma mais original,mergulhando em suas raízes e faz show também no sábado às 13h, no Botequim SãoJorge. O Samba quem Bossa tem como integrantes: Ana de Anis (voz), RobervanHohenfeld (violão de sete cordas), Marcos Faya (bandolim) e Paulo Calmon eJadson Oliveira (percussão).

Diário da CNBB

 REFLEXÃO
A maioria das pessoas está mais preocupada com os pecados dos outros do que com os próprios, sempre apresentando o argumento de que os pecados dos outros são mais graves e exigem uma maior preocupação. O trabalho de transformação do mundo deve começar pela transformação e pela conversão pessoal. Se cada pessoa estivesse realmente preocupada com a própria conversão e de fato fizesse tudo o que está ao seu alcance, contando com a graça divina para uma verdadeira mudança de vida, muitos dos problemas que estão presentes na nossa sociedade já estariam superados. Portanto, que cada um olhe para si, se descubra pecador e se converta, para contribuir de fato com a conversão do mundo.
 NOTÍCIAS
Reunião em Belo Horizonte traça novos capítulos para o subsídio do Setor Universidades
Pastoral da Educação do Regional Leste 1 convoca mobilização 

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Porto Sul e as novas oportunidades na região cacaueira da Bahia

“O Porto Sul é a certeza de que meu filho terá as oportunidades que eu não tive por causa da crise do cacau”. Assim a estudante de Serviço Social em Ilhéus, Kaline Viana, 27 anos, resumiu o sentimento de milhares de jovens de todo o sul da Bahia.
Grávida de cinco meses, à espera de um menino, Kaline acredita que seu primeiro filho vai nascer e crescer numa região com novas oportunidades, para que os jovens não precisem emigrar para outras regiões, ou mesmo outros estados, em busca de trabalho. 

Embaixador belga visita a UESC nesta sexta-feira

Para a professora Adélia Pinheiro, reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC a Missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), da qual participou, terminou com garantia de parcerias com instituições de ensino superior belgas e alemãs. A Missão começou no dia 04 e chegou ao seu final no dia 22 de junho. Foram visitadas universidades na Bélgica e na Alemanha, além de encontros e reuniões com representantes governamentais e agencias relacionadas à educação superior nos dois países.
A professora Adélia Pinheiro anunciou que na tarde desta sexta-feira (29) estará recebendo na Reitoria o Embaixador da Bélgica, Claude Misson. Na pauta o principal tema será o fortalecimento de ações visando a cooperação institucional entre a Universidade e as instituições de ensino superior belgas.

sábado, 23 de junho de 2012

Conferência termina com texto fraco e sob críticas

A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, terminou marcada pela distância entre as expectativas da sociedade civil e o que os governos e seus representantes foram capazes de produzir após 12 dias de diálogo. Até uma ministra do governo brasileiro - Izabella Teixeira, do Meio Ambiente - lamentou a falta de clareza em alguns pontos do texto final.
A reportagem é de Herton Escobar e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 23-06-2012.
O documento final da cúpula, intitulado de O Futuro que Queremos - e apelidado de O Futuro que Teremos, ou O Futuro que Não Queremos, por organizações não governamentais - foi aprovado ontem às 19h20, na plenária final da conferência, sem qualquer comentário por parte dos delegados presentes. A aprovação foi aplaudida pela plateia de forma recatada.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Vanessa da Mata e O Teatro Mágico são as grandes atrações musicais deste ano no IV Festival do Chocolate

Uma das muitas novidades preparadas para o IV Festival Internacional do Chocolate da Bahia, que acontecerá nos dias 28 de junho a 02 de julho, a Arena Showcolate trará atrações de peso nesta edição do evento. O espaço, destinado a apresentações de bandas nacionais e regionais, será formatado na área externa do Centro de Convenções, para atender ao grande público esperado para os shows.
Vanessa da Mata é uma das atrações mais aguardadas para este festival. A mato-grossense se apresentará pela primeira vez na cidade de Ilhéus e tem em seu repertório sucessos que encantaram o Brasil como “Ainda Bem”, “Ai, ai, ai...” e “Eu sou neguinha”. A cantora, que está no seu quinto CD de título "Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias", se destaca no canário musical pela voz e pela presença marcante em palco. Vanessa da Mata se apresenta no dia 30 de junho, data em que também ocorrerá o show da banda Mameto.

São João de Ilhéus começa neste sábado(23)no Parque de Exposições

O São João de Ilhéus, um dos eventos mais importantes do calendário de festas populares do município, começa neste sábado (23), a partir das 22 horas, no Parque de Exposições, localizado na rodovia Ilhéus/Canavieiras. Promovida pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Bahiatursa, a festa acontecerá de 23 a 27 deste mês e integrará a programação alusiva aos 478 anos de fundação e 131 de elevação à categoria de cidade, data comemorada no próximo dia 28 de junho.
Entre as principais atrações, o público regional terá a oportunidade de conferir as apresentações de Zelito Miranda, Lordão e Estakazero. Também estarão animando a festa junina deste ano diversas atrações regionais, como Zabumbahia, Mel de Forró, Balaio de Gatos, Forró Quatro Estações, Banda Realce, Luiz Bob e Os Gonzaga, Xote Apimentado e Circuito do Forró.

Festival em Ilhéus reúne o melhor do chocolate nacional e internacional

Com o tema Amado Chocolate na Terra de Jorge, o IV Festival Internacional do Chocolate da Bahia reúne entre os dias 28 deste mês e 2 de julho, no Centro de Convenções de Ilhéus, produtores e apreciadores do cacau e do chocolate de diversas partes do país e do mundo.
O evento, que este ano homenageia o centenário de nascimento de Jorge Amado, conta com uma vasta programação, que inclui desde expositores, estandes de indústrias, pequenas marcas, fábricas de chocolates finos e artesanais, produtos de cooperativas de agricultura familiar da região, além de shows com artistas nacionais e regionais.

Programação do Festival do Chocolate traz palestras sobre o cacau e minicursos sobre técnicas de preparação do chocolate

Já estão abertas as inscrições para a Jornada do Cacau e Chocolate, que contempla uma vasta programação com workshops, cursos, palestras, rodadas de negócios e oficinas sobre o cacau, chocolate e setores relacionados. A jornada faz parte do IV Festival Internacional do Chocolate da Bahia, que acontecerá em Ilhéus de 28 de junho a 02 de julho no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães. Este evento terá como público principal estudantes e profissionais de diversas áreas, produtores de cacau e amantes do chocolate. 

Diário da CNBB

REFLEXÃO
A eficácia da oração não é determinada pela quantidade de palavras nela presentes, pelo seu volume ou pela sua visibilidade, mas antes de tudo pela capacidade de estabelecer um relacionamento sério, profundo e filial com Deus. Quem fala muito, grita e fica repetindo palavras é pagão, que não é capaz de reconhecer a proximidade de Deus e ter uma intimidade de vida com ele. A oração também deve ter um vínculo muito profundo com o próprio desejo de conversão e de busca de vida nova, de modo que ela não seja discursiva, mas existencial e o falar com Deussignifique estabelecer um compromisso de vida com ele e para ele.
NOTÍCIAS
Bispos avaliam a 50ª Assembleia Geral da CNBB
Comissão de Comunicação da CNBB apresenta aos bispos o Projeto RIIBRA
Morre o arcebispo de Ribeirão Preto, dom Joviano de Lima Júnior
Nota de condolências pelo falecimento de dom Joviano de Lima Júnior
Termina hoje IX Encontro de CEBs Latino-americano e Caribenho
Comissão para Juventude apresenta Semana Missionária

quinta-feira, 21 de junho de 2012

São João em Ilhéus começa sábado(23)

Zelito Miranda, Lordão e Estakazero são as principais atrações do São João de Ilhéus, que será realizado no período de 23 a 27 de junho, no Parque de Exposições, situado no quilômetro 5 da rodovia Ilhéus-Olivença. A festa conta, ainda, com diversas atrações regionais, a exemplo de Zabumbahia, Mel de Forró, Balaio de Gatos, Forró Quatro Estações, Banda Realce, Luiz Bob e os Gonzagas, Xote Apimentado, Circuito do Forró e várias outras bandas de destaque no Sul da Bahia. 

Outra promessa: Estado assina contrato para Ecla elaborar projeto da nova ponte

Essa  promessa foi anunciada pelo governador Wagner ao prefeito de Ilhéus, o também petista Newton Lima, em 2011. Como em novembro teremos eleições precisa ser refeita. 
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, comemorou a notícia dada pelo governador do Estado, Jaques Wagner, sobre a assinatura do contrato entre o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) com a empresa vencedora da concorrência 065/11, Ecla Engenheiros Consultores Ltda, publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia, edição de 21-06-2012. O objeto do contrato é a elaboração dos projetos finais de engenharia para a segunda ponte ligando o centro de Ilhéus ao Pontal (Zona Sul da cidade) e sistema viário de acesso. 
Segundo o contrato, o projeto tem o valor de R$1.902.336,14 e o prazo para a conclusão dos trabalhos é de 150 dias. A concorrência foi homologada em 12 de junho próximo passado pelo Diretor-geral do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), Saulo Filinto Pontes de Souza. A construção da nova ponte foi uma promessa feita pelo governador Jaques Wagner ao prefeito Newton Lima, em setembro de 2010 e reafirmada durante a realização do Festival do Chocolate, em julho do ano passado. 
Nesta próxima semana os engenheiros da empresa Ecla Engenheiros Consultores Ltda. virão a Ilhéus para conhecerem e debaterem com os técnicos da Prefeitura todas as possibilidades de locação das vias de acesso à nova ponte, cujas extremidades se situarão no Morro de Pernambuco (Zona Sul) à Praia do Cristo e avenida Soares Lopes (centro da cidade). “Essa segunda ponte é um dos equipamentos urbanos mais importantes para o desenvolvimento de Ilhéus e agora, mais do que nunca, se torna realidade” ressaltou o prefeito Newton Lima. 
Vetor de desenvolvimento – Explica o prefeito Newton Lima, que o grande fluxo de tráfego entre o centro de Ilhéus e a zona sul tem criado uma situação caótica para as pessoas que se deslocam constantemente entre esses locais, problema agravado pelo fato de que a atual ponte Lomanto Júnior, inaugurada em 1965, não consegue dar atendimento à atual demanda. “é desnecessário dizer que ela serve não só de comunicação entre os diversos bairros da Ilhéus, mas, também, de outras cidades do Sul da Bahia servidas pela BR-001, a exemplo de Una, Santa Luzia, Canavieiras, dentre outras”, observou o prefeito. 
Na opinião de Newton Lima, a ausência de tão importante equipamento urbano vem causando inúmeros congestionamentos no tráfego, transtornos para o dia-a-dia não só dos ilheenses, mas também em turistas e usuários das rodovias próximas. Para o prefeito, a falta de uma segunda ponte vem inibindo investimentos turísticos, imobiliários e comerciais na zona sul da cidade. “Além do mais, no bairro do Pontal está implantado o aeroporto Jorge Amado, e os constantes estrangulamentos na mobilidade urbana causam constrangimentos e estagnação do desenvolvimento turístico e comercial de Ilhéus”, concluiu o prefeito. 

Dilma foi monitorada pelo SNI durante governo Sarney

RUBENS VALENTE (DE BRASÍLIA) - Documentos abertos agora ao público mostram que a presidente Dilma Rousseff foi monitorada não apenas durante a ditadura militar (1964-85), quando foi presa e torturada, mas em todo o governo de José Sarney (1985-90), hoje presidente do Senado.
Os papéis integram o chamado "Acervo da Ditadura", do Arquivo Nacional, um conjunto de mais de oito milhões de páginas produzidas pelos órgãos de inteligência da ditadura e do governo Sarney sobre a vida de aproximadamente 308 mil pessoas, sindicatos e partidos.
Em pesquisa na base de dados do acervo, a Folha identificou um total de 181 documentos com referências a Dilma, que começam em 1968, quando ainda era estudante universitária, e se estendem ao final dos anos 80.
Dezessete dos papéis foram produzidos durante o governo Sarney pelo SNI (Serviço Nacional de Informações).
Na fase pós-ditadura, o SNI apontava Dilma como parte de uma "infiltração comunista" em órgãos da prefeitura e do governo do Rio Grande do Sul, chamando a atenção para a sua passagem pelos grupos da esquerda armada VAR-Palmares e Colina.
Os relatórios registram a atuação de Dilma no movimento feminista que, segundo o SNI, buscava "a conscientização das massas, pretendida por facções esquerdistas que almejam o poder".
O SNI também monitorou uma viagem de Dilma ao México e acompanhou comício que Dilma e Lula participaram contra a ampliação do mandato presidencial de Sarney, em 1988.
Ao integrar o secretariado de Alceu Collares (PDT) na Prefeitura de Porto Alegre, em 86, Dilma foi alvo de outro relatório. O SNI disse que a prefeitura tinha "infiltração" de pessoas "com registros de atividades subversivas".
Relatórios do SNI da década de 70 sobre Dilma dizem respeito a uma suposta ligação com a JCR (Junta de Coordenação Revolucionária), grupo de esquerda armada. Dois relatórios dizem que ela se reuniu com membros da JCR. Um terceiro relatório de 79, porém, agora revelado, diz não ter encontrado comprovação dessa alegação.
Em 2011, Dilma negou ter mantido reuniões com membros da JCR ou mesmo conhecer a organização. Procurado ontem, o Planalto disse que não vai se manifestar. 
A assessoria de Sarney disse que, em seu mandato na Presidência, ele havia ordenado ao SNI que não realizasse "levantamentos sobre a vida privada" de "nenhum brasileiro". Disse ainda que não era informado sobre objetivos e resultados do SNI.
O acervo agora tornado público integra os chamados "dossiês pessoais" e só podia ser consultado por terceiros após autorização da pessoa.
Com a Lei de Acesso à Informação, o Arquivo deu prazo para as pessoas pedirem bloqueio aos seus dossiês. Ninguém, incluindo Dilma, se manifestou, o que tornou a liberação automática.

Economia verde: uma expressão da mercantilização da terra. Entrevista especial com Guillermo Kerber

"Conscientes de que muitas vezes as religiões não têm sido fiéis a suas intuições originais, os líderes reforçaram um chamado a cuidar do planeta", afirma o diretor do programa de Mudanças Climáticas do Conselho Mundial de Igrejas.
 Ao refletir sobre a participação das diversas igrejas e religiões na Cúpula dos Povos e na Rio+20, o filósofo e teólogo uruguaio Guillermo Kerber afirma que, em conferências como essa, uma contribuição específica das igrejas é vincular o que está acontecendo nas comunidades com a discussão e negociação internacional. “A participação das igrejas não tem sentido em reuniões da ONU se não for para transmitir as dores, as esperanças, os anseios e as soluções que as comunidades podem trazer às crises (ecológica, econômica, financeira, moral, espiritual) nas quais estamos imersos”. Na entrevista concedida à IHU On-Line por e-mail, ele declara que “a mística e a ética das diferentes religiões convergem para recolocar o ser humano como parte da criação e com uma responsabilidade única, dadas as suas capacidades de destruição e de cuidado”. E conclui: “a discussão sobre o tema ambiental não pode se desligar da discussão sobre a pobreza e a riqueza no mundo”.
Filósofo e teólogo uruguaio, Guillermo Kerber (foto) é também doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo - Umesp. Reside com sua família em Genebra, onde trabalha como diretor dos programas de Mudanças Climáticas e de Assuntos Internacionais, Paz e Segurança Humana do Conselho Mundial das Igrejas - CMI. No Uruguai, Kerber foi professor de Ética na Universidade da República e na Universidade Católica, além de ter trabalhado em ONGs vinculadas ao desenvolvimento, à ecologia, ao ecumenismo e aos direitos humanos. É autor de O Ecológico e a Teologia Latino-Americana (Ed. Sulina, 2006) e coeditou a edição da revista do Conselho Mundial de Igrejas, The Ecumenical Review, de julho de 2010, sobre mudanças climáticas.
CONFIRA A ENTREVISTA.

São João e São Pedro no Mercado do Peixe, no Rio Vermelho

A Associação dos Permissionários do Mercado do Rio Vermelho realiza shows na Praça Caramuru, celebrando os santos de junho ! 
A Associação dos Permissionários do Mercado do Rio Vermelho, o “Mercado do Peixe, na Mariquita, realiza uma super festa junina no Rio Vermelho, na Praça Caramuru, para celebrar São João e São Pedro. SÃO JOÃO - Na sexta-feira, dia 22.06, os shows começam às 19h30 e a primeira atração a subir ao palco é o grupo “Cegueira de Nó”. Logo em seguida, uma celebração especial ! O cantor e compositor Targino Gondim e a atriz Tânia Tôko serão eleitos o Rei e a Rainha do Milho, com direito a coroa, cetro e faixa ! Daí pra frente a festa segue pegando fogo, a partir das 21h30, com a apresentação do grupo “A Mulherada”.No dia 23.06, sábado, às 19h30, sobe ao palco Carlinhos Cor das Águas, que está com um trabalho especial com músicas juninas. Às 21h30 será a vez do grupo Fora da Mídia e em seguida, a festa fica por conta do Forró Forrotear. No dia 24.06, domingo, às 19h30 tem Zé de Tonha, e às 21h30, as meninas do Chita Fina.

Itororó: 24º Festsol começa sexta-feira(22)

A partir das 19 horas desta sexta-feira (22), Itororó será palco de uma das maiores festas juninas do interior da Bahia, o 24º Festival da Carne de Sol. Até domingo (24), o evento promete muita animação com atrações musicais de renome nacional. O grande “arraiá” será montado na Praça Coronel Borges, com barracas de comidas e bebidas típicas, além da famosa carne de sol. 
Neste ano, o Festsol homenageia Luiz Gonzaga, rei do baião que completaria 100 anos em dezembro deste ano. A ornamentação da festa ficou a cargo da artista plástica Nilda Rosa, que combinará elementos relacionados à trajetória do homem que fez o mundo se render ao ritmo nordestino. 

Coaraci: São João a partir desta quinta-feira(21)

A cidade de Coaraci arruma os últimos detalhes para imergir no clima junino a partir desta quinta-feira (21). Serão três noites de muito arrasta-pé, no arraial montado na Praça Jairo de Gois. Além de iluminação, cobertura e camarotes, barracas de comida e bebidas típicas, o local será enfeitado com peças do artista plástico Augusto Brito. “Será uma típica festa do interior com infraestrutura ideal para o povo cair no forró sem preocupações”, disse a prefeita Josefina Castro. 

Quer comprar Maconha? Uruguai quer vender

‘Alguém tem que ser o primeiro’, diz o presidente José Mujica, que em entrevista durante a Rio+20, se mostrou confiante no sucesso da iniciativa.
RENATA MALKES, MATILDE CAMPODONICO/AP - O presidente do Uruguai, José “Pepe”Mujica, minimizou as críticas, a polêmica e o espanto causados por seu projeto de descriminalização da maconha. Com o estilo simples que lhe é peculiar, sem gravata ou seguranças, Mujica se mostrou confiante no sucesso da iniciativa. Ele conversou com o GLOBO durante a plenária dos chefes de Estado da Rio+20.

"Futuro que preparam na Rio+20 vai nos levar ao abismo", diz Leonardo Boff

"É um documento materialista e miserável". Foi dessa forma que o teólogo e escritor Leonardo Boff se referiu ao documento geral da ONU que está sendo preparado na Rio+20, Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre até o dia 22 de junho, no RIo de Janeiro.
A reortagem é de Matheus Lombardi e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 16-06-2012.
"O Futuro que preparam na Rio+20 vai nos levar ao abismo", disse Boff, um dos responsáveis pela Carta da Terra, declaração de princípios que busca inserir na sociedade princípios mais éticos na relação com o meio ambiente.
Segundo o teólogo, a busca por uma economia mais sustentável, um dos principais focos da Rio+20, não terá sucesso algum com as ideias e panoramas atuais.
"Só se fala de economia verde. Mas o que eles querem é apenas uma economia pintada de verde. Temos que ter uma ruptura com o sistema atual", afirmou.

UESC promove exposições fotográficas em homenagem a Ilhéus

Em homenagem ao aniversário de 477 anos de fundação da cidade de Ilhéus, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) promove duas exposições fotográficas, que serão abertas ao público nesta sexta-feira, a partir das 10 horas. A primeira intitulada “Ilhéus Ontem Bela, Hoje linda”, será realizada no antigo Museu do Cacau, em Ilhéus, e a segunda, denominada “Ilhéus: imagens do passado”, acontecerá no espaço do Museu Amélia Amado, em Itabuna. 
A exposição “Ilhéus: Ontem Bela, Hoje linda” é composta por 64 imagens do acervo do fotógrafo José Nazal Soub que foram doadas ao Cedoc (Centro de Documentação Regional) da UESC, e poderá ser visitada no Museu Regional do Cacau – em processo de revitalização, localizado na Rua Eustáquio Bastos, 170, no centro histórico de Ilhéus. 
Já a exposição “Ilhéus: imagens do passado” apresenta 20 fotos, em plotter, cujo acervo é fruto de pesquisa do próprio Cedoc, e será mostrada no Museu Amélia Amado, situado na Avenida Amélia Amado, Centro de Itabuna, cujo espaço é administrado pela Universidade, através de convênio mantido com a AFI (Ação Fraternal de Itabuna). 

Itabuna é referência em tratamento de doença falciforme

Itabuna tem registrados 877 portadores de doença falciforme, e todos são cadastrados e assistidos pelo Centro de Referência em Doença Falciforme (CRDF). A unidade foi implantada em 2009 pelo prefeito Capitão Azevedo, e é a única especializada na Bahia para atendimento gratuito a esse tipo de paciente. 
“É sem dúvida um grande avanço na saúde pública no município, e até uma ousadia pelo investimento que foi feito tanto na sede própria e exclusiva, quanto nos equipamentos e, principalmente, na capacitação da equipe de profissionais multidisciplinares que atua no centro”, destacou o diretor da Divisão de Média e Alta Complexidade, Tiago Domingos dos Santos. 

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Assaltos nas estradas a ônibus intermunicipais deixam rodoviários assustados

Após a morte de um motorista e um cobrador no fim de semana, alguns pensam até em deixar a profissão.
Reportagem de  Bruno Wendel e Lorena Caliman (CORREIO) - Ao fechar os olhos, as imagens violentam a mente do cobrador Edmar Barbosa da Silva, 34 anos: homens armados, desespero, tiro e sangue. Desde o último sábado, as cenas vêm em forma de flashes e o perturbam dia e noite. Ele e 40 passageiros da empresa Cidade Sol testemunharam a morte do motorista Israel dos Santos, 36, baleado após um assalto na BR-110, trecho de Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador. A rodovia é considerada por policiais e motoristas como uma das mais violentas que cortam o estado.
“Um deles estava ‘na bruxa’ (drogado). Deitei na poltrona no primeiro tiro. Os passageiros começaram a gritar. Os vidros quebraram e os estilhaços me cortaram. Dizem os passageiros que um policial estava à paisana e atirou nos assaltantes, que atiraram no motorista. O cara estava com o Satanás no corpo”, diz Edmar.
Nesta terça (19), pela manhã, rodoviários das empresas Cidade Sol e Regional - que também teve um motorista morto em assalto no último fim de semana, no município de Sátiro Dias -, realizaram uma paralisação contra a insegurança no trabalho. Segundo a Agerba, o grupo impediu, durante quatro horas, a saída de 50 ônibus do Terminal Rodoviário de Salvador.
Mapa
Com a ajuda das polícias rodoviárias Federal (PRF), Estadual (PRE) e a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário (Abemtro), o CORREIO mapeou as rodovias mais violentas do estado. Os órgãos apontam trechos das BRs 110, 101, 116, 324 e 407, e as BAs 093 e 522 como as mais visadas pelos assaltantes - confira os trechos no mapa ao lado.
Essas rodovias são as preferidas nessa época  por levarem milhares de pessoas às festas de cidades como Cruz das Almas, Amargosa, Jequié, Alagoinhas e Santo Antônio de Jesus. Segundo a polícia, os crimes são praticados por jovens de até 20 anos, que buscam dinheiro para curtir as festas.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Texto da Rio+20 é "fracasso colossal", criticam ONGs

Brasil "bate e assopra": mantém que países ricos pagam mais, mas tira peso de financiamento
Lilian Ferreira, Maria Denise Galvani e Maurício Stycer - O Brasil buscou o meio termo com o uso de palavras brandas para conseguir que seu rascunho final da Rio+20 seja aprovado na manhã desta terça-feira (19) em plenária de negociadores. Se por um lado manteve os princípios das responsabilidades diferenciadas, pela qual países mais ricos devem arcar com mais dinheiro, por outro, diminui o tom da obrigatoriedade de financiamento por parte deles e ainda incluiu o setor privado.
Esta versão do texto tem apenas 49 páginas e 283 parágrafos. A declaração, que pode ser aprovada ou alterada na plenária, será entregue aos chefes de Estado, que se reúnem de 20 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. A União Europeia defende que os ministros e a alta Cúpula discutam o texto.

Negociadores apresentam documento final da Rio+20 às delegações

O texto final da Rio+20 foi entregue na manhã desta terça-feira, 19, às delegações dos países participantes da conferência. O documento ficou pronto após mais de 14 horas de negociações na segunda-feira.
Na madrugada desta terça, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, anunciou a conclusão do documento. Ele sinalizou que foi refeito o último rascunho, finalizado no sábado, incluindo ajustes de "último minuto". O texto ainda será submetido a nova plenária, às 10h30, e ainda pode ser modificado.
O texto finalizado foi divulgado para as delegações dos 193 países. Qualquer delegação pode rejeitar propostas e se manifestar na plenária, discordando em relação a itens contidos no texto.
'Fizemos o possível'

Comitiva de reitores garante apoio ao intercâmbio de estudantes brasileiros na Alemanha

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Adélia Pinheiro, integrante da comitiva da Missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais - ABRUEM, visitou Universitat de Stuttgart, na Alemanha. Segundo a professora Adélia Pinheiro “essa foi uma das instituições mais receptíveis para receber estudantes brasileiros através do Programa Ciência Sem Fronteiras, garantindo assim apoio ao intercâmbio de estudantes brasileiros. 

Rio+20 e o poder da mobilização social. Entrevista especial com Wagner Ribeiro

“A Rio+20 será lembrada na história ou como uma reunião que ‘deu conta’ de tratar dos problemas ambientais, ou como uma incapacidade dos países de lidar com a crise atual”, afirma o geógrafo e professor da USP.
 Na visão do professor Wagner Ribeiro, é preciso “aproveitar esse momento de mais uma manifestação da crise sistêmica internacional para reunir a sociedade civil e a sociedade organizada, os povos indígenas e pensarmos uma nova maneira de organizar a vida, porque a recorrência das crises tem sido de tal ordem que elas estão impondo a revisão de um novo modelo. E a Rio+20 é uma oportunidade importante, porque ela ocorre no meio da crise. Então, é realmente um momento adequado: a reunião certa, na hora certa, com o assunto certo e o lugar certo também”. Ribeiro fez essa e outras afirmações na entrevista a seguir, concedida por telefone à IHU On-Line. Ele destaca que já existem novas formas de cooperação e que “os países é que estão atrasados, porque ainda estão trabalhando em uma perspectiva que não é mais possível para tratar dos temas atuais, que é justamente a de procurar salvaguardar apenas e tão somente os interesses de um grupo, quando, na verdade, alguns temas já estão sendo claramente apontados como de repercussão internacional e isso afeta muito mais do que a população de um país isolado: afeta a humanidade como um todo”. E constata: “a Rio+20 deve procurar corrigir os erros do século XX”. 
Geógrafo e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo – USP, Wagner Ribeiro é professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP. Obteve a livre docência também na USP, e realizou estudos de pós-doutorado na Universidad de Barcelona. É coordenador do Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do Instituto de Estudos Avançados da USP. É autor de, entre outros, A ordem ambiental internacional (São Paulo: Contexto, 2001).
Confira a entrevista

Professora da UESC integra equipe de revisores do Enade

A professora/doutora Andrea da Silva Gomes, docente titular do Departamento de Ciências Econômicas da UESC, foi selecionada para integrar a equipe de quatro professores que realizará a revisão das provas dos alunos concluintes dos cursos de Economia que serão submetidos ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), este ano. O exame tem a função de avaliar o desempenho dos alunos e também dos cursos de Economia das diversas instituições de ensino superior do país. Promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Enade tem como objetivo promover estudos, pesquisa e avaliações periódicas sobre o sistema educacional brasileiro. 
Segundo o Inep, participaram da seleção mais de 200 professores universitários de todo o país, num processo seletivo que considerou o currículo dos inscritos. Os professores selecionados são oriundos de quatro universidades: três federais e uma estadual. A escolha da professora Andrea Gomes, que já participou de um curso de capacitação, em Brasília, coloca a UESC no mesmo patamar das melhores instituições brasileiras de ensino superior e como única estadual a integrar a equipe do Enade. 
As provas para os alunos concluintes do curso de Economia em 2012 estão previstas para o mês de setembro deste ano.

Greve dos professores se arrasta no ritmo do governo Wagner

“Atiraste uma Pedra”, de Herivelto Martins, é uma obra-prima da música popular brasileira. O samba-canção, que foi regravado por Nelson Gonçalves, Gal, Caetano, Gil e Bethânia, entre outros gênios da MPB, embala até hoje as desilusões amorosas e dores de muitos casais. Também poderia ser a música-tema da crise – da gravíssima crise – envolvendo o governo Wagner e milhares de professores da rede estadual em greve há mais de dois meses.
O saldo da lambança criada pelo governo petista até agora é o seguinte: calendário acadêmico jogado no lixo, um milhão de estudantes entregues à própria sorte, guerra de liminares, mentiras, uma fortuna torrada em publicidade oficial, contas atrasadas, arrogância e prepotência.

Seca na Bahia: mais 21 municípios baianos entram em estado de emergência

Queda na produção agropecuária pode afetar o abastecimento de outros estados
A Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional reconheceu nesta segunda-feira (18) o estado de emergência em 21 municípios afetados pela seca na Bahia. No país inteiro, já são 1.473 cidades em estado de emergência por causa da estiagem.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Safra de cacau do Pará pode superar as 80 mil toneladas em 2012

Neste início do mês de junho, foi concluída, sob a coordenação de Fernando Mendes, fiscal federal agropecuário da Ceplac, a primeira de uma série de quatro estimativas da safra paraense de cacau. Por enquanto, a expectativa é de uma produção próxima das 87 mil toneladas.O projeto “Previsão de Safras” foi uma ideia de Edson Lopes Lima, fiscal federal agropecuário da Ceplac, implementado como ação de pesquisa no ano de 2005. Esse projeto teve a duração de três anos e foi concluído em 2008 com a publicação do artigo: “A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS DE PREVISÃO DE SAFRAS, COMO FORMA DE SE ESTIMAR A PRODUÇÃO ANUAL: A experiência de Brasil Novo no estado do Pará”, onde se apresentava o desenvolvimento do projeto como um todo, isolando-se o seu efeito em um dos municípios amostrados.

Reitores brasileiros na missão da ABRUEM conheceram a Goethe Universitat Frankfurt

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, Adélia Pinheiro juntamente com os reitores representantes das universidades estaduais e municipais que integram a missão internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), conheceram a Goethe Universitat Frankfurt, uma das maiores universidades da Alemanha.
Instituição fundada em 1914 como Universidade de Cidadania, é considerada uma instituição relativamente jovem. Em 1932 passou a se chamar Goethe, em homenagem ao poeta e escritor Johann Wolfgang von Goethe. Atualmente, a universidade tem 38 mil alunos, em seus quatro campi: Bockenheim (Ciências Sociais, Pedagogia, Psicologia, Matemática, Informática, Geografia Humana); Riedberg (Farmácia, Física, Química, Bioquímica, Geociências e Geografia), Westend; (Teologia, Filosofia, História, Filologia, Arqueologia, Ciências Jurídicas, Economia e Administração); e Niederrad (Ciência Médica, Odontologia e Hospital Universitário). 

Fórum sobre a monilíase

A  monilíase é a cada dia que passa a maior ameaça à cacauicultura nacional e o risco de sua introdução é iminente. Por conta disso, o INSTITUTO PENSAR CACAU (IPC) juntamente com o Comitê Técnico de Prevenção à Monilíase do Cacaueiro (CTPMC) formado pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Federação de Agricultura do Estado da Bahia (FAEB), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (SEAGRI), Superintendência Federal de Agricultura do Estado da Bahia (SFA/MAPA/BA) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) estarão realizando no dia 01 de Agosto de 2012 à partir das 14:00hs no salão de convenções do Hotel Tarik em Itabuna(Ba), um fórum de debates.

Animação do público vira marca do “São João nos bairros” em Ilhéus

O projeto São João nos Bairros chegou ao fim na noite do último domingo (17) deixando um gostinho de “quero mais” para a edição do próximo ano. O arrasta-pé promovido pela TV Santa Cruz, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, reuniu centenas de pessoas na praça Cláudio Magalhães, em Olivença, último bairro a receber o projeto iniciado em 2011 em Itabuna. Este ano o projeto foi estendido a quatro bairros de Ilhéus, onde o público ajudou a consolidar o sucesso do evento.
A animação da última noite ficou por conta das apresentações das quadrilhas Dinoussauros e da Vira Folha, com direito a encenação de casamento na roça, além do grupo de dança “Sensos” e das bandas Luíz Bob e os Gonzaga e Zambumbaía. Um dos pontos altos da noite ficou por conta das escolhas da Rainha do Milho de Olivença e do bairro mais animado do Projeto São joão nos Bairros.  

Doutorandos da UESC se destacam em evento internacional sobre mudanças climáticas

Os alunos José Wildes Barbosa dos Santos, Karine Orrico Góes e Luziléa Brito de Oliveira, do Curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC tiveram seus trabalhos na área ambiental destacados ao apresentá-los no International Symposium Climate Change, Impacts and Vulnerabilities in Brazil - CCIV-2012 (Simpósio Internacional de Mudanças Climáticas: impactos e vulnerabilidades no Brasil).
O evento, que teve como tema central “Preparando o Nordeste Brasileiro para o Futuro”, visou incentivar a formação de recursos humanos e geração de pesquisa no Nordeste do Brasil direcionados para as ciências do clima. E, por meio de duas vias – avanço do conhecimento e transferências – estimular atividades de cooperação nacionais e internacionais, com foco nas mudanças climáticas do planeta e adaptações para eventos climáticos extremos decorrentes tanto da variabilidade natural do clima, quanto por indutores humanos que podem transformar o meio ambiente.

Harold confirma minicursos no IV Festival Internacional do Chocolate

O IV Festival Internacional do Chocolate da Bahia em parceria com a empresa produtora de chocolate Harold, uma das maiores do mundo neste segmento, trará a Ilhéus minicursos com aulas expositivas e experimentais sobre técnicas de manuseio do chocolate. As oficinas da Harold foram um verdadeiro sucesso de público na terceira edição do festival em 2011 e retornam este ano com muitas novidades para o público ilheense. Os minicursos acontecerão no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães no período de 28 de junho a 02 de julho como parte da programação do Festival.
O chocolatier André Bispo, da Harald, será o responsável por ministrar ao público durante os três dias de curso diferentes temáticas, entre elas preparação de tortas clássicas e finas, tendo chocolate como ingrediente base do passo a passo, com os mais variados exemplos de montagens, recheios, coberturas e decorações. André traz ainda o processo de fabricação de bombons e trufas de forma artesanal, utilizando moldagem e modelagem especiais e inovadoras, além de aula especialmente dedicada às sobremesas mais elaboradas. 

sexta-feira, 15 de junho de 2012

“Gabriela” mostrada para a imprensa e mercado publicitário

O município de Ilhéus viveu um momento inesquecível na noite da última quinta-feira (14) com a apresentação do remake da novela “Gabriela” para a imprensa e para o mercado publicitário da região. Promovido pela TV Globo e TV Santa Cruz, o evento aconteceu no Bar Vesúvio, um dos principais ‘cenários vivos’ do romance “Gabriela, Cravo e Canela”, do escritor Jorge Amado. A noite de celebração contou com a presença do prefeito Newton Lima, do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, do diretor-executivo da TV Santa Cruz, Estácio Gonzaga, e da atriz e cantora Emanuelle Araújo, que representou o elenco do remake, previsto para estreiar na próxima segunda-feira (18), a partir das 22h30min. A festa também foi prestigiada por outras autoridades, publicitários, artistas, empresários, profissionais de imprensa, familiares do escritor baiano e representantes de outros segmentos da sociedade local. 
Além de degustar um maravilhoso coquetel, os convidados tiveram a oportunidade de assistir a um resumo do primeiro capítulo de “Gabriela”, folhetim escrito por Walcyr Carrasco e dirigido por Mauro Mendonça Filho. Inspirada na obra de Jorge Amado, a novela será exibida no horário das 23 horas e contará com grande elenco. Entre eles, Juliana Paes (Gabriela), Humberto Martins (Nacib), Antônio Fagundes (Ramiro Bastos), Mateus Solano (Mundinho Falcão), Marcelo Serrado (Tonico Bastos), Vanessa Giácomo (Malvina Tavares), José Wilker (Jesuíno Mendonça), Maitê Proença (Sinhazinha Mendonça), Ary Fontoura (Coronel Coriolano) e Ivete Sangalo (Maria Machadão). No final do evento, os convidados ainda tiveram a oportunidade de conferir um belo show com o cantor Fábio Souza, que interpretou algumas músicas da trilha sonora. Para o prefeito Newton Lima, “o remake de ‘Gabriela’ será uma oportunidade única para a cidade, que, mais uma vez, será divulgada nos quatro cantos do país por meio da obra imortal de Jorge Amado”. Já na opinião do presidente da Fundaci, Maurício Corso, “a apresentação da novela global em Ilhéus transformou-se em um dos grandes destaques das comemorações que celebram o centenário de nascimento do escritor baiano”. Por sua vez, o diretor-executivo da TV Santa Cruz, Estácio Gonzaga, afirmou que “Gabriela” é mais do que um produto televisivo. “Na verdade, trata-se de um marco para Ilhéus, que tem a sua riqueza natural e cultural tão bem contada por Jorge”. Representando a família do escritor, Jorge Amado Neto afirmou que é sempre muito bom voltar ao município e testemunhar tantas homenagens. “Meu avô sempre disse que era devedor desta Terra, uma vez que ela lhe deu a inspiração necessária para a criação de histórias e personagens que acabaram encantando o Brasil e o mundo”.