terça-feira, 31 de julho de 2012

Aeroporto de Ilhéus será ocupado dia 10 de agosto por pequenos produtores rurais da região.

Mais de seiscentos pequenos agricultores estiveram reunidos na sede da associação para debater e traçar estratégias para coibir as invasões de propriedades rurais na região. 
Estiveram presentes O Bispo da Diocese de Ilhéus, D. Mauro Montagnoli, Pe. Ednilson Vivas, Vigário Geral, o Pe. Marcos Alcântara, diretor do Seminário, Bebeto Galvão, presidente do PSB e da Força Sindical, Maria D’Ajuda, coordenadora da Cáritas Diocesana, Nau, representante da deputada Ângela Sousa, representantes de associação quilombola, e o presidente do Assentamento Ypiranga, composto por 54 famílias. 
Os relatos apresentados na reunião, pelas pessoas que tiveram suas propriedades invadidas, foram estarrecedores, o que leva a crer na tese de não se tratar de um movimento indigenistas, mas de formação de quadrilha. Disseram que o bando, chefiado por Negão da Luz, Babau, Neri, Ivonete e Valdelice está aterrorizando a região. Chegam fortemente armados com homens recrutados em morros e favela, pagos para fazer o serviço, escorraçam os moradores de suas casas, roubam todos os seus pertences e ainda os ameaçam de morte, caso retornem às propriedades. 

Salvação


Por Caetano Veloso

Jorge Amado mostra o Brasil agindo através de uma Bahia mítica

Uma das maiores emoções da minha vida foi causada pelas palavras de Mia Couto, o escritor moçambicano, sobre a importância de Jorge Amado na formação da literatura africana de língua portuguesa. Ele (que tem um irmão que se chama Jorge e outro, Amado) descreveu o impacto que teve sobre jovens africanos de uma geração anterior à sua o mundo que se move nas páginas do escritor baiano. Faz pouco, um amigo americano, ao ouvir-me contar essa história, disse-me que a presença de Jorge na literatura da África não se restringe ao mundo lusófono, as fabulações e figuras baianas, traduzidas para o inglês e o francês, tendo entrado no imaginário de autores nigerianos e marfinenses. Seja como for, o comentário de Mia me levara de volta a uma ideia poética que me inspira para atos e interpretações de atos da vida: a de que o uma das missões (talvez a principal missão) do Brasil é salvar a África.

Região Sul registra 153 mortes de pacientes com o vírus H1N1


Em todo o país, de janeiro até 21 de julho, houve 210 mortes causadas pela influenza A (H1N1)
A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou nesta segunda-feira (30) a ocorrência de mais oito mortes de pacientes com o vírus Influenza H1N1. A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul também informou mais uma morte.
Com esses dados, sobe para 153 o total de mortes causadas este ano pela doença na Região Sul – 72 em Santa Catarina, 48 no Rio Grande do Sul e 33 no Paraná.
O Paraná contabiliza 986 casos da doença confirmados em laboratório desde janeiro; Santa Catarina, 741 e o Rio Grande do Sul, 383.
No último dia 25, o Ministério da Saúde divulgou dados que apontam queda do número de mortes nas últimas semanas. Segundo o ministério, o pico de mortalidade da doença teria ocorrido na 25ª semana do ano, entre os dias 17 e 23 junho.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Centenário de Jorge Amado” será aberto neste sábado em Ilhéus

Como ponto alto das comemorações alusivas ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, o município de Ilhéus estará realizando, no período de 4 a 12 de agosto, o Festival “Amar Amado”. O evento, que incluirá a realização de ciclos literários, shows, palestras, peças teatrais, filmes, cursos e saraus, acontecerá no Quarteirão Jorge Amado, nos prédios históricos, no centro de convenções Luís Eduardo Magalhães e nas ruas e avenidas da cidade. A promoção é da Prefeitura de Ilhéus, através Fundação Cultural, em parceria com a empresa Maná Produções.

Jorge Amado: registros de uma vida

O Museu da Piedade, celebrando o centenário do amigo e escritor Jorge Amado, expõe parte da sua trajetória de vida através de registros em jornais e revistas das décadas de 1960 a 1990, além de correspondência inédita: cartas trocadas com o amigo Raymundo Sá Barreto. Cartas, cartões em datas comemorativas, cartões-postais de diversas partes do mundo, onde iam, Jorge Amado e Zélia Gattai, nunca esqueciam os amigos e fiéis companheiros de boas horas, comida farta e muita, muita conversa, histórias e ‘causos’.
Cumprindo o seu papel disseminador de cultura e arte, o Museu da Piedade tem a responsabilidade de transmitir o legado da Educação Patrimonial à região. Mantenedor de uma exposição de longa duração, mobiliário e arte sacra do início do século XX, o Museu dinamiza suas ações realizando Mostras de curta duração, mas nem por isso de menor importância para a transmissão da história regional, revitalizando a memória e a identidade do homem sul-baiano.

JAC Motors suspende fábrica na Bahia

A geração de 3,5 mil empregos diretos e 10 mil postos indiretos na Bahia com a chegada de uma fábrica da  JAC Motors ao município de Camaçari, na Grande Salvador, pode ficar comprometida.
Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o presidente da empresa no Brasil, Sérgio Habib, afirmou que os planos de expansão de fábricas e concessionárias da marca no País estão interrompidos temporariamente.
A interrupção perdurará até que seja regulamentado pelo governo federal o decreto que dará às montadoras o direito de importar automóveis com o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido.
Na entrevista, Habib explicou que o alto custo do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), pago pela concessionária, de 36,5%, é alto e inviabiliza os planos da empresa no Brasil. A expectativa é que o imposto seja reduzido para 6,5%, valor pago pelas montadoras nacionais.
 “É natural que uma montadora que tenha interesse em se instalar no País tenha o direito de trazer um certo volume de carros importados no início da operação. De outra forma, fica inviável entrar no Brasil”, justificou o presidente, na entrevista.

Rejeição: Paralisação dos professores faz aprovação do governo de Wagner desabar

Pesquisa CORREIO/Futura revela efeitos da paralisação de mais de 100 dias dos professores da rede estadual na avaliação do governo, reprovado por cerca de 70% dos entrevistados em julho, praticamente o dobro da rejeição registrada pela pesquisa em abril, quando começou a greve
(Sergio Costa -CORREIO) - Criado no coração do sindicalismo, o Partido dos Trabalhadores já deu aula de greve. Hoje, do outro lado do balcão, leva bomba em matéria de negociação. Os mais de 100 dias de paralisação dos professores trouxeram prejuízo às avaliações do governo do estado e do governador. Para os soteropolitanos, segundo pesquisa do Instituto Futura em parceria com o CORREIO, o índice dos que consideram ruim ou péssima a gestão Jaques Wagner (PT) pulou de 36,1% em abril, quando começou o movimento grevista, para 69,1% em julho.
O efeito greve também respingou nas barbas da popularidade do governador, que viu cair sua avaliação positiva de 23,6% (bom/ótimo) em abril para 9,3% neste mês. A reprovação cresceu de 35,9% para 65,9% no mesmo período.
A pesquisa CORREIO/Futura revela que para 87,7% dos entrevistados, a qualidade do ensino público é hoje o pior problema do estado, acima da saúde (ruim e péssima para 83,2%) e da segurança (73,9%), entre as atribuições estaduais com avaliações mais críticas.
A condução do governo estadual na greve da Polícia Militar no início do ano é melhor avaliada (49,9% de aprovação x 46,1% de reprovação) do que  na paralisação dos professores (51,6% desaprovaram) . Para 86,7% dos entrevistados, o governo deveria atender às reivindicações dos professores.

Justiça indefere candidatura de Azevedo

.  Capitão Azevedo- Prefeito de Itabuna
Segundo informações que devem ser confirmadas com a publicação da decisão nestsa semana. José Nilton Azevedo teve o pedido de impugnação feito pelo Ministério Público e o candidato Vane do Renascer.
Os motivos estão na Lei da Ficha Limpa e nas últimas portarias do TSE. Além de ter todas as contas rejeitadas pelo TCM, Azevedo assumiu a prefeitura quando era vice de Fernando Gomes, por isso não pode se reeleger.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Reitora da UESC eleita para Conselho Deliberativo da Abruem

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, professora/Dra. Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, será empossada como membro titular, no Conselho Deliberativo da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais - Abruem. 
A professora Adélia Pinheiro foi eleita, juntamente com a diretoria da entidade, para a gestão 2012-2014. O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), João Carlos Gomes, foi reconduzido para mais uma gestão na presidência da Associação, tendo como vice o reitor da Universidade de Pernambuco, Carlos Fernando de Araújo Calado. A solenidade de posse será realizada às 11 horas do dia 8 de agosto, no auditório da Associação Médica de Brasilia-DF.

Zilda Arns é homenageada em Recife

A médica sanitarista Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, ganha homenagem nesta sexta-feira (27) às 10h30, em cerimônia de aniversário do movimento Pró-criança, da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Zilda Arns faleceu em 2010, durante missão humanitária em Porto Príncipe (Haiti), vítima de forte terremoto que assolou o país. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participa da homenagem à médica, que foi conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) de 2003 a 2007.
O movimento Pró-criança é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1993, ligada à Arquidiocese de Olinda e Recife, que visa atenuar as dificuldades vivenciadas pelos jovens carentes da região metropolitana, por meio de atividades socioeducativas. Atualmente a instituição atende 810 crianças.

Inscrições para Workshop de Arranjo para Orquestras abertas até o dia 3 de agosto

Além de abrir oficialmente o Festival “Amar Amado” no próximo dia 4, a partir das 19 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), em homenagem ao centenário de nascimento do escritor baiano, a Orquestra Afro Sinfônica estará promovendo um Workshop de Arranjo para Orquestras, com o Maestro Ubiratan Marques. De acordo com a coordenação, serão oferecidas 20 vagas para estudantes e profissionais da área de música, que deverão ter, no mínimo, 16 anos completos e conhecimentos de leitura básica de partitura. As inscrições para o workshop, que será realizado no dia 4 de agosto, no auditório da Fundação Cultural (Fundaci), são gratuitas e poderão ser feitas até o próximo dia 3 de agosto, no TMI, centro da cidade, ou por meio do site www.culturailheus.com.br

Ana Hickmann posa para ensaio fotográfico em Ilhéus



Apresentadora fez novo catálogo da sua grife, em Ilhéus, no interior baiano 
De acordo com informações do site 'O Fuxico', a apresentadora Ana Hickmann está em Ilhéus, sul da Bahia, desde o último domingo (22), fazendo fotos para o catálogo da sua grife de roupas, bolsas e jóias.Segundo a publicação, foi a própria Ana Hickmann que sugeriu a idéia de fazer as imagens nas praias da Bahia. 
O site afirma ainda que a loira acorda cedo e fotografa o dia todo. "Ela é muito participativa e se envolve em todas as fases da campanha. Ela conversou com o pessoal da Equus e sugeriu que as fotos fossem feitas em Ilhéus e eles logo toparam", contou a assessora de imprensa da apresentadora.

Ilhéus e redemocratização em debate no Improviso, Oxente!

“Ilhéus a partir da redemocratização do Brasil” será o assunto do projeto Improviso, Oxente! desta sexta-feira (27). A partir das 19 horas, na Casa dos Artistas de Ilhéus, público e especialistas convidados poderão se aprofundar nas discussões. Intercalando exposições de ideias e intervenções, músicos e atores fazendo números improvisados. A entrada é franca.
Esta edição do Improviso, Oxente! tem como tema central “A cidade é movida pela cultura”. A realização da atividade é resultado da parceria entre o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) e o Instituto Nossa Ilhéus. O encontro anterior, na sexta-feira (20) teve como convidados os pesquisadores do Centro de Extensão da Ceplac, Roberto Setúbal e Sérgio Murilo. 
O pesquisador Roberto Setúbal falou sobre a importância do cacau para a região. Segundo ele, a cacauicultura ainda tem um papel estruturador da economia e alto significado social e cultural. “Antes da vassoura-de-bruxa, o cacau já tinha passado por algumas crises cíclicas. Na época do seu auge, 80% da população se concentrava na zona rural. Com o declínio, no final dos anos 1980, as cidades incharam, com os desempregados migrando do campo”, explicou.
Já o pesquisador Sérgio Murilo falou um pouco sobre as alternativas para retomar e ampliar o cultivo do cacau como alternativa econômica significativa. “Além de visar lucros, é preciso pensar no setor social, trabalhar com políticas públicas que abranjam todos os tipos de produtores, agricultores familiares, cooperativas, associações, indígenas e mini produtores”, disse.

Teatro Popular de Ilhéus monta peça sobre greve dos escravos

A primeira greve do Brasil, feita pelos escravos do Rio do Engenho, será o tema da próxima montagem do Teatro Popular de Ilhéus (TPI). Intitulado 1789 – Engenho de Santana – uma revolução histórica, o espetáculo trará uma releitura sobre o acontecimento da Ilhéus colonial. O processo de produção começa em novembro, com pesquisa histórica e improvisações. A estreia está prevista para janeiro de 2013. 
 Assim como os demais espetáculos do Teatro Popular de Ilhéus, 1789 – Engenho de Santana – uma revolução histórica começará com a análise não apenas do fato que inspira a obra artística, mas também sobre o contexto histórico da época. Os estudos do elenco terão suporte do historiador Marcelo Henrique Dias e do arqueólogo Elvis Barbosa. O Terreiro Matamba Tombeci Neto, remanescente do Engenho de Santana, também estará envolvido no processo. “Em 2008, fizemos uma série de debates no projeto Improviso, Oxente! sobre o tema. Agora, aprofundaremos ainda mais a pesquisa”, informou o autor e diretor Romualdo Lisboa. 

Justiça Eleitoral na Bahia condena e barra cinco registros de candidaturas

A Justiça Eleitoral barrou o registro de candidatura de cinco prefeituráveis em toda a Bahia, até o final da tarde desta quinta-feira (26). Entre os impugnados estão o atual prefeito e candidato à reeleição em Ibicaraí, Lenildo Alves Santana (PT), a prefeita de Floresta Azul, Sandra Maísa Balduíno Cardoso Marcelino, que tenta se manter no posto. Os outros postulantes com registro indeferido foram Alcides Pereira Ferraz (PT), em Encruzilhada, Aurélio Amicés Pedreira (PSD), em Biritinga, e Antônio Jorge de Aragão Nunes (PDT), em Pojuca

Energia elétrica: conta pode ficar mais barata


PDFImprimirE-mail
O governo anunciou ontem mais uma medida de estímulo à economia. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o governo suprimiu encargos setoriais que incidem sobre tarifas.
O ministro disse que isso será feito porque a geração de energia elétrica é uma atividade barata, mas que encarece no meio do caminho. Além do corte de tributos, o governo está concluindo a proposta de renovação dos contratos de concessão de energia que vencem em 2015.
Como a renovação das concessões vai deixar de remunerar os ativos depreciados, aliada à eliminação dos encargos, a tarifa de energia deve cair pouco mais de 10%.

Gestão Florestal: Municípios baianos são capacitados

Iniciativa inédita no país, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) encerrou nesta quinta-feira (26), no auditório da Cidade do Saber, em Camaçari, o Curso de Capacitação de Gestores e Técnicos Ambientais Municipais para a Gestão Florestal Compartilhada. A ação, além de uniformizar os procedimentos na área de gestão florestal em toda a Bahia, buscou capacitar o corpo técnico dos municípios para assumir, com propriedade, as atribuições na gestão de florestas, estabelecidas pela Lei Complementar nº 140/2011. 
O curso, iniciado na terça-feira (24), reuniu 40 técnicos municipais de Camaçari, Lauro de Freitas, Santo Amaro, Pojuca e Mata de São João. Após dois dias de atividades teóricas, realizadas no auditório da Cidade do Saber, em Camaçari, os participantes foram a campo para a realização de atividades práticas. 
Em Catu de Abrantes, o grupo identificou o que é uma reserva legal, uma área de preservação permanente (APP), entre outros. A vegetação do local e sua localização ou topografia também foram consideradas. 

Soja: CNA prevê colheita recorde no Brasil

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) acaba de divulgar que a área plantada com soja deverá alcançar 27 milhões de hectares nesta safra 2012/13, cuja semeadura terá início em meados de setembro. 
Baseada no desempenho das vendas de insumos nos últimos meses, sobretudo fertilizantes, a estimativa, se confirmada, poderá permitir uma colheita recorde de 82 milhões de toneladas, ante as 66,4 milhões calculadas pela COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB) para o já encerrado ciclo 2011/12, bastante prejudicado pela estiagem que derrubou a colheita na região Sul do país.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Rio do Engenho comemora Senhora Sant’Ana

A comunidade católica do distrito do Rio do Engenho, em Ilhéus, comemora até este domingo (29) a festa em louvor a Senhora Sant’Ana, padroeira desta localidade. O novenário, iniciado no último dia 20, acontece até a noite de sábado (28), com celebrações todas as noites, sempre às 19 horas, no Santuário de Sant’Ana, a segunda igreja rural mais antiga do Brasil. Esse ano o tema central da festa é “Formamos a igreja missionária vivendo em comunidade”.
O domingo (29), dia consagrado à santa, os festejos começam à zero hora, com a alvorada festiva. Às 9h30min acontece a caminhada de fé pelas principais ruas do Rio do Engenho. Logo depois será celebrada a missa solene, encerrando com a benção do Santíssimo Sacramento. As comemorações também terão espaço para a festa profana, com a apresentação de bandas regionais em um palco armado na praça do distrito, animando os ilheenses e turistas.

Presságios da internacionalização da Cúria Romana

As últimas nomeações na Cúria têm premiado pessoas de outras nacionalidades. No futuro, também, quase todos os novos cardeais não serão italianos. Em relação ao secretário de Estado, o tempo para a sucessão de Bertone parece que se alongará.
A reportagem é de Sandro Magister, publicada no sítio Chiesa, 23-07-2012. A tradução é do Cepat.

As armas do vazio mental

"Impossível afirmar ou negar: sabemos estar entre os exportadores de bombas terríveis, mas estamos proibidos de saber para quem as exportamos", escreve Jânio de Freitas, jornalista, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 26-07-2012.
Eis o artigo.
Mais duas explicações estão lançadas em socorro à recusa do governo brasileiro, agora mesmo na ONU, de votar a favor da transparência no comércio internacional de armas.
Diz um dos dois argumentos que já está em prática, na indústria bélica, a inscrição indelével, a laser e em cada arma e projétil, indicando sua procedência. Assim será possível saber, quando de violações das normas internacionais e transgressão dos direitos humanos, o país que forneceu as armas em uso.

Uesc promove exposição "Itabuna através da Praça Olinto Leone

"Itabuna através da Praça Olinto Leone" é o tema da exposição que será aberta ao publico nesta sexta-feira(27), às 10 horas, no Museu Amélia Amado.
A exposição é promovida pelo Projeto Implantação e Implementação de Arquivos e Museus e o CEDOC(Centro de Documentação) da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, com o objetivo de apoiar as atividades festividades referentes aos 102 anos de emancipação da cidade de Itabuna.DE acordo com a professora Janete Ruiz Macedo, "trata-se de trinta ploters que retratam através de imagens e textos (notícias de jornais)  o cotidiano da Praça Olinto Leone e seus arredores, desde época da Vila de Tabocas até o Centenário da cidade. A exposição ficará aberta ao público até do dia 27 de setembro.

Festival Amar Amado terá música, teatro e literatura

Durante uma semana Ilhéus vai homenagear o escritor Jorge Amado, promovendo o Festival Amar Amado. O evento, planejado pelo município – em parceria com a Maná Produções – para o mês de agosto, consta de mostra de cinema, feiras de gastronomia e de arte, exposições, apresentações teatrais, musicais, de dança e fotográfica. Os locais escolhidos são o Teatro Municipal, o Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães e a praça Dom Eduardo.
Ao mostrar detalhes do evento a representantes dos comandos do 5º Grupamento de Bombeiros, 68ª e 70ª Companhias Independentes da PM, Salva-Vidas e a secretários e assessores municipais, o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, garantiu que a abertura marcada para o dia 4, a partir das 19 horas, no Teatro Municipal, com a apresentação da Orquestra Afro Sinfônica da Bahia. Já os shows musicais serão apresentados em um palco que será montado ao lado da catedral de São Sebastião.
Grade de shows – Maurício Corso informou, ainda, que todas as noites serão apresentados shows musicais com diversos artistas, a exemplo de Itassucy, Herval Lemos, Bebeto, dentre outros, vão se apresentar de 5 a 8 de agosto. Há, ainda, a possibilidade da apresentação de outros músicos. Ele lembrou que se vivo estivesse, Jorge Amado completaria 100 anos de vida no dia 10. A apresentação dos trabalhos foi na tarde desta segunda-feira (23), no auditório Fernando Leite Mendes, da Fundação Cultural.

Filmes mudos com novas trilhas hoje no Cinema Incidental

Filmes mudos consagrados ganham novas trilhas sonoras com o projeto Cinema Incidental. Nesta quinta-feira (26) às 19 horas, os músicos Elielton Cabeça e o jovem Pablo Lisboa tocam instrumentos tradicionais e alternativos ao vivo, dando nova roupagem a velhas obras consagradas. A exibição é gratuita e acontece no Teatro Pedro Mattos, na Casa dos Artistas de Ilhéus. 

Bispo de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, pede a Jabes e Cacá prioridade para a saúde

Jabes em Visita no bairro Conquista
O bispo diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, recebeu os candidatos da Coligação Por Amor a Ilhéus a prefeito, Jabes Ribeiro (PP) e vice-prefeito, Cacá Colchões (PMDB), no último dia 19. O encontro, realizado na Cúria Diocesana, proporcionou um debate sobre os problemas da cidade, em especial a saúde, direito assegurado por lei.
Dom Mauro lembrou que o princípio do Evangelho é privilegiar a pessoa humana, de maneira que todos vivam com dignidade. O representante da Diocese falou também que a vasta experiência política de Jabes lhe atribui ainda mais responsabilidades.
O bispo fez um convite aos candidatos para um encontro com todos os párocos de Ilhéus. “Como pastores das comunidades, é importante que mantenham o diálogo com os representantes políticos”, ressalvou.

Carmelita visita os altos Formoso e do Socorro

Uma atenção especial aos cerca de 50 morros e altos de Ilhéus, com obras de infraestrutura e serviços de manutenção de encostas e escadarias. Este foi o compromisso assumido na manhã desta quarta-feira (25) pela candidata a prefeita da Coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita, ao visitar os altos do Formoso e Socorro, ambos nas imediações da avenida Princesa Isabel. Carmelita foi saudada por moradores e falou da importância de uma atenção especial do seu governo aos altos e morros de Ilhéus já que neles moram mais de 40 por cento dos ilheenses que residem na sede municipal. 

Carnes suína e de frango serão artigos de luxo, diz produtor

Com a seca recorde nos EUA, disparam os preços do milho e do farelo de soja, usados na ração animal
Americanos já buscam grão brasileiro para se abastecer; no mercado interno, frango deve ser a primeira carne a subir
As carnes de frango e suína vão se tornar artigos de luxo nos EUA, reflexo da maior seca em 50 anos no país e da política do álcool norte-americana, que causará um "desastre" no mercado de milho.
A declaração é do executivo que comanda a maior produtora global de carne suína.
Os preços dos principais ingredientes na ração animal, milho e farelo de soja, atingiram recordes neste mês, quando a estiagem causou dano extremo às lavouras norte-americanas.
"A carne bovina será cara demais para comer. A de suíno não ficará muito atrás, e a de frango está se aproximando rapidamente do mesmo patamar", diz Larry Pope, presidente-executivo da Smithfield Foods.

Aposentadoria de segurado especial vai mudar

O governo pretende mudar o sistema de aposentadoria de agricultores familiares, conhecido como segurado especial. Hoje, o beneficiário que decide abrir uma agroindústria perde o direito ao pagamento, mesmo que continue exercendo a atividade que confere o status de segurado. Por esse motivo, muitos produtores rurais se mantêm na informalidade ou não arriscam agregar valor de sua produção. 
Os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Previdência vão encaminhar um projeto de lei que permitirá aos produtores abrir um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) sem perder o benefício. Hoje, existem 7,5 milhões de segurados especiais em todo o país. "Queremos encontrar meios para mudar a legislação e devemos apresentar uma alternativa a esse problema. Nosso objetivo é agregar valor na atividade da AGRICULTURA FAMILIAR e para isso, o melhor caminho é processar o alimento do que vender in natura", disse o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. 

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Moagem do cacau pode diminuir e gerar excedente de 100 mil toneladas

O uso global de cacau na indústria poderá cair pela primeira vez em três anos. A queda pode ser motivada pelo uso dos estoques de manteiga de cacau, por parte dos processadores, em vez da moagem das amêndoas, para atender à demanda do mercado de chocolate, que deve movimentar US$ 108 bilhões.
Já nesta temporada, a moagem de cacau deverá cair pela primeira vez desde o ciclo 2008/2009, segundo Jonathan Parkman, codiretor de agricultura da corretora Marex Spectron Group. O declínio do processamento europeu e das moagens dos Estados Unidos no segundo trimestre do ano, deverá gerar um excedente de 100 mil toneladas de cacau no mercado global, de acordo com Parkman.

Tendas vão estender atendimento do mutirão em Itabuna

Ação acontecerá no período de 6 a 9 de agosto e público poderá obter informações sobre a importância e as vantagens da formalização
Tendas serão montadas na principal área comercial de Itabuna, a avenida do Cinquentenário. No local, equipes do Sebrae estarão prestando atendimento e formalizando novos Empreendedores Individuais (EI). Paralelamente, serão realizadas 14 oficinas de capacitações, que vão mostrar a importância e as vantagens da formalização. A ação, que acontece de 6 a 9 de agosto, estende o atendimento do Mutirão do Empreendedor Individual no município localizado no sul da Bahia. As tendas funcionarão das 9h às 18h

Jane Hilda homenageia Jorge Amado com mostra de pinturas e ilustração de livro, no Festival Amar Amado.

Berço do escritor Jorge Amado – por ser o local onde viveu parte de sua infância e juventude, e onde escreveu seu primeiro livro “O País do Carnaval”, em 1931- Ilhéus, cidade costeira da Região Cacaueira da Bahia, estará, durante o mês de agosto, no centro das atenções da Bahia, do Brasil e do mundo. Isto porque, se vivo estivesse, um dos escritores mais festejados da atualidade, estaria completando cem (100) anos de idade. Para comemorar a data, acontece, de 4 a 12, o FESTIVAL AMAR AMADO, incluindo diversas programações, a exemplos de lançamento de livros e filmes, conversas com autores, feira de arte, exposições de artes plásticas, apresentações teatrais e musicais.  
Neste contexto, a artista plástica Jane Hilda Badaró, expõe, no Centro de Convenções de Ilhéus – espaço onde também acontecerá o circuito literário - a Mostra “BAHIA DE JORGE E OUTROS AMADOS MUNDOS”. Ela explica que a Mostra já aconteceu no Bataclan Ilhéus, e no Centro de Convenções de Ilhéus, durante o IV Festival Internacional do Chocolate da Bahia, entre abril e junho p.p., e que volta em terceira edição, repaginada, trazendo novas obras da série em homenagem ao escritor, assim como trabalhos de temáticas espiritualista e floral - produzidos em outra fase da sua criação.
Desde março Jane Hilda se dedica as pinturas da série amadiana, tendo produzido vinte e três (23) telas nesta temática: “ o País do Carnaval”, “Gabriela Cravo e Canela”, “Terras dos Sem fim”, “ O Menino Grapiúna”, “ “Capitães da Areia”, “ Bataclan”, “ Dona Flor e Seus Dois maridos”, “ Cacau”, “ Bahia de Todos os Santos”, “ Capoeira no Pelô”, “Casal Amado: Jorge Amado e Zélia Gatai”, “ retrato de Jorge Amado”, “ A Volta de Tieta a Santana do Agreste”, “ A Tenda dos Milagres”, “ Os Velhos Marinheiros ou Capitão-de-Longo-Curso”, “ A Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água”, dentre outras. 

terça-feira, 24 de julho de 2012

Carga de cacau com insetos gera ação contra o governo

O Sindicato Rural de Itamari, no sul da Bahia, impetrou uma ação civil pública contra a União na sexta-feira passada (dia 20) na Justiça Federal de Ilhéus. A ação pede a suspensão dos efeitos da Instrução Normativa nº 47, de outubro de 2011, que alterou alguns procedimentos para a importação de produtos de origem vegetal, e a vigência das instruções que foram revogadas pela IN 47.
Henrique Araújo Neri, presidente do Sindicato que reúne cacauicultores da região de Itamari e Itabuna, afirma que o cacau que chega ao país precisa ser fiscalizado de forma adequada. O Brasil ainda importa cerca de 50 mil toneladas do produto por ano. Os produtores demonstraram preocupação ainda maior depois que uma carga de 4 mil toneladas proveniente da Costa do Marfim continha insetos vivos ao aportar na Bahia. O produto foi importado pela Nestlé.
A ação acompanha pedido de liminar de antecipação dos efeitos de tutela, ou seja, precisa ser "respondida" em breve pela Advocacia Geral da União (AGU). "Acredito que nesta semana a AGU emita um parecer", diz o advogado Rogério Brandão. A AGU informou ontem no fim da tarde que ainda não tinha recebido intimação sobre a referida ação.
Brandão afirma que, em fevereiro, foi impetrado pelo Instituto Pensar Cacau um mandado de segurança contra a decisão do Ministério da Agricultura de dar vigência à Instrução de nº 47. Mas como não havia documentação necessária, o mandado foi extinto 120 dias depois. Agora, segundo ele, o processo está muito bem documentado. O advogado observa que as normas atuais flexibilizaram a inspeção de cargas importadas, como a extinção das missões pré-embarque.

O Brasil exportador de armas está envolvido em monstruosidades que finge condenar

"Podemos ostentar um orgulho internacional: nós também temos nossos criminosos de guerra. Gente que não escaparia no Tribunal Penal Internacional de Haia, por fomentar a morte de populações civis inocentes, e com isso lucrar fortunas", escreve Jânio de Freitas, jornalista, no artigo "A transparência opaca", publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 24-07-2012.
Segundo ele, "é a esse Brasil opaco que a falta de transparência dá proteção. Como sua continuidade permitirá que a Rússia arme Bashar al Assad, e os Estados Unidos, a Inglaterra, a França, e o Brasil também, façam o mesmo pelo mundo todo.
Eis o artigo.

Carro Elétrico da UESC vai participar da 9ª Maratona Universitária de Eficiência Energética

Estudantes e professores dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção em Sistemas da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC apresentaram ontem a segunda versão do Cel da Bahia (Carro Elétrico da Bahia) que irá disputar a Maratona Universitária de Eficiência Energética, que será realizada em São José dos Pinhais (PR), de 25 a 28 de julho.
O projeto recebeu o apoio da reitora Adélia Pinheiro que reuniu a equipe em seu gabinete, para ouvir o relatório e autorizar o professor Leonardo Medeiros, as estudantes Layza Ohanna e Tamilly Evangelista juntamente com o colaborador Wallace Bulhões, a embarcarem para o Paraná. O vice-reitor, professor Evandro Freire esteve com o grupo no Laboratório de Polímeros (Lapos) para assistir ao ultimo treino no campus da UESC.
O objetivo é dar o maior número de volta na pista utilizando a menor quantidade de energia. Este foi desafio da equipe que participou da 8ª Maratona realizada no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, na cidade de São Paulo, em agosto de 2011.
Para permanecer competitiva diante das outras 24 universidades que participam da disputa, a equipe da UESC investiu em mudanças que proporcionem uma melhora na aerodinâmica do carro. Com este objetivo o CEL da Bahia ficou menor, com uma estrutura mais leve.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Ministério da Agricultura autoriza a Nestlé processar a carga de cacau com insetos vivos

Em nota oficial lançada na última sexta-feira (20), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), informou que o laudo técnico firmado pelos pesquisadores da Ceplac, Kazui Yuri Nakayama e Adonias de Castro, que avaliaram a carga de cacau oriunda da África e destinada à Nestlé, - onde foram encontrados a presença de insetos vivos -, não conclui que seja uma praga de importância quarentenária para o Brasil por não ter chegado em nível de espécie.
O Mapa afirmou que após ser comprovada a eliminação de qualquer vestígio na carga, esta será liberada para uso pela empresa. E por precaução foi determinado o imediato tratamento da carga para evitar qualquer risco fitossanitário para a cultura cacaueira no Brasil.
Veja abaixo nota oficial na íntegra.
 Nota oficial

Suspensão das vendas de Claro, Oi e TIM começa hoje

A TIM terá de interromper as vendas na Bahia e em outros 18 estados, já a Claro deve parar em três estados. A Oi teve a interrupção determinada em cinco estados
A operadora TIM está impedida de vender chips e serviços de internet desde a zero hora desta segunda-feira (23) em todo o estado da Bahia. A medida foi imposta pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na última quarta-feira (18) após reclamações sobre a qualidade dos serviços.
A TIM terá de interromper as vendas em outros 18 estados, já a Claro deve parar em três estados, enquanto a Oi teve a interrupção determinada em cinco estados. Entre as reclamações contra a TIM estão a manutenção da chamada, taxa de velocidade média, e resolução de problemas nos call centers.

Correios vai convocar 3 mil novos concursados

Começaram nesta semana, a convocação de 3.302 candidatos aprovados no concurso público de cadastro de reserva dos Correios. Deste total, 2.004 são de carteiros, 429 de operadores de triagem e transbordo, 699 de atendentes comerciais e 170 de administradores (nível superior). As vagas fazem parte do quantitativo total de 9.904, e segundo os Correios, as outras convocações ocorrerão a partir de janeiro e abril de 2013.
A empresa pública informou que disponibilizará os novos trabalhadores de acordo com a necessidade de cada uma de suas unidades. Os novos empregadores passarão por exames médicos e, em seguida, por treinamento que varia conforme o cargo. A expectativa dos Correios é de que os profissionais já estejam em seus locais de trabalho até a segunda quinzena de agosto.

Sindicato dos Músicos lança movimento “Candidatos da Música 2012”

Decisões importantes pautaram a última assembléia ordinária do Sindicato dos Músicos Profissionais da Bahia, realizada com a presença de cerca de 300músicos profissionais, no Auditório Emerson José, no Anexo da Câmara de Vereadores de Salvador. Entre elas, o lançamento do “Movimento Candidatos da Música”, que tem como objetivo defender os interesses dos músicos na Bahia, elegendo o maior número de vereadores e um prefeito para Salvador e outros municípios, que sejam comprometidos com políticas publicas para o setor. O lançamento oficial acontecerá durante o primeiro “Café da Manhã com o Candidato”,que será realizado pelo Sindimusicos com candidatos a vereadores e o candidato a prefeito Nélson Pelegrino, no mês de agosto, ainda em data a ser agendada. A divulgação da campanha será  realizada através do site www.candidatosdamusica.art.br.As propostas e o perfil dos candidatos devem ser enviados para o e-mail candidatosdamusica@gmail.com. 

Produção de cacau fino desponta na Bahia

A fase áurea dos barões do cacau no Brasil ficou na história e nas minisséries de televisão, mas um grupo ainda pequeno dos produtores que continuam na atividade agora busca uma nova forma de ascensão. Em um cenário marcado pelos baixos investimentos e custos que normalmente empatam com os preços finais, cresce a aposta na produção de cacau fino e gourmet.
Com cuidados especiais nas fases de pós-colheita, fermentação e secagem, é possível produzir um cacau com características superiores de sabor e acidez, que proporcionam melhor qualidade. O produto pode ser usado na fabricação de chocolates com alto teor de cacau ou simplesmente misturado a leite e açúcar.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

“Lápis na Mão” 2012 será lançado no Teatro Municipal segunda-feira

Na próxima segunda-feira (23), a partir das 18 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), a TV Santa Cruz estará fazendo o lançamento do Projeto “Lápis na Mão” 2012. Criado há dois anos, o projeto tem a finalidade de articular ações efetivas e contínuas de incentivo à leitura no sul e no extremo-sul da Bahia. O trabalho é desenvolvido em parceria com o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) e com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Para a secretária municipal de Educação, professora Lidiney Campos, trata-se de um trabalho extremamente interessante. “O Concurso de Redação e Desenho Lápis na Mão, que este ano trabalha o tema ‘idéias viram projetos, que se tornam atitudes e transformam o mundo’, nasceu para incentivar a utilização da escrita e do desenho como formas de comunicação dos nossos estudantes. Tudo isso sem esquecer a valorização do professor, que forma o cidadão no dia-a-dia”, comenta. 

''A Igreja não pode ficar alheia à realidade, ela tem de correr riscos, inclusive de morte''.

Entrevista especial com Dom Moacyr Grechi
“Algumas regiões do Brasil continuam achando que a Amazônia é a colônia do país. Da mesma forma que Portugal via o Brasil como colônia, de onde tudo tirava e nada dava, o restante do Brasil vê a Amazônia como a província energética da nação”, lamenta o arcebispo emérito de Porto Velho.
“Se a Igreja não intervier nesses casos, ela negará a sua natureza. Ela tem de estar ao lado do pobre, do sofredor, do explorado. Ela não deve tomar o lugar de ninguém, mas tem de ser solidária ao povo”. É com essa declaração que o arcebispo emérito de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi, reafirma o posicionamento que a Igreja deve tomar diante da construção de empreendimentos no Norte e Nordeste do país, como as hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, que estão sendo construídas no rio Madeira, gerando impactos às populações ribeirinhas e ao meio ambiente.
Depois de uma longa trajetória ao lado das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, no Acre, onde foi bispo, e em Porto Velho, onde foi arcebispo, Dom Moacyr destaca que a questão ambiental e ampliação das periferias nos estados brasileiros merecem atenção da Igreja. “É na periferia que o crime organizado continua. Muitos jovens são mortos e, além disso, a droga é algo comum nesses locais. Então, as periferias são um grande desafio para a Igreja hoje”, assinala.
Na entrevista a seguir, concedida por telefone à IHU On-Line, Dom Moacyr descreve um pouco da trajetória da Igreja na Amazônia e critica: “Quando assisto aos programas de televisão da Igreja, vejo que estão abençoando demais pela televisão. (...) A Igreja permite e até aconselha benzer água como lembrança do batismo, como forma de gratidão pelo batismo recebido, mas tem se valorizado demais o devocionalismo, e se esquece o fundamental da pregação”.
Dom Moacyr reforça a necessidade de a Igreja incentivar as CEBs porque “ou elas mantêm as mesmas características, ou têm que rasgar o Ato dos Apóstolos, porque as comunidades nasceram da ressurreição de Cristo e do Espírito Santo”. E dispara: “É impossível iniciar alguém na fé fora de uma comunidade; ela é fundamental desde o começo, e assim será até o fim dos tempos”.
Dom Moacyr Grechi, durante muitos anos foi bispo de Rio Branco, Acre, quando foi nomeado, em novembro de 1998, arcebispo de Porto Velho, Rondônia. Ele foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral da CNBB, de 1975 a 1978; presidente da Comissão Pastoral da Terra – CPT, por oito anos, e presidente do Regional Norte 1 da CNBB por dois períodos. Também foi membro da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, de 1995 a 2003 e delegado do Brasil na V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, em 2007. Atualmente é arcebispo emérito de Porto Velho, RO.
Confira a entrevista.