sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Tudo pronto para a Puxada do Mastro de São Sebastião

A Prefeitura do Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Turismo, está com todo o esquema montado para a realização da tradicional festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, que começa nesta sexta-feira, 11, e vai até o próximo domingo 13, em Olivença.
Em parceria com o setor privado e com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a prefeitura vai oferecer os serviços de organização do trânsito, assistência médica, inclusive o Samu, limpeza urbana e segurança pública. A festividade contará ainda com os serviços de salva-vidas, guardas municipais e dos fiscais de postura.
A animação musical ficará por conta de atrações locais, a exemplo do grupo de arrocha, Top Gan, que se apresentará, sem cobrança de cachê, na noite do sábado, 12, no palco, montado na Praça Claudio Magalhães (na Praça da Igreja).
Tradição – O ponto alto do evento é durante o domingo, momento em que os populares trazem da mata o mastro que é puxado até a igreja de Nossa Senhora da Escada para erguer a imagem de São Sebastião.
A festa teve origem no início do século XVIII, reunindo elementos da religiosidade indígena e católicos, e ocorre sempre no segundo domingo do mês de janeiro. O principal símbolo da festividade, o mastro, é utilizado pela Igreja Católica para sustentar bandeiras de santos em frente aos templos, mas também fazia parte dos rituais de consagração do espaço de sociedades arcaicas e dos ritos mágicos e brincadeiras de vários grupos indígenas brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário