sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Caixa Econômica Federal não disponibiliza senha e atrasa recadastramento do Bolsa Família

A prefeitura está sem poder acessar o Programa Bolsa Família (PBF) em Itabuna por falta da senha do Cadastro Único (CadÚnico), que ainda não foi liberada pela Caixa Econômica Federal. O diretor do Departamento de Combate à Pobreza, Evandro Filho, explicou que a substituição da senha é comum em função da mudança de gestores municipais. 
Ele informou que a documentação do prefeito Claudevane Leite e do responsável pela coordenação municipal do Programa Bolsa Família em Itabuna, exigida pela Caixa, foi encaminhada desde a segunda quinzena de janeiro e que, pelo prazo, a senha já deveria ter sido liberada. 
O diretor disse que a falta de acesso ao programa atrasa não só o recadastramento anual das famílias itabunenses assistidas pelo Bolsa Família, como também prejudica algumas famílias que tiveram o beneficio suspenso pelo Governo Federal justamente pela falta de atualização dos dados cadastrais.
O recadastramento é necessário porque muitas dos beneficiários mudam de endereço ou transferem os filhos de uma escola para outra, e essa alteração nos dados provoca a suspensão dos benefícios. “É lamentável esse atraso porque muitas famílias vivem exclusivamente dos recursos do Bolsa Família”, relata o diretor. 
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que só em Itabuna beneficia mais de 23 mil famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Os valores pagos variam de acordo com a quantidade de filhos de cada família e podem chegar até R$ 234,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário