terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Carne de aves apreendidas pela Adab será doada a entidades carentes

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri), apreendeu mais de 3.200 aves, na quarta-feira passada, no município de Jacaraci, no interior do estado.
Os animais foram encaminhados ao abate inspecionado do frigorífico Avinor Avícola do Nordeste Ltda e 6,5 toneladas de carne de frango serão entregues às Voluntárias Sociais da Bahia (VSB) para serem distribuídas a entidades carentes do município de Vitória da Conquista.
Com origem no estado de São Paulo, as aves eram transportadas sem documentação sanitária e sem a Guia de Trânsito Animal (GTA), e foram apreendidas na divisa da Bahia com o Minas Gerais. As ações de fiscalização realizadas pela Adab visam evitar a introdução ou reintrodução de enfermidades na Bahia e o tráfego irregular de animais sem GTA.
Sanidade animal - “O controle do trânsito de animais é fundamental para a manutenção da sanidade animal no Estado e a GTA permite rastreabilidades, evitando a introdução de doenças que coloquem em risco a população ou causem prejuízos aos produtores e aos demais segmentos econômicos”, diz o coordenador de Barreiras Sanitárias, Roberto Pacheco.
De acordo com as informações do diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal, atualmente a Bahia é o único estado do país reconhecido pelo Ministério da Agricultura com status B.
Segundo ele, esta é “a melhor classificação dentro do Programa Nacional de Sanidade Avícola”. A Bahia também é classificada como livre de Influenza Aviaria (gripe aviaria) e Doença de Newcastle nos plantéis avícola industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário