quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Centenário de Vinícius de Moraes ganha projeto de estímulo à leitura



 Ano letivo é iniciado com o envolvimento de mais de 800 estudantes no projeto que terá, também, uma vertente social
O centenário de nascimento do poeta Vinícius de Moraes será comemorado durante todo o ano pelos alunos do Colégio Vitória, de Ilhéus. “A vida é a arte do encontro” é o tema integrador do projeto, iniciado desde a primeira semana de aulas. Pais, alunos e professores já percebem, nas dependências da escola, a inspiração do “poetinha”, que nasceu em 19 de outubro de 1913 e morreu em 09 de julho de 1980. Os sucessos de Vinícius são permanentemente tocados no sistema de som e trechos de poesias e estórias do escritor passaram a fazer parte do cenário das salas de aula e pátios da instituição de ensino.
Além de estimular a leitura da extensa obra do diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor, o objetivo do projeto é trabalhar a formação do jovem relembrando um dos maiores ícones da Literatura Brasileira. “A formação do sujeito é construída a partir de diversos encontros. Encontros com ele próprio, com os outros, com o conhecimento”, destaca a professora Maria da Glória Azevedo Moreno de Souza, vice-diretora da instituição.
Mais de 800 alunos dos cursos Infantil, Fundamental I e II e Médio estarão envolvidos com o projeto. Cada turma trabalhando com elementos que lembrem a vida e a obra do poeta. O Infantil e o Fundamental I, por exemplo, já trabalham com apresentação de histórias infantis, poemas e músicas de autoria de Vinícius de Moraes. O Fundamental II utilizará a dramatização e trabalhos com crônicas para lembrar a obra do artista. Um Sarau Literário e o estudo da influência da Bossa Nova na cultura nacional serão apresentados pelas turmas do Ensino Médio.
“A ideia é que através do incentivo à leitura sobre a vida e obra de Vinícius de Moraes, os nossos estudantes, de várias faixas etárias, desenvolvam técnicas de interpretação e contexto literário”, explica a vice-diretora.
Para esta tarefa, a escola contratou a pesquisadora e professora mestre em Literatura, Ângela Márcia Damasceno, para conduzir o projeto durante o ano de 2013. ”Convidamos a todos para semear e participar dos encontros com a obra do “poetinha” para incentivar a leitura de textos desse homem multifacetado”, afirma a professora.Mas o projeto terá também uma vertente social. Paralelo aos estudos, alunos participarão de bibliotecas itinerantes levando conhecimento à população mais carente de Ilhéus. Visitas a hospitais públicos, para leitura da obra do escritor às crianças internadas, também serão feitas no decorrer do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário