terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Empresários de Itabuna ganham Sala do Empreendedor

Centro de Itabuna

Espaço é o primeiro do sul da Bahia e vai atender empreendedores da região


O município de Itabuna, localizado no sul da Bahia, desenvolveu mais uma ação voltada para o empreendedorismo. Nesta segunda-feira, 18, foi inaugurada a Sala do Empreendedor (Praça Adami, no Centro), a primeira do sul da Bahia. Na ocasião estiveram presentes o prefeito Claudevane Leite, secretários municipais, a equipe do Sebrae, empreendedores e representantes de instituições bancárias e entidades sindicais.
O objetivo do espaço é atender potenciais empreendedores e empresários da região. No local, eles terão acesso a orientações sobre abertura e registro de negócios, planejamento, consultorias e desenvolvimento empresarial. Empreendedores mais experientes, já formalizados há mais tempo, ficaram entusiasmados com a sala. É o caso do eletricista Luzinaldo de Jesus Silva, conhecido como "Pardal". Formalizado como empreendedor individual há três anos, ele viu seu faturamento triplicar depois do uso da maquineta de cartão de crédito. “Agora, penso em expandir a atividade, incorporando a manutenção de instalações hidráulicas e, claro, vou visitar a Sala do Empreendedor para buscar orientação”, contou.
Durante a inauguração, o superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, destacou a importância dessa conquista, prevista na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “A postura e atitude empreendedoras da atual gestão municipal, em menos de dois meses de governo, merecem nosso destaque. Em toda a Bahia ainda não há uma sala de dimensão conceitual como esta aqui, preparada para ajudar o empreendedor a encontrar seu caminho de realização, através de apoio, assessoria e financiamento”, explicou.
De acordo com o prefeito Claudevane Leite, com a sala, o empreendedor também terá a oportunidade de concorrer e participar de licitações públicas, que serão estimuladas pelo governo municipal para atender a este público. “Fortalecendo o pequeno, os recursos ficarão aqui mesmo no município”, afirmou.
Presente ao evento, a coordenadora regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, disse que a sala “terá portas abertas para que possa ser prestada a grande missão do Sebrae, do poder público, agentes financeiros e pessoas que representam o comércio, serviço e indústria da região, na busca permanente por negócios sustentáveis e rentáveis”.
Para o analista do Sebrae Bahia, Michel Lima, “essa é uma parceria que vai dar muitos frutos, incentivando a redução da informalidade em Itabuna, já que o empreendedor precisa de orientação técnica”.
Segundo o secretário municipal de Indústria e Comércio, José Humberto Martins, a ação tem forte impacto social, além do econômico. “A criação desse espaço também representa a construção de um modelo inovador da prefeitura de atrair para a formalidade, jovens que podem atuar em áreas de grande demanda nos dias atuais”.
A ação tem parceria do Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Caixa Econômica, Associação das Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Ampesba) e Sindicato do Comércio e Varejo de Itabuna (Sindicom).
Ações empreendedoras
Além da sala, outras ações do município voltadas para o empreendedorismo contam com parceria do Sebrae, como os projetos de capacitação de fiscais municipais, em variados setores, e a revitalização e modernização de feiras livres de Itabuna. Nas feiras, o Sebrae vai atuar na estruturação organizacional e funcional, capacitando e formalizando empreendedores, e oferecendo soluções empresariais disponíveis para o crescimento dos negócios.
Pela importância econômica e social, a Feira do bairro São Caetano será a primeira beneficiada. Cerca de 500 feirantes que movimentam a cada semana, em média, R$ 400 mil em vendas geradas pela circulação de 12 mil consumidores, ganharão mais espaço, segurança e opções de lazer. O investimento previsto é de R$ 2 milhões com recursos municipais e estaduais.
O projeto tem a coordenação direta das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Indústria, Comércio e Turismo, e conta também com a participação da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Centro de Controle de Zoonoses, Promotoria do Meio Ambiente e Associação das Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Ampesba).

Nenhum comentário:

Postar um comentário