terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Transtorno obsessivo compulsivo é tema de livro da Editus

O livro "Outra Mania, Já! Crônicas do Pensamento Aprisionado," da educadora itabunense Ritinha Dantas, traz uma série de textos que narram as experiências da autora com pessoas que convivem com diversas manias. Lançado pela Editus - Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, em 2008, com 154 páginas, o livro aborda o "Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)". 
A doença foi tema do segundo episódio da série "Males da Alma", do programa Fantástico, da Rede Globo, em que o médico Dráuzio Varella afirmou tratar-se de uma doença que acomete três por cento da população. 
"O livro retrata com humor, as várias formas de lidar com os pensamentos intrusos que invadem o nosso imaginário, a nossa vida e chegam para ficar", frisa a autora. Aparentemente é um simples e despretensioso livro de humor sobre certas fixações das pessoas. Mas que isso, trata-se de uma original abordagem sobre os traços de personalidades, caracterizadas pela presença de comportamentos sintomáticos. 

"Decidi reproduzi-las pelo fato de me impressionarem como ferramentas de domínio sobre a razão tão intensamente, que se perde a noção da realidade e se permanece acorrentado em pequenas celas do imaginário", destaca Ritinha Dantas. Em cada texto, a agonia, o sofrimento e o aprisionamento mental de pessoas comuns dona de casa, advogado, pedreiro, mensageiro...) são apresentados com humor e respeitando a plasticidade do gênero. 
O livro está à venda na Livraria da Editus no centro de Arte e Cultura Gov. Paulo Souto, (livraria@uesc.br ou (73) 3680-5240) e custa R$15,00. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário