segunda-feira, 4 de março de 2013

Aleluia Ilhéus Festival contará com diversas manifestações culturais

O Aleluia Ilhéus Festival, promovido pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Turismo e a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), contará com várias manifestações culturais, a exemplo da dança, música, teatro, culinária, artes plásticas e literatura, além de estandes de negócios e produtos agrícolas. O evento será realizado no período de 28 a 31 deste mês de março, durante o feriado da Semana Santa, na Avenida Soares Lopes, sem nenhum recurso dos cofres municipais. 
Os patrocinadores do evento são o governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Turismo e Bahiatursa, Sebrae, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Desenbahia, Ceplac, Bahiagás, Secretaria Estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Instituto Cabruca e Instituto Nossa Ilhéus.
O circuito do evento foi delimitado entre a Praça Dom Eduardo, onde será montado o palco para os shows, e as imediações da Praça Rui Barbosa, incluindo cerca de dois mil metros de área coberta. “Para maior segurança das pessoas que prestigiarem o evento, o circuito será fechado e contará com revistas eletrônicas por meio da utilização de detectores de metal”, explica o secretário de turismo, Alcides Kruschewsky, informando que a segurança da população será garantida por agentes das polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal, além de segurança privada. 
De acordo com Kruschewsky, para o palco que será montado ao lado da Catedral de São Sebastião, já estão confirmadas várias atrações, sempre a partir das 20 horas: Padre Fábio de Melo, no dia 28; Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos, com o maestro Letto Nicolau, no dia 29, em horário a ser compatibilizado com a programação da Diocese de Ilhéus; Roupa Nova, no dia 30 e O Teatro Mágico, no dia 31. 
Estandes – Além das atrações musicais, o Aleluia Ilhéus Festival contará com a montagem de diversos estandes, que estarão destacando áreas como negócios, artes e artesanatos. No espaço de artes integradas, o público poderá conferir manifestações de artes cênicas, artesanato, música e artes plásticas. Já no estande montado pela EBDA, o evento será enriquecido com uma grande exposição de produtos agrícolas. 
A Ceplac estará presente com o estande “Do cacau ao chocolate”. Prosseguindo, no estande “A tela da gente”, artistas plásticos, como Goca Moreno e Jane Hilda Badaró estarão mostrando alguns de seus principais trabalhos. Os artesãos da cidade também estarão participando do ‘Aleluia Ilhéus Festival’ com o estande‘A gente faz’. 
Literarte - Outro espaço interessante, denominado Literarte, será coordenado pela Academia de Letras de Ilhéus. “Lá, o nosso querido Jorge estará apresentando, sob o tema ‘Da terra de Jorge Amado...para o mundo’, os principais aspectos da literatura regional”,esclarece o secretário Alcides Kruschewsky, acrescentando que a proposta é seguir estimulando o surgimento de novos ícones literários, como Adonias Filho, Sosígenes Costa, Sabóia Ribeiro e Cyro de Matos, entre outros valorosos artistas das letras regionais.
A programação do Aleluia Ilhéus Festival também será composta pelo seminário Floresta de Chocolate, cuja abertura será feita por Geraldo Castelli, da Escola Superior de Hotelaria de Gramado, que proferirá a palestra ‘Cidades Anfitriãs’,em data e horário ainda a serem confirmados.
Alcides Kruschewsky reitera que o Aleluia Ilhéus Festival não vai gerar custo nenhum para o município. “A Prefeitura ficará responsável apenas pela prestação de serviços como limpeza, trânsito, guarda municipal, saúde e iluminação”,enfatiza, ressaltando que o evento visa otimizar a programação turística da cidade, enriquecendo as opções de lazer de ilheenses e visitantes.
2014 - O presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Marco Lessa, afirma que “com este evento, estaremos dando um passo significativo para aumentar o fluxo de visitantes durante a Semana Santa, maximizando, também, as alternativas de lazer”. Segundo ele, o Aleluia Ilhéus Festival será de grande importância para associar a produção cultural local ao turismo, desenvolvendo um ambiente adequado a inúmeras possibilidades de lazer.
“É fundamental consolidarmos este evento com o objetivo de reforçar a imagem de Ilhéus como destino durante a Semana Santa. Pensando nisso, teremos em 2014, entre outras novidades, uma grande encenação da Paixão de Cristo”, garante o presidente da Atil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário