sexta-feira, 22 de março de 2013

Dom Mauro anuncia programação da Semana Santa na Catedral São Sebastião


Para o bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, “a Semana Santa é o grande retiro espiritual das comunidades cristãs Católica, convidando a todos à conversão e renovação de vida. Ela se inicia com o Domingo de Ramos e se estende até o Domingo da Páscoa. É a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.” 
Durante toda semana a Igreja Católica de Ilhéus tem uma vasta programação religiosa, especialmente este ano quando celebra o Jubileu do Centenário de criação da Diocese de São Jorge dos Ilhéus. A programação da Catedral São Sebastião Paróquia de São Jorge), será presidida pelo Bispo, começando pelo Domingo de Ramos (24) com a 
Benção dos Ramos - Igreja São Jorge, às 07h30min, procissão para a Catedral, onde será celebrada a Missa Solene, às 8 horas 
Domingo de Ramos 
Dom Mauro explica que “ a celebração do Domingo de Ramos(dia 24) lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, aonde vai para completar sua missão, que culminará com a morte na cruz. Os evangelhos relatam que muitas pessoas homenagearam a Jesus, estendendo mantos pelo chão e aclamando-o com ramos de árvores. Por isso hoje os fiéis carregam ramos, recordando o acontecimento. Imitando o gesto do povo em Jerusalém, querem exprimir que Jesus é o único mestre e Senhor.” 
Segunda-feira Santa(25), às 19 horas, Via Sacra na comunidade da Vitória; Terça-feira(26), às 18 horas Benção dos Óleos e Consagração do Crisma, na Catedral. Quarta-feira(27), às 19 horas, também na Catedral procissão do Encontro - Mulheres saem da São Jorge - Homens saem da Catedral e se encontram em frente a Prefeitura 
Quinta-Feira Santa (28), a celebração solene da Ceia do Senhor, começa às 19 horas, seguido de Adoração geral (jovens, homens, mulheres...) 
O Bispo de Ilhéus lembra que “neste dia celebra-se a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. A Eucaristia é o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, que se oferece como alimento espiritual. Nessa missa realiza-se a cerimônia do lava-pés, em que o celebrante recorda o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus apóstolos. Esse gesto procura transmitir a mensagem de que o cristão deve ser humilde e servidor. Também se recorda o mandamento que Jesus deixou: “Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei.” Comungar o corpo e sangue de Cristo na Eucaristia implica a vivência do amor fraterno e do serviço.” 
Sexta-Feira 
Sexta-feira Santa(29), celebração da Paixão do Senhor, das 8 às 17 horas Adoração por grupos, às 17 horas Ação Litúrgica da Paixão do Senhor e em seguida Procissão do Senhor Morto. “Sexta-Feira Santa – explica o Bispo - a Igreja contempla o mistério do grande amor de Deus pelos homens. Ela se recolhe no silêncio, na oração e na escuta da palavra divina, procurando entender o significado profundo da morte do Senhor.” 
A Semana Santa não se encerra com a sexta-feira, mas no dia seguinte, Sábado quando se celebra a vitória de Jesus. “ Só há sentido em celebrar a cruz quando se vive a certeza da ressurreição.” Afirma Dom Mauro. 
Sábado Santo (30) a celebração da Vigília Pascal (Ressureição), começa às 20 horas, na Igreja São Jorge saindo em caminhada para a Catedral, onde será celebrada a Missa da Ressurreição. O dia de Sábado, é de “luto”, silêncio e de oração. A Igreja permanece junto ao sepulcro, meditando no mistério da morte do Senhor e na expectativa de sua ressurreição. Durante o dia não há missa, batizado, casamento, nenhuma celebração. 
Páscoa 
Dom Mauro Montagnoli ressalta que “ o Domingo de Páscoa(31), é o dia da grande festa. É o dia em que até mesmo a mais pobre igreja se reveste com seus melhores ornamentos. É a feliz conclusão do drama da Paixão e a alegria imensa depois da dor. E uma dor e alegria que se fundem pois se referem na história ao acontecimento mais importante da humanidade: a redenção e libertação do pecado da humanidade pelo Filho de Deus.” 
Continua o religioso “São Paulo nos diz : "Aquele que ressuscitou Jesus Cristo devolverá a vida a nossos corpos mortais". Não se pode compreender nem explicar a grandeza da Páscoa cristã sem evocar a Páscoa Judaica, que Israel festejava, e que os judeus ainda festejam, como festejaram os hebreus há três mil anos. Cristo, ao celebrar a Páscoa na Ceia, deu à comemoração tradicional da libertação do povo judeu um sentido novo e muito mais amplo. Não é um povo, uma nação isolada que Ele liberta, mas o mundo inteiro, a quem prepara para o Reino dos Céus. A Páscoa cristã celebra a proteção que Cristo não cessou nem cessará de dispensar à Igreja até que Ele abra as portas da Jerusalém celestial.” 
A programação começa às 8 horas, na Catedral, com a Missa Solene da Páscoa e às 9h30min Celebração do Batismo. Na Igreja São Jorge, a Missa da Páscoa será celebradas às 17 horas e às 19 horas, na Catedral São Sebastião celebração da Missa da Páscoa com a Juventude. 

PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA - PARÓQUIA SÃO JORGE E CATEDRAL DIOCESANA 

24/03 – Domingo de Ramos 

Comemoração da Entrada do Senhor em Jerusalém 

07:30 h Benção dos Ramos - Igreja São Jorge – procissão para a Catedral 

08:00 h Missa Solene na Catedral 



25/03 – Segunda-feira Santa 

19:00 h – Via Sacra – Comunidade da Vitória 



26/03 – Terça-feira Santa 

18:00 h Benção dos Óleos e Consagração do Crisma – Catedral 



27/03 Quarta-feira Santa 

19:00 h Procissão do Encontro - Mulheres saem da São Jorge - Homens saem da Catedral 

Encontro em frente a Prefeitura 



28/03 Quinta-feira Santa 

19:00 h Celebração Solene da Ceia do Senhor 

20:30 h Adoração Geral (jovens, homens, mulheres...) 



29/03 Sexta-feira Santa 

Celebração da Paixão do Senhor 

Das 08:00 às 17:00 h Adoração por grupos 

17:00 Ação Litúrgica da Paixão do Senhor 

Em seguida Procissão do Senhor Morto 



30/03 Sábado Santo 

20:00 h Celebração da Vigília Pascal – Ressureição 

Início da Vigília Igreja São Jorge - Caminhada para Catedral - Missa da Ressurreição 



31/03 Domingo – Páscoa 

08:00 h Missa Solene da Páscoa – Catedral 

09:30 h Celebração do Batismo – Catedral 

17:00 h Missa da Páscoa – Igreja São Jorge 

19:00 h Missa da Páscoa com a Juventude – Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário