sexta-feira, 15 de março de 2013

Fundador da 1ª Faculdade de Hotelaria do Brasil abrirá o ‘Aleluia Ilhéus Festival’

O professor, escritor e empresário Geraldo Castelli vai proferir, no próximo dia 27, a partir das 20 horas, no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, a palestra ‘Cidades Anfitriãs’, abrindo a programação do ‘Aleluia Ilhéus Festival’, evento multicultural que vai ocorrer até o dia 31 deste mês, durante o feriado da Semana Santa. Fundador da primeira faculdade de hotelaria do país, localizada em Canela, no Rio Grande do Sul, Castelli é autor de renomadas obras, como ‘Gestão Hoteleira’ e ‘Hospitalidade na Perspectiva da Gastronomia e Hotelaria’, ambos pela Editora Saraiva.
A palestra faz parte do seminário ‘Floresta de Chocolate’, que na manhã da quinta-feira, 28, a partir das 8h30min, terá continuidade com a discussão “A experiência do enoturismo no Rio Grande do Sul”, conduzida pelo empresário, Juarez Valduga, proprietário de uma das maiores vinícolas do país – a Casa Valduga. Com relação a este tema, a proposta do secretário de Turismo, Alcides Kruschewsky, é que a experiência com o turismo do vinho, típico do Sul do Brasil, seja utilizada para a implantação de estratégias semelhantes em Ilhéus, visando o fortalecimento do turismo do chocolate.
Organização – O Ilhéus Aleluia Festival é promovido pela Prefeitura e pela Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), com o patrocínio do governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Turismo e Bahiatursa, Sebrae, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Desenbahia, Ceplac, Bahiagás, Secretaria Estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Instituto Cabruca e Instituto Nossa Ilhéus.
Durante todo o feriado da Semana Santa, na Avenida Soares Lopes, a terra de Jorge Amado vai ser palco de diversas manifestações culturais, como dança, música, teatro, literatura, gastronomia, artes plásticas e apresentações circenses, além de estandes de negócios e produtos agrícolas. 
Atrações musicais - Entre as atrações que estarão se apresentando no palco montado ao lado da Catedral de São Sebastião, já estão definidas as participações, sempre a partir das 20 horas, do Padre Fábio de Melo, no dia 28; a Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos, com o maestro Letto Nicolau, no dia 29 (Sexta-Feira da Paixão), em horário a ser compatibilizado com a tradicional programação da Diocese de Ilhéus; o Grupo Roupa Nova, no dia 30, e O Teatro Mágico, no dia 31.
Estandes - Além das atrações musicais, o ‘Aleluia Ilhéus Festival’ contará com a montagem de vários estandes, que estarão destacando diversas áreas, como negócios, artes e artesanatos. No espaço de artes integradas, o público poderá conferir manifestações de música, artesanato, artes cênicas e artes plásticas. Já no estande montado pela EBDA, o evento será enriquecido com uma grande exposição de produtos agrícolas.
A Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), por sua vez, estará presente com o estande “Do cacau ao chocolate”. Prosseguindo, no estande “A tela da gente”, artistas plásticos, como Goca Moreno e Jane Hilda Badaró, mostrarão seus principais trabalhos. Os artesãos da cidade também participarão do ‘Aleluia Ilhéus Festival’ com o estande ‘A gente faz’.
Literarte - Outro espaço interessante, denominado Literarte, será coordenado pela Academia de Letras de Ilhéus. “Lá, o nosso querido Jorge estará apresentando, sob o tema ‘Da terra de Jorge Amado...para o mundo’, os principais aspectos da literatura regional”, esclarece o secretário Alcides Kruschewsky, acrescentando que a proposta essencial é seguir estimulando o surgimento de novos ícones literários, como Adonias Filho, Sosígenes Costa, Sabóia Ribeiro e Cyro de Matos.
Programação infantil – Kruschewsky chama atenção, ainda, para a montagem de um circo na área da avenida Soares Lopes que recebe, anualmente, a Expoilhéus. Segundo ele, durante todos os dias do ‘Aleluia Ilhéus Festival’, sempre a partir das 16 horas, a criançada poderá se divertir no espaço, que incluirá a apresentação de mágicos, palhaços e malabaristas. A coordenação do circo, que contará ainda com a montagem de peças teatrais, com a apresentação de André Lelis e de Zelito Miranda, o rei do forró temperado, e a realização de belíssimas performances de dança com o grupo Dilazenze, está sob a responsabilidade do Teatro Popular de Ilhéus.
Circuito - Incluindo cerca de dois mil metros de área coberta, o circuito do ‘Aleluia Ilhéus Festival’ ficará delimitado entre a Praça Dom Eduardo, onde será montado o palco para os shows, e as imediações da Praça Rui Barbosa. “Para maior segurança das pessoas que prestigiarem o evento, o circuito será fechado e contará com revistas eletrônicas por meio da utilização de detectores de metal”, explica o secretário de turismo, Alcides Kruschewsky, informando, também, que a segurança da população e dos visitantes será garantida por agentes das polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal, além de segurança privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário