quarta-feira, 13 de março de 2013

Pesca e agricultura serão fortalecidas em Ilhéus

 Fórum debate potencialidades do agronegócio no município
O município de Ilhéus, no sul da Bahia, se organiza para a criação de planos municipais de Assistência Técnica Rural e do Desenvolvimento Agropesqueiro e para a composição do Conselho Municipal de Agricultura e Pesca. Técnicos do setor, em parceria com o Sebrae, realizaram o 3º Encontro do Fórum de Discussão das Potencialidades do Município, evento preparatório para a definição dos grupos que irão trabalhar em defesa da cultura do cacau e seus derivados, e pelo fortalecimento das políticas públicas focadas na sustentabilidade do agronegócio e da pesca no município. 
O encontro aconteceu na manhã de segunda-feira, 11, no Ponto de Atendimento do Sebrae, em Ilhéus. Um novo fórum de parceiros está previsto para acontecer no próximo dia 18, às 8h30, no mesmo local. Em pauta, a unificação do setor de derivados de cacau e a elaboração, pelo Sebrae, de um planejamento estratégico para a Secretaria de Agricultura e Pesca de Ilhéus. 
A mais influente cooperativa de agricultura familiar do sul da Bahia, sediada em Ilhéus, que integra o fórum, a Coofasulba, possui cera de 1,5 mil associados e é, segundo o presidente Erisvaldo Alves de Souza, “um dos mais bem sucedidos projetos da agricultura familiar da Bahia”. Parceiro do Sebrae, o grupo já fabrica uma série de produtos industrializados como achocolatados, curau de milho e de chocolate, que abastecem escolas da rede estadual. 
As iniciativas movimentam cerca de R$ 5 milhões por ano, que vão desde a realização de cursos de Assistência Técnica Rural para os seus próprios associados, em parceria com o governo do Estado, até contratos com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com a Conab, além de recursos liberados para uso de Capital de Giro, a Coofasulba comercializa produtos in natura como banana, mamão, melancia, abacaxi e quiabo, além de polpas de frutas.
Com mais de 1.500 quilômetros quadrados, a maior parte do território de Ilhéus é formada por uma zona rural produtiva, onde está identificado um significativo potencial agrícola. Cercado por rios e banhado pelo Atlântico, o município também tem na pesca uma atividade econômica importante e organizada. A proposta do governo municipal é envolver os setores produtivos do município no desenvolvimento de políticas públicas e no atendimento prioritário ao agricultor familiar.
A cidade também acaba de ganhar um Terminal Pesqueiro – que deve entrar em funcionamento ainda neste semestre - que tem uma localização privilegiada no litoral brasileiro. Está ao centro da faixa litorânea, na rota de passagem de uma grande quantidade de barcos de pesca e entre formações geológicas que permitem uma pescaria a poucos quilômetros da costa. A ideia é, a partir do funcionamento do projeto, atrair diversos setores da economia regional que estão no entorno do terminal.
Segundo Sebastião Vivas, secretário de Agricultura e Pesca de Ilhéus, as instituições dão um passo importante ao firmarem parcerias que venham a somar aos interesses da comunidade local. Para o gestor do projeto, no Sebrae, Eduardo Andrade, “é preciso que todas as entidades comecem a compartilhar suas ações, para somarem esforços e ficarem fortalecidas”.
Além da Prefeitura e do Sebrae, participam deste fórum entidades como a Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Coofasulba, Instituto Cabruca, Instituto Nossa Ilhéus e Sindicato dos Produtores Rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário