sexta-feira, 12 de abril de 2013

Secretário debateu na Câmara as modificações para o trânsito

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus, Isaac Albagli, acompanhado pelo Superintendente de Transporte e Trânsito, Eliezer Ribeiro, participou de sessão especial na Câmara de Vereadores, na quarta-feira, 10, convocada para debater a organização do trânsito e a mobilidade urbana, em virtude da aprovação do requerimento 017/2013. Também participaram representantes das associações de moradores dos bairros Hernani Sá e Sapetinga, o chefe de Operações no Trânsito, Valério Bomfim, agentes de trânsito e outros servidores municipais da Sutran, além da comunidade em geral.
O ponto alto das discussões foi a intervenção realizada no trânsito nas principais ruas e avenidas do Pontal, sobretudo as mudanças ocorridas na Avenida Lomanto Júnior, no sentido Zona Sul-Centro, onde foi criado um corredor exclusivo para ônibus, vans escolares, táxis e motos. O secretário Isaac Albagli afirmou que a medida foi salutar, pois beneficia a maioria das pessoas e incentiva o uso do transporte público, como comprovado por dados do Sistema Inteligente de Transporte (SIT), que demonstram o aumento de 22 mil para 25 mil passageiros por dia, na Zona Sul. Ele ponderou que no início a alteração não foi bem aceita, mas após o período de adaptação, os motoristas perceberam a melhoria no fluxo do tráfego, e que o resultado da pesquisa de opinião pública realizada pela empresa MHF Consultoria, em agosto, legitimou essa opinião.
Em relação ao aumento do tráfego de veículos na Sapetinga e o problema da grande fila de carros no cruzamento com a Avenida Lomanto Júnior, que dá acesso ao Centro, apontados pela presidente da associação de moradores do bairro, professora Creuza, o secretário afirmou que foram realizadas medições (contagem) de entrada e saída de automóveis, em dois pontos do bairro, e confirmou que 80% dos veículos que utilizam aquele trecho pertencem a moradores de outras localidades.
De imediato, Albagli garantiu que redutores de velocidades serão implantados em toda extensão da Sapetinga. “O próprio motorista vai acabar percebendo que por ali não é a melhor solução. Não vamos aumentar o tempo do semáforo aberto naquela área, porque isso vai incentivar a prática”, frisou
Tapa Buracos – Outras ações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano apresentadas por Isaac Albagli durante a sessão foi a operação tapa buracos realizada nas principais vias dos bairros Teotônio Vilela, Princesa Isabel, nas Avenidas Canavieiras, Itabuna, Nova Esperança, Lomanto Júnior, Proclamação, nas ruas 13 de maio, Bento Berilo, Tiradentes, Barão do Rio Branco, além da renovação de placas de sinalização, podas de árvores que permitem maior segurança aos pedestres e motoristas, criação de estacionamento exclusivo para motos, criação e restauração de faixas de pedestres próximas às escolas e mais 600 metros de sinalização horizontal. “Os problemas ainda não foram todos resolvidos. Muito precisa ser feito, mas em três meses conseguimos melhorar um pouco a situação, que era desastrosa”, destacou.
O secretário disse que sua equipe está estudando outras melhorias no trânsito em toda a cidade. Uma das ações estratégicas é a construção de um plano voltado exclusivamente para o transporte coletivo, que abrangerá o aumento e a renovação da frota, com parte dos veículos em ambiente climatizado, conforme já solicitado às empresas que operam no município.
Outra intervenção analisada pelos técnicos será a transferência da preferencial dos veículos no cruzamento Pontal- Nova Brasília para os motoristas que estão na Rua 13 de maio e seguem para Lomanto Júnior. Os demais projetos estão voltados para a construção de ciclovias, implantação de passarelas e a redução do espaço da Praça Cairú, objetivando a criação de mais uma pista

Nenhum comentário:

Postar um comentário