terça-feira, 28 de maio de 2013

Ilhéus sedia primeira edição dos Seminários Regionais Urbanos


“Diante das gigantescas dificuldades enfrentadas atualmente pelos municípios brasileiros, a união de forças e o planejamento estratégico continuam sendo instrumentos fundamentais para a superação dos nossos principais problemas”. A declaração foi dada pelo prefeito Jabes Ribeiro na manhã desta terça-feira (28) durante a abertura da 1ª edição dos Seminários Regionais Urbanos, que acontece em Ilhéus até amanhã (29) no auditório da Justiça Federal, localizado no centro da cidade. O evento, que também acontecerá nos municípios de Barreiras, Juazeiro e Vitória da Conquista, é uma promoção da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) com o objetivo de ampliar o diálogo do Governo do Estado com os municípios através de um amplo debate sobre temas ligados às políticas de planejamento urbano.
A solenidade de abertura do I Seminário Regional Urbano, que atraiu representantes de vários municípios do Território de Identidade Litoral Sul, também contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, do presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, do prefeito de Ibicaraí e presidente da Amurc, Lenildo Santana, e do secretário de Planejamento de Uruçuca, José Nazal, que, na oportunidade, representou a prefeita Fernanda Silva. Também prestigiaram o evento o presidente da Câmara de Ilhéus, vereador Josevaldo Machado (PCdoB), o representante do Conselho Municipal das Cidades, Marcos Lessa, e o diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Geraldo Reis, além dos prefeitos de Mascote, Washington Santana, de Itajuípe, Gilka Badaró, de Barro Preto, Jaqueline Motta, e de Coaraci, Josefina Castro.
Durante a 1ª edição dos Seminários Regionais Urbanos foi assinado um protocolo de intenções que irá nortear o plano de trabalho do Território de Identidade Litoral Sul, entidade que congrega 26 municípios. Assinaram o documento o secretário Cícero Monteiro, o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, e os prefeitos Jabes Ribeiro e Claudevane, além do secretário de Planejamento de Uruçuca, José Nazal.
Novo olhar - Para o prefeito Jabes Ribeiro, valorizar o planejamento urbano é elementar, principalmente no momento em que Ilhéus e região se preparam para receber investimentos tão importantes como o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste/Leste. “A partir dessa nova realidade, precisamos lançar um olhar diferenciado sobre o Sul da Bahia. Existem investimentos, por exemplo, que dificilmente são realizados em um único município, requerendo, na maioria das vezes, o peso e a relevância de um pólo regional. Daí a importância de aprofundarmos o debate sobre a criação de uma região metropolitana”, disse.
O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, destacou a importância da realização da primeira edição dos Seminários Regionais Urbanos. “É fundamental promover discussões sobre temas que influenciam diretamente a vida das pessoas. Além do planejamento urbano, também queremos estimular a preparação de planos setoriais e de planos diretores municipais, aliando sempre as políticas desenvolvidas pelo Estado com os esforços empreendidos pelas cidades baianas”, comentou.
Programação – A 1ª edição dos Seminários Regionais Urbanos discutiu nesta terça-feira (28) temas como “Panorama econômico do Estado e o desenvolvimento da Região do Litoral Sul”, “Interface das ações da Sedur com outros programas do Governo do Estado” e “O papel do Conselho das Cidades da Bahia no fortalecimento do Sistema de Desenvolvimento Urbano”. A programação da quarta-feira (29) contemplará, na parte da manhã, a exposição do tema “Ações de Saneamento Básico e de Regulação de Serviços Públicos da Sedur” e, na parte da tarde, a realização de reuniões técnicas de trabalho, com a abordagem de assuntos variados, a exemplo da Região Metropolitana, infraestrutura viária e planos municipais de habitação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário