sexta-feira, 24 de maio de 2013

Maramata discute planejamento ambiental em Ilhéus

‘Integração dos Instrumentos do Planejamento Ambiental’ foi o tema do debate promovido pela Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) da Prefeitura Municipal, na noite desta quarta-feira, 22, no auditório da Faculdade de Ilhéus. Conduzida pelo diretor de Pesquisas Ambientais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia (Sema), Marcelo Araújo, a discussão destacou a importância do planejamento ambiental para a promoção do crescimento sustentável das localidades. 
Conforme o palestrante, essas discussões são importantes para tornar públicas as informações referentes aos instrumentos do planejamento ambiental, a exemplo do Zoneamento Ecológico Econômico e do Plano Diretor Municipal. “Estes instrumentos são exigências que todo Estado, município deve cumprir, que toda a população deve conhecer”, destacou Araújo. 
Ainda, o diretor de pesquisas da Sema observa que as discussões pontuam a necessidade do município elaborar seus instrumentos, sendo o primeiro passo para a implementação. “Para instituir os instrumentos, é preciso muitas etapas e a informação é o início. Porém, é preciso deixar claro que o processo envolve desde o conhecimento do território, iniciativa política e a concordância do cidadão e isso exige muitos debates, estudos e pesquisas”, frisou Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário