segunda-feira, 3 de junho de 2013

Caravana Digital chega a Ilhéus nesta quarta-feira


Os educadores de Ilhéus terão a oportunidade de conhecer nesta quarta-feira, 5/06, diversas soluções digitais voltadas para o aperfeiçoamento do processo educacional. Trata-se da Caravana FTD Digital, projeto que, até o próximo dia 21, deverá visitar cerca de 80 cidades brasileiras. A iniciativa, que em Ilhéus conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), utilizará mais uma vez um ônibus equipado com componentes tecnológicos e com profissionais especializados. O veículo ficará estacionado na Praça Castro Alves, em frente à antiga sede da Biblioteca Pública de Ilhéus, das 9 às 17 horas.
A diretora administrativa da Seduc, Elza Silva, informa que a ação tem o objetivo de apresentar ao professor as novas tecnologias digitais voltadas para o processo educacional. “O acesso é gratuito, basta se identificar como educador, se cadastrar e buscar informações com conteúdo de multimídia interativo, essalta.
Segundo, o divulgador da Caravana FTD Digital no interior da Bahia, Jorge Araújo Júnior, o ônibus estará equipado com tablets, lousa digital e monitores de TV para apresentação de vídeos, animações, jogos educativos, simulações, infográficos interativos e objetos de realidade aumentada. As sessões acontecem com intervalo de uma hora. Na oportunidade, um técnico dará explicações ao professor sobre o uso dos respectivos materiais em sala de aula.
Jorge Araújo Júnior destaca ainda que, no último final de semana, sempre com grande participação de educadores, a Caravana FTD Digital visitou as cidades de Jequié (dia 1º) e Poções (dia 2). “Hoje, dia 3 de junho, o ônibus do projeto está visitando o município de Conquista e amanhã, dia 4, a cidade circunvizinha de Itabuna”, acrescenta. 
FTD - A Editora FTD (iniciais de Frère Théophane Durand) foi fundada no Brasil, em 1902, pelos Irmãos Maristas. A Congregação dos Irmãos Maristas, nome pelo qual ficou conhecida a Congregação dos Pequenos Irmãos de Maria, criada em 1817, na França, veio para o Brasil em 1897, fundando, logo depois, colégios, faculdades e universidades.
As iniciais da editora são uma homenagem à Frère Théophane Durand, que, em 1883, assumiu a diretoria da Congregação Marista, dando grande estímulo à produção de obras didáticas, evidenciando, com isso, a missão educadora dos Irmãos Maristas. A sigla FTD foi registrada como marca comercial para a criação da empresa editorial, pois os livros eram escritos pelos irmãos, que não queriam expor seus nomes, apenas o logotipo da congregação. Um dos objetivos das publicações era a adaptação das obras à realidade e à cultura brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário