terça-feira, 18 de junho de 2013

Comitiva brasileira conhece universidade só para mulheres na Coréia do Sul

A segunda visita de ontem (17) do vice-reitora da UESC-Universidade Estadual de Santa Cruz, Evandro Sena Freire, e da comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) realizada a tarde na Coréia do Sul foi a EwhaWomansUniversity. 
Evandro Sena, os demais reitores e representantes das instituições de ensino superior brasileiras foram recebidos pela presidente, Sun-Uk Kim, pelo vice-presidente de relações internacionais, Hye-WonChoi, e diretores de faculdades.
A EwhaWomansUniversity é uma universidade privada das mulheres no centro de Seul. É uma das maiores instituições da cidade de ensino superior e, atualmente, a maior do mundo instituto educacional feminino. É uma das mais conhecidas universidades e também considerada uma das melhores universidades do país. Ewha foi fundada em 1886 pela norte-americana metodista episcopal missionária, Mary F. Scranton. "Ewha" é um termo sino-coreano que quer dizer "flor da Pera". Enquanto o uso de "Womans" é pouco convencional, ele carrega um significado especial. Os primeiros fundadores da faculdade consideravam que toda mulher precisaria ser respeitada. 
Atualmente, a universidade conta com 17,2 mil alunos de graduação e 6,7 mil alunos de pós-graduação. O acesso de alunos do sexo masculino se dá apenas no âmbito de programas de intercâmbio internacional.
A Ewha mantém relações de cooperação e mobilidade estudantil com mais de 100 universidades estrangeiras. Segundo o presidente da ABRUEM e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi possível perceber grande interesse em receber alunos brasileiros. “Há grande interesse em receber alunos de universidades brasileiras, tanto na graduação como na pós-graduação”, disse, lembrando que a instituição mantém acordo com o Brasil, através do Programa Ciências Sem Fronteiras.
Após a apresentação da instituição sul-coreana, o presidente da ABRUEM fez uma exposição sobre o potencial e a importância das universidades estaduais e municipais no cenário da educação superior no Brasil. Na sequência, a comitiva assistiu a uma apresentação musical típica do país. Na continuidade, o reitor João Carlos Gomes entregou medalha da ABRUEM à presidente Sun-Uk Kim, que, por sua vez, presenteou o chefe da comitiva com uma medalha da Ewha. No encerramento da agenda, os reitores visitaram laboratórios de pesquisa das áreas de química, alimentos, engenharias e farmácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário