segunda-feira, 22 de julho de 2013

Estudantes da UESC movimentaram a cidade de São Miguel do Guamá


O cuidado para com o meio ambiente ganha cada vez mais adesão da população de São Miguel do Guamá, município paraense onde os rondonistas da Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, (Ilhéus-BA), desenvolveram suas atividades. Esse resultado é fruto de um trabalho que começou já na fase de preparação para o Rondon, quando os estudantes perceberam os limites do próprio conhecimento sobre o assunto: “Chegamos à conclusão que temos muito conhecimento, mas não temos consciência, porque se tivéssemos não faríamos o que fazemos com o meio ambiente”, pondera a estudante Marinara Ferreira Calisto.
Ela explica que para elaborar o projeto de atividades o grupo estudou muito a região, não só para conhecer a localidade para onde iriam, mas para saber o que poderia ser mais atrativo aos moradores. “Aqui é um polo cerâmico, e sobra muito resíduo cerâmico que poderia ser transformado em material de artesanato, gerando renda”.
Outra reflexão dos universitários era saber como chegar à população local. Por isso estabeleceram como primeira atividade sair às ruas para conhecer melhor os moradores e convidá-los a participar das ações sobre resíduos sólidos e saúde, programadas para a operação rondonista. Como cenário, o grupo usou o Parque Municipal de Reserva Ambiental para realizar uma palestra em que trouxe à tona os potenciais dos resíduos sólidos visando à reciclagem.
Visitas, curso e oficinas
As atividades do Projeto Rondon, Operação Forte do Presépio, no Estado do Pará foram desenvolvidas no período de 8 a 19 de julho. A UESC participou, com uma equipe composta por oito alunos dos cursos de Administração, Ciências Sociais, Direito, História e Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais - LEA, e pelos professores Antônio Oscar Santos Góes e Adriana Lemos, ambos do curso de Administração e o apoio do Professor Guilhardes de Jesus, do Departamento de Ciências Jurídicas (DCIJUR). 
As ações desenvolvidas observaram as demandas locais nas áreas socioambiental, econômica e cultural, considerando ainda as diretrizes governamentais da região para, deste modo, foram executados e implementados projetos de comunicação, meio ambiente, trabalho e tecnologia da produção de modo eficiente, objetivando a promoção do bem estar social, sustentabilidade da comunidade local, prosperidade econômica e desenvolvimento regional. Os estudantes envolvidos ministraram três minicursos, quatro oficinas e um curso sob a coordenação dos professores.
Na comunidade foram trabalhadas oficinas sobre educação profissional, potencial econômico dos resíduos sólidos, associações e cooperativas em junção com práticas e ações sustentáveis como meio ocupacional, e a nova forma da economia: a solidária. Também foram ministrados três minicursos sobre Gestão e Educação Ambiental, Compostagem e Agricultura Familiar – suas alternativas de subsistência local. Por fim, foi ministrado um curso sobre como elaborar projetos para a captação de recursos.
Editus no Rondon
Na última etapa do curso sobre educação ambiental, voltado para os professores do ensino fundamental da região, foram entregues exemplares do livro A História da Árvore e do Machado, de Sherney Pereira, que mostra a necessidade de crianças e adultos preservarem a natureza. Também foram doados os livros A Casinha que Anda, de Tica Simões, e O Mundo de uma Albacorinha, de Kátia Freire, à Sala de Leitura da Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro.
Outros livros da Editus, nas áreas de educação, meio ambiente, agrárias e cultura regional, também estão sendo distribuídos durante as atividades do Projeto. A proposta é promover a cidadania e a educação ambiental por meio da leitura.
A UESC no Projeto 
O Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, que tem por finalidade viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania. A UESC é a única instituição do Estado da Bahia que participou desta edição do Projeto.

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