segunda-feira, 12 de agosto de 2013

15º Congresso Brasileiro de Ligas do Trauma e 5º Encontro Nacional de Enfermagem do Trauma começam quarta-feira

Com o tema "Trauma: uma abordagem multidisciplinar" o 15º Congresso Brasileiro de Ligas do Trauma (COLT) e 5º Encontro Nacional de Enfermagem do Trauma terão inicio quarta-feira(14) e prossegue até sábado(17) no hotel Praia do Sol, situado na Rodovia Ilhéus Olivença (S/N, Km 0), Praias do Sul, em Ilhéus,
O 15º COLT é promovido pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integral ao Traumatizado (SBAIT) e pelo Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT), com o apoio da Liga Acadêmica do Trauma e Emergência da Universidade Estadual de Santa Cruz (LATE-UESC) e de outras ligas do trauma do Estado, com o objetivo de discutir assuntos relacionados ao tema e promover a melhoria no atendimento na região.
Estão sendo esperadas a participação de mais de mil pessoas, entre estudantes e profissionais da área de saúde que atuam no atendimento às vítimas de trauma e emergências. Durante o período, o 15º COLT, terá quatro palestrantes internacionais, 24 nacionais e 30 convidados locais, que vão participar de mesas-redondas, estudos de caso e em mais de cem apresentações de trabalhos nas modalidades oral e pôster. Estarão presentes o Prof. Raul Coimbra, chefe do Serviço de Trauma da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA) e o Prof. Dario Birolini, da Universidade de São Paulo (USP), referência nacional em trauma no país.
O Trauma
O Trauma, hoje, é o principal responsável por mortes na população adolescente e adulto jovem, atingindo um segmento economicamente ativo, com forte relação com a violência, o uso de álcool e acidentes automobilísticos por imprudência no trânsito, exigindo grande aporte de recursos financeiros que poderiam ser destinados para outros setores da saúde, sendo uma das principais causas de emergências cirúrgicas e internações hospitalares em todo o país.
Os acidentes são a terceira maior causa de morte no Brasil, perdendo somente para as doenças cardiovasculares e o câncer. O trauma é a principal causa de morte de indivíduos até 44 anos de idade, já correspondendo atualmente a 30% das mortes em idosos, sendo que 50% das mortes ocorrem durante os primeiros minutos de um trauma.
De acordo com o Prof. Irany Salomão, coordenador do Late/UESC, "têm sido realizadas pesquisas em Ilhéus e Itabuna e os dados são assustadores. Se olharmos somente em relação aos dados de acidentes automobilísticos, dados coletados por nós no SAMU de Ilhéus, no ano passado, demonstram que cerca de 76% dos acidentes acometem homens, em geral entre 20 a 29 anos (26,09%), durante a semana (54,33%) e não em fins de semana como se poderia imaginar, sendo o acidente de moto como principal causa de trauma (32,17%)."
"Se analisarmos os acidentes na Rodovia Ilhéus-Itabuna, de 105 acidentes automobilísticos no período de junho de 2008 a maio de 2009, é possível perceber que a maioria dos acidentes ocorreram próximos à entrada de Ilhéus e no bairro Salobrinho (29%), durante os finais de semana, nos períodos de visibilidade diminuída e maior tráfego de automóveis, com grande quantidade de pacientes com traumatismos de intensidade moderada a grave." pondera.
"Diante desses dados alarmantes, nós, da Liga Acadêmica do Trauma e Emergência da Universidade Estadual de Santa Cruz (LATE – UESC) tentamos entender essa situação do trauma em nossa região e intervir sobre ela por meio de ações preventivas/educativas para a população em geral, além de ações de pesquisa e ensino para estudantes da área de saúde." continua o professor Irany.
Late/UESC
A Liga Acadêmica do Trauma e Emergência da UESC é uma associação de estudantes formada por alunos do terceiro e quarto ano de Medicina e de alunos de enfermagem do 5º ao 8º semestre sob a coordenação dos professores Dr. Irany Salomão e Carlos Vitório. A liga faz parte de um projeto de cirurgia ambulatorial da Universidade e já há 9 anos tem desenvolvido ações de ensino, pesquisa e extensão ligados ao estudo do Trauma no Sul da Bahia. O projeto desenvolve-se nas dependências da UESC e do Serviço de Urgência e Emergência do Hospital Geral Luiz Viana Filho (HGLVF).
Criada em 2004, a LATE-UESC é a primeira liga de trauma da Bahia, a primeira do estado a ser reconhecida nacionalmente pelo Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma, instituição nacional que agrega as ligas do país há 15 anos, além de ter sido escolhida, depois de uma luta de seis anos, como a primeira cidade do Nordeste a sediar o Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma em agosto deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário