quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Grupo Reúne Ilhéus invade a Câmara resultando em confusão


Policiais Militares no plenário da Câmara (foto: O Tabuleiro)
Integrantes do Reúne Ilhéus na porta da delegacia, onde foi registrada a suposta agressão (Foto: O Tabuleiro)

Nesta quarta-feira, dia 28, o clima foi de tensão no legislativo ilheense, com direito a ação da polícia e suposta agressão do vereador Alzimário Belmonte (Gurita), à um integrante do coletivo Reúne Ilhéus. O bafafá teve início ainda durante a sessão.
Na pauta da sessão da Câmara estava o pedido, feito pelo Reúne Ilhéus, da formação de uma CEI (Comissão Especial de Investigação) para apurar possíveis irregularidades no sistema de transporte coletivo da cidade.
Também se encontrava na pauta uma denúncia feita por sindicatos, em que o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, é supostamente acusado de descumprir a constituição federal e a lei orgânica do município. Por esses motivos, os servidores pedem o afastamento do prefeito.
Para a formação da CEI seria necessário, ao menos, a assinatura de sete vereadores. O número corresponde exatamente à quantidade de vereadores de oposição. No entanto, o vereador Valmir Freitas (PT), por motivo ainda não divulgado, não compareceu à Casa. Sendo assim, o pedido foi arquivado.
Quando o presidente da mesa diretora da Câmara, o vereador Josevaldo Machado  iria colocar em votação o arquivamento do pedido de impeachment do prefeito, vários servidores municipais e integrantes do Reúne Ilhéus, que já estavam com os ânimos exaltados, se manifestaram bravamente, com cartazes em mãos e palavras de ordem. Neste momento, o presidente decidiu encerrar a sessão.
Logo em seguida, servidores e integrantes do coletivo decidiram impedir a saída dos vereadores. A polícia foi acionada e várias viaturas chegaram até o local. Os soldados reforçaram a segurança dos edis e garantiram a saída deles.
Acontece que, na confusão, a luz do plenário se apagou e um houve uma suposta agressão por parte do vereador Gurita (PP) em Tiago Pacheco, integrante do Reúne Ilhéus. O rapaz afirma que o vereador o agrediu com um soco no nariz. Já o vereador conta que houve apenas esbarrões. O caso foi registrado na delegacia de polícia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário