quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Papa aprova novas medidas contra lavagem de dinheiro


Papa Francisco ressalta que novas regras dão continuidade a medidas tomadas por Bento XVI Luca Zennaro / AP
VATICANO - O Papa Francisco aprovou novas medidas de prevenção e combate à lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa, informou o Vaticano em um comunicado nesta quinta-feira. O conjunto de novas regras foi aprovado por meio de um “Motu Proprio” (documento papal) e entrará em vigor no dia 10 de agosto. O decreto prevê ainda a criação de uma Comissão de Segurança Financeira.
“As medidas visam promover a integridade, a estabilidade e a transparência dos setores financeiros e econômicos e a prevenção e repressão da criminalidade”, afirmou a nota.
O Papa ressaltou que a publicação do documento dá continuidade a medidas tomadas pelo seu antecessor, Bento XVI, em 30 de dezembro de 2010, de prevenção e luta contra atividades financeiras e monetárias ilegais.
O decreto vem após a Santa Sé anunciar, no mês passado, ter assinado um acordo com a Itália sobre a troca de informações financeiras e bancárias também com o objetivo de combater a lavagem de dinheiro.
O Vaticano está realizando reformas em seu banco, o Instituto para Obras da Religião (IOR), cuja reputação foi marcada por três décadas de escândalos financeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário