segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Prefeitura apela a sindicatos que atendam à Justiça


Devido às grandes dificuldades que a população de Ilhéus está passando, em decorrência da greve deflagrada pelos sindicatos dos servidores, o secretário de Administração, Ricardo Machado, apelou, durante reunião na manhã desta segunda-feira, dia 26, no Anexo Administrativo, aos sindicalistas que atendam à determinação da Justiça e enviem ao governo municipal a relação dos nomes que integrarão o efetivo de 50% dos funcionários da Saúde e da Educação e de 30% dos demais setores da administração. A determinação foi assinada pela desembargadora Silva Zariff, em liminar concedida a pedido da Procuradoria Geral do Município, levando em consideração justamente os problemas que a paralisação está criando para a população ilheense, especialmente aos segmentos carentes que dependem mais dos serviços públicos.

De acordo com a legislação, os sindicatos são obrigados a enviar a relação dos nomes que irão cumprir a determinação legal após o recebimento da notificação oficial do Tribunal da Justiça. Mas, em razão do longo tempo de paralisação e do agravamento, a cada dia, dos problemas para a população, a Prefeitura decidiu apelar ao bom senso dos sindicalistas para que eles coloquem à disposição o efetivo determinado pelo tribunal, uma vez que a decisão já foi publicada no Diário Oficial do Poder Judiciário.
Além de serviços como a varrição das ruas, os setores mais prejudicados são justamente aqueles que são mais essenciais para a população, nas áreas da Saúde e da Educação. Depois de muito esforço por parte da Secretaria de Saúde, foi possível reabrir 19 postos de atendimento à população, mas os serviços não têm sido oferecidos à população desde que a greve foi deflagrada, o que tem ajudado a sobrecarregar o Hospital Regional e outras unidades que atendem pelo SUS.
Na área da Educação, muitas escolas estão funcionando parcialmente, prejudicando os alunos e suas famílias, uma vez que o ano letivo terá que ser estendido para o cumprimento da carga horária determinada pelo Ministério da Educação, fatalmente entrando no período das férias escolares.
Reunião – Além do secretário Ricardo Machado, participaram da reunião desta segunda-feira, 26, o secretário de Planejamento e Orçamento, Joaquim Bastos, e o gerente de Recursos Humanos, Vladimir Hughes. Esta foi mais uma reunião da comissão permanente de negociação com os líderes sindicais com o objetivo de encontrar um consenso para a finalização da greve dos servidores que já perdura mais de um mês.
Na ocasião, os sindicalistas pediram que o governo analisasse o percentual de despesas com terceirizados e apresentaram uma planilha com estudo da folha, referente ao mês de julho de 2013. “O governo analisará a planilha apresentada, vai conferir os valores e logo em seguida, convocará nova reunião para se chegar a um consenso com relação às despesas com pessoa”, destacou Machado.

Os lideres sindicais presentes foram Enilda Mendonça, pela Associação de Profissionais Professores de Ilhéus (APPI), os representantes dos sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (Sinsepi), Luis Claudio Machado, e dos Guardas Civis do Estado da Bahia (Sindguarda-BA), Pedro de Oliveira Santos, além dos líderes do sindicatos dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Sul da Bahia (Sindiacs/ACE), Josevaldo Gonçalves, e dos Agentes de Trânsito do Estado da Bahia (Sindatran-Ba), Fabio Ricardo Araújo dos Santos e Ednaldo Assis.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário