quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Telebrás reafirma apoio ao Projeto Cidades Digitais em Itabuna

A Telebrás reafirmou apoio ao projeto Cidades Digitais que está sendo executado pela Prefeitura de Itabuna em parceria com o Ministério das Comunicações, com previsão de ser concluído este ano. Nesta quarta-feira, o secretário municipal de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Junior, se reuniu com o presidente da Telebrás, Caio Bonilha, durante o Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública – CONIP 2013, realizado na Fecomercio, São Paulo, capital, quando o presidente da estatal reafirmou a disposição em ceder a utilização da rede de fibra ótica que passa próximo ao município para acelerar o projeto.
Segundo Wenceslau Junior, a implantação da primeira etapa do projeto Cidades Digitais, com a instalação de três pontos de acesso gratuito a internet nas praças Rio Cachoeira, na Avenida Mário Padre; José Bastos, no centro da cidade, e Terminal Rodoviário Francisco Ferreira da Silva, aguarda parecer da Coelba para a implantação de cabos de fibra ótica no postes, já que a maior parte dos equipamentos necessários ao projeto Cidades Digitais já chegou a Itabuna.
O secretário de Planejamento e Tecnologia diz que com o projeto haverá a inclusão digital da população, assegurando o acesso à internet de banda larga gratuita e de qualidade. “O projeto será mais um atrativo para que as pessoas frequentem as praças públicas, que já estão sendo recuperadas e também aos estudantes que possuem notebook ou tablets, mas que não têm como bancar mensalmente a assinatura do acesso à internet”, afirmou o secretário. 
O município também definiu os 13 pontos de acesso do governo (PAG), que vão funcionar na Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro São Caetano; sede da Guarda Municipal, 15º Batalhão da Polícia Militar, secretarias de Saúde, Trânsito, Assistência Social, Hospital de Base, Policlínica 2 de Julho, prédio da prefeitura, Samu, Câmara de Vereadores, gráfica da UESC, na rua Juca Leão, e Instituto Municipal Ensino Aziz Maron (Imean), no centro da cidade.
A meta da Prefeitura de Itabuna é levar, em médio prazo, internet banda larga para as praças públicas em toda a cidade. “Uma das preocupações do governo é oferecer a opção para crianças e jovens ficarem mais tempo nos espaços públicos”, finaliza Wenceslau, que esteve a Conip 2013, acompanhado do diretor de Tecnologia da Informação da Seplantec, Marcelo Andrade, e do diretor-adjunto de Recursos Humanos, da Secretaria da Administração, José Cássio Varjão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário