quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Uma intervenção na Síria poderia provocar “uma guerra mundial”, alerta bispo de Alepo



A reportagem é publicada no sítio Religión Digital. - O bispo católico de Alepo, dom Antoine Audo, nesta segunda-feira, advertiu que uma intervenção armada na Síriaconjecturaria o risco de “uma guerra mundial” e o jornal do Vaticano criticou a falta de “prudência” dos ocidentais que contemplam esta possibilidade.
“Se ocorrer uma intervenção militar, isto conjecturaria, em minha opinião, uma guerra mundial. Novamente existe este risco. A coisa não é tão fácil”, advertiu domAudo em declarações a Rádio Vaticano.
“Esperamos que a intervenção do Papa para favorecer um autêntico diálogo entre as diferentes partes do conflito, para encontrar uma solução, possa ser um primeiro passo para não utilizar as armas e atuar de maneira que as pessoas possam viajar, comunicar-se, dialogar”, recomendou este bispo católico caldeu, que também preside a organização humanitária Cáritas Síria.
“Isso é o que esperamos: uma força internacional que ajude a dialogar e não a fazer a guerra”, insistiu.
O jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano, criticou, nesta segunda-feira, os governos ocidentais.
“Os ecos de uma intervenção armada dos países ocidentais são cada vez mais insistentes e menos contidos pelo dever de prudência. Diversos representantes destas nações se dizem convencidos do caráter fundado da acusação de uso de armas químicas pelo exército sírio, uma questão sobre a qual há em curso uma investigação da ONU”, destaca o jornal do Vaticano.
O papa Francisco, no domingo, convidou a fazer “calar o ruído das armas” na Síria ao denunciar uma “multiplicação de matanças e atrocidades” e solicitou à “comunidade internacional encontrar uma solução

Nenhum comentário:

Postar um comentário